Sexta, 23 de Junho de 2017

ECONOMIA

Taxa média de juros do cartão de crédito volta a subir, diz Anefac

14 MAR 2017Por G114h:32

Os juros médios do cartão de crédito voltaram a subir, de 15,12% em janeiro para 15,16% em fevereiro, após recuar nos dois meses anteriores, segundo dados divulgados nesta terça-feira (14) pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac).

Já a taxa de média juros do cheque especial para pessoa física registrou leve queda em fevereiro. O percentual foi de 12,46% ao mês para 12,4%. Foi a segunda queda consecutiva.

Na semana passada, o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou uma regra que vai restringir, a partir de abril, o uso do rotativo do cartão. Os bancos terão que oferecer taxas mais baixas para o financiamento da fatura a partir do segundo mês em que o cliente não pode pagar o valor integral.

Segundo a Anefac, as taxas médias de empréstimo pessoal em bancos caíram de 4,62% em janeiro para 4,58% em fevereiro.

Segundo o levantamento, das seis linhas de crédito pesquisadas, além do cheque especial, outras três tiveram suas taxas de juros reduzidas no mês : cheque especial, Crédito Direto ao Consumidor (CDC) de bancos para financiamento de veículos, empréstimo pessoal de bancos e empréstimo pessoal de financeiras. Já entre as altas dos juros, além do cartão de crédito, também subiram as taxas médias do comércio.

Leia Também