Economia

COMÉRCIO ELETRÔNICO

Para aumentar receitas, grandes varejistas decidem vender anúncios em seus sites

Hoje há mais de 20 empresas de comércio eletrônico usando o serviço do Google país

Redação

17/06/2015 - 03h00
Continue lendo...

Nos últimos anos, as varejistas brasileiras transformaram seus sites em poderosas ferramentas de venda de produtos como fogões, geladeiras e televisores. Agora, essas empresas querem aproveitar o espaço virtual para lucrar também com a venda de anúncios.

A ideia é ganhar dinheiro com a audiência que já possuem. Juntas, as páginas na internet das companhias de comércio eletrônico do país receberam quase 13 bilhões de visitas no ano passado. Mas somente 1% desses acessos tornou-se venda, segundo estimativa da empresa de marketing digital Conversion.

A questão é o que fazer com os 90 e tantos por cento que entram no site e não compram", diz Rodolpho Cavadas, diretor do e-commerce da Máquina de Vendas, que reúne as varejistas Ricardo Eletro, Insinuante, Eletro Shopping, City lar e Salfer.

Em setembro do ano passado, o grupo decidiu que seus sites de comércio eletrônico passariam a veicular anúncios de outras companhias.

Um mês depois foi a vez da Cnova, que controla as operações online de Casas Bahia, Ponto Frio e Extra, a adotar a estratégia.

Os anúncios podem ser vistos também em páginas da Magazine Luiza e da líder do setor, a B2W -dona de Americanas.com, Submarino e Shoptime.

As peças são variadas. É possível identificar anúncios de operadoras de telefonia, de empresas de segurança e de agências de turismo, por exemplo.

As propagandas chegam nas páginas de forma automática por meio do Google, que possui uma plataforma para a negociação de anúncios.

Ao aderir ao serviço, a varejista pode selecionar que tipo de anúncio não deseja veicular em seu site.
"O controle está todo na mão da empresa. Ela pode bloquear competidores diretamente ou categorias de produto", afirma Sérgio Maria, diretor do Google para América Latina, que coordena a área de parcerias estratégicas com grandes empresas.

A partir do filtro, o Google se encarrega de transmitir os anúncios e remunerar a varejista.

MODELO AMERICANO

O francês Casino, que controla a Cnova, vende anúncios há cerca de sete anos.A estratégia vem sendo usada há anos no exterior. Nos Estados Unidos, o pioneiro foi o eBay ainda em 2005, que logo foi seguido por gigantes como Amazon e Walmart.

No Brasil, a primeira foi a Magazine Luiza. Atenta à experiência no exterior, a varejista abriu seu site para anúncios em 2012.

Hoje há mais de 20 empresas de comércio eletrônico usando o serviço do Google país. Pelo menos sete delas aderiram do final do ano passado para cá, segundo a empresa.

"Estava demorando a pegar tração aqui, porque havia receio de como funcionaria. No fundo, estamos tirando tráfego do nosso site", diz Camila Marques Nunes, gerente de experiência digital do Magazine Luiza.

Ao clicar na propaganda, o cliente é direcionado ao site do anunciante e pode interromper a navegação na página da varejista.

As empresas não revelam quanto faturam com publicidade online, mas afirmam que o valor ainda é pequeno frente à venda de mercadorias.

A vantagem é que, por ser uma receita sem custos, os anúncios têm potencial para a aumentar a margem de lucro, segundo executivos das principais varejistas.

EQUIPE ESPECIALIZADA

O mercado é considerado promissor pela Cnova que decidiu criar, no ano passado, uma unidade de negócios para cuidar especificamente dos interessados em anunciar em sites, que atraem mais de 25 milhões de visitantes todos os meses.

Batizada de Supernova, além de acompanhar o desempenho da ferramenta do Google, a unidade tem como missão buscar clientes dispostos a promover campanhas maiores.

"Várias atividades já aconteciam, mas dentro do universo dos nossos fornecedores, como anúncios de fabricantes de linha branca. A partir do momento que colocamos a Supernova na rua, começamos a falar com as agências de publicidade e começa a fazer sentido para eles trazerem esse tipo de serviço até nós", diz Vicente Rezende, diretor de marketing da Cnova.

"A Netflix, por exemplo, nunca foi nosso fornecedor, não tínhamos contato nenhum. Isso é 100% novo", afirma.

A empresa pretende atuar ainda como espécie de consultora de marcas no ambiente digital, fornecendo relatórios que as auxiliem a montar a estratégia de publicidade e venda online.

"Conseguimos entregar para a indústria como é o comportamento do cliente dentro de um site de comércio eletrônico de alto nível. Mostramos qual o canal de mídia usado, o produto que ele vê na sequência, qual o meio de pagamento, qual a distribuição demográfica do comprador", diz Rezende.

DESENVOLVIMENTO

A experiência das varejistas começa a atrair outras empresas que atuam no comércio eletrônico. O site de turismo Hotel Urbano, que vende pacotes de viagem, aderiu no início deste ano.

"Víamos que o mercado pedia, mas não tínhamos estrutura. No final do ano passado, começamos a fazer testes e agora há uma equipe dedicada a isso com metas e objetivos", diz Priscilla Erthal, diretora de marketing do Hotel Urbano.

O serviço já atraiu anunciantes como Centauro, LePostiche, Kopenhagen e Redley.
A diretora-executiva do IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau), Cris Camargo, afirma que a iniciativa das varejistas brasileiras faz parte do desenvolvimento da publicidade digital no país.

Segundo ela, os anunciantes serão beneficiados, já que terão mais oportunidades de localizar o cliente no ambiente digital.

"Houve uma modificação da forma como você compra mídia. Você não precisa mais comprar naquele determinado portal. O anunciante quer comprar a visualização do cliente. A nova lógica do marketing digital é ir atrás do seu alvo onde quer que ele esteja", diz.

Camargo avalia que os veículos de conteúdo tradicionais já estão inseridos nesse universo e, por isso, a pulverização de mercado [de plataformas para anúncio na internet] resultante da entrada de varejistas não será um problema para eles.

LOTERIA

Resultado da Dupla-Sena de ontem, concurso 2898, sexta-feira (12/12): veja o rateio

A Dupla-Sena tem três sorteios semanais, às segundas, quartas e sextas, sempre às 20h; veja quais os números sorteados no último concurso

13/12/2025 08h16

Confira o concurso da Dupla-Sena

Confira o concurso da Dupla-Sena Foto: Divulgação

Continue Lendo...

A Caixa Econômica Federal realizou o sorteio do concurso 2898 da Dupla Sena na noite desta quinta-feira, 12 de dezembro de 2025, a partir das 20h (de Brasília). A extração dos números ocorreu no Espaço da Sorte, em São Paulo, com um prêmio estimado em R$ 2,7 milhões.

Premiação - 1º Sorteio

  • 6 acertos - Não houve ganhadores
  • 5 acertos - 15 apostas ganhadoras R$ 4.589,29
  • 4 acertos - 701 apostas ganhadoras R$ 112,23
  • 3 acertos - 12.366 apostas ganhadoras R$ 3,18

Premiação - 2º Sorteio

  • 6 acertos - 1 aposta ganhadora R$ 75.723,25
  • 5 acertos - 46 apostas ganhadoras R$ 1.924,08
  • 4 acertos - 1.185 apostas ganhadoras R$ 66,39
  • 3 acertos - 14.256 apostas ganhadoras R$ 2,75

Confira o resultado da Dupla-Sena de ontem!

Os números da Dupla Sena 2898 são:

Primeiro sorteio

  • 49 - 30 - 36 - 23 - 17 - 22

Segundo sorteio

  • 22 - 13 - 08 - 33 - 34 - 15

O sorteio da Dupla Sena é transmitido ao vivo pela Caixa Econômica Federal e pode ser assistido no canal oficial da Caixa no Youtube.

Próximo sorteio: Dupla Sena 2899

Como a Dupla Sena tem três sorteios regulares semanais, o próximo sorteio ocorre na segunda-feira, 15 de dezembro, a partir das 20 horas, pelo concurso 2899. O valor da premiação está estimado em R$ 3 milhões.

Para participar dos sorteios da Dupla Sena é necessário fazer um jogo nas casas lotéricas ou canais eletrônicos.

O apostador deve marcar de 6 a 15 números dentre os 50 disponíveis no volante e torcer. Caso prefira o sistema pode escolher os números para você através da Surpresinha ou ainda pode concorrer com a mesma aposta por 2, 3, 4, 6, 8, 9 ou 12 concursos consecutivos com a Teimosinha.

Com apenas um bilhete da Dupla Sena, você tem o dobro de chances de ganhar: são dois sorteios por concurso e ganha acertando 3, 4, 5 ou 6 números no primeiro e/ou segundo sorteios.

O preço da aposta com 6 números é de R$ 2,50.

É possível marcar mais números. No entanto, quanto mais números marcar, maior o preço da aposta.

Como jogar na Dupla-Sena

A Dupla-Sena tem três sorteios semanais: às segundas, quartas e sextas, às 19h (horário de MS).

O apostador deve marcar de 6 a 15 números dentre os 50 disponíveis no volante e torcer.

Caso prefira o sistema pode escolher os números para você através da Surpresinha ou ainda pode concorrer com a mesma aposta por 2, 3, 4, 6, 8, 9 ou 12 concursos consecutivos com a Teimosinha.

Com apenas um bilhete da Dupla Sena, você tem o dobro de chances de ganhar: são dois sorteios por concurso e ganha acertando 3, 4, 5 ou 6 números no primeiro e/ou segundo sorteios.

O preço da aposta com 6 números é de R$ 2,50.

É possível marcar mais números. No entanto, quanto mais números marcar, maior o preço da aposta.

Probabilidades

A probabilidade de vencer em cada concurso varia de acordo com o número de dezenas jogadas e do tipo de aposta realizada.

Para a aposta simples, com seis dezenas e preço de R$ 2,50, a probabilidade de acertar 6 números e ganhar o prêmio milionário é de 1 em 15.890.700 segundo a Caixa.

Já para uma aposta com 15 dezenas (limite máximo), a probabilidade de acertar o prêmio é de 1 em 3.174, ainda segundo a Caixa.

Assine o Correio do Estado

LOTERIA

Resultado da Lotomania de ontem, concurso 2861, sexta-feira (12/12): veja o rateio

A Lotomania tem três sorteios semanais, às segundas, quartas e sextas, sempre às 20h; veja quais os números sorteados no último concurso

13/12/2025 08h09

Confira o concurso da Lotomania

Confira o concurso da Lotomania Foto: Divulgação

Continue Lendo...

A Caixa Econômica Federal realizou o sorteio do concurso 2861 da Lotomania na noite desta sexta-feira, 12 de dezembro de 2025, a partir das 20h (de Brasília). A extração dos números ocorreu no Espaço da Sorte, em São Paulo, com um prêmio estimado em R$ 2,3 milhões.

Premiação

  • 20 acertos - Não houve acertador
  • 19 acertos - 6 apostas ganhadoras, R$ 36.028,75
  • 18 acertos - 32 apostas ganhadoras, R$ 4.222,12
  • 17 acertos - 635 apostas ganhadoras, R$ 212,76
  • 16 acertos - 3327 apostas ganhadoras, R$ 40,60
  • 15 acertos - 14665 apostas ganhadoras, R$ 9,21
  • 0 acertos - Não houve acertador

Confira o resultado da Lotomania de ontem!

Os números da Lotomania 2861 são:

  • 66 - 22 - 90 - 36 - 29 - 04 - 77 - 17 - 13 - 89 - 46 - 95 - 86 - 50 - 75 - 57 - 81 - 71 - 99 - 32 

O sorteio da Lotomania é transmitido ao vivo pela Caixa Econômica Federal e pode ser assistido no canal oficial da Caixa no Youtube.

Próximo sorteio: Lotomania 2862

Como a Lotomania três sorteios regulares semanais, o próximo sorteio ocorre na segunda-feira, 15 de dezembro, a partir das 20 horas, pelo concurso 2862. O valor da premiação está estimado em R$ 3,1 milhão.

Para participar dos sorteios da Lotomania é necessário fazer um jogo nas casas lotéricas ou canais eletrônicos.

A aposta mínima custa R$ 3,00 para um jogo simples. 

O apostador  marca entre 50  números, dentre os 100 disponíveis no volante, e fatura prêmio se acertar 20, 19, 18, 17, 16, 15 ou nenhum número.

Há a possibilidade de deixar que o sistema escolha os números para você por meio da Surpresinha, ou concorrer com a mesma aposta por 2, 4 ou 8 concursos consecutivos através da Teimosinha.

Outra opção é efetuar uma nova aposta com o sistema selecionando os outros 50 números não registrados no jogo original, através da Aposta-Espelho.

Como jogar na Lotomania

Os sorteios da Lotomania são realizados às segundas, quartas e sextas-feiras, sempre às 19h (horário de MS).

O apostador  marca entre 50  números, dentre os 100 disponíveis no volante, e fatura prêmio se acertar 20, 19, 18, 17, 16, 15 ou nenhum número.

Há a possibilidade de deixar que o sistema escolha os números para você por meio da Surpresinha, ou concorrer com a mesma aposta por 2, 4 ou 8 concursos consecutivos através da Teimosinha.

Outra opção é efetuar uma nova aposta com o sistema selecionando os outros 50 números não registrados no jogo original, através da Aposta-Espelho.

O preço da aposta é único e custa  R$ 3,00.

Probabilidades

A probabilidade de vencer em cada concurso varia de acordo com o número de dezenas jogadas e do tipo de aposta realizada.

A aposta é única, com 50 dezenas, e a probabilidade de acertar 20 números e ganhar o prêmio milionário é de 1 em 11.372.635 segundo a Caixa.

Para 0 números, que a Lotomania também premia, a probabilidade é a mesma, de 1 em 11.372.635.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).