Mais esportivo dos modelos da Jaguar, o F-Type chega à linha 2016 com tração integral e, de série em todas as versões, direção elétrica assistida – os preços vão de R$ 427 mil a R$ 687.700.
Com estrutura toda de alumínio, o F-Type condiz com os 80 anos como ícone de esportividade. São três opções de motor, sendo duas V6 de 340 cv e 380 cv e uma V8 de 550 cv de potência, todas com um sistema de transmissão XF de oito velocidades.
A versão V6 Supercharged de 340 cv está disponível na linha F-Type Coupé e é capaz de fazer o veículo acelerar de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos, com velocidade máxima limitada a 260 km/h.
A opção de motor V6 de 380 cv equipa as versões Coupé e conversível “S”, as duas com tração traseira. O propulsor desenvolve 46,94 kgfm de torque (força) e pode levar os modelos a até 275 km/h.
A versão top de linha, F-Type Coupé R, é equipada com motor V8 Supercharged de 550 cv de potência e tração integral, que desenvolve 69,39 kgfm de torque e permite o modelo sair da imobilidade aos 100 km/h em apenas 4,1 segundos, com uma máxima de 300 km/h.
Na nova tecnologia de direção elétrica, há sensores que são utilizados na medição da força de direção aplicada pelo motorista, ângulo do volante e velocidade que ele está sendo acionado. Essas informações são enviadas a um software que determina a quantidade ideal de assistência de direção a ser fornecida de acordo com as circunstâncias de condução.
Um sistema de direção hidráulico convencional consome parte da energia gerada pelo motor para alimentar uma bomba que permitem os comandos de direção. Para manter seu funcionamento, o sistema utiliza até 5 PS de força do motor que poderia ser enviado às rodas.
A versão F-Type Coupé R traz tração integral, bem como sistema de vetorização de torque, que auxilia na estabilidade. Em situações de baixa aderência ou quando se trafega em alta velocidade por curvas, é comum que o veículo entre em situação de subesterço, que o impede de traçar a sua rota normal.
O sistema de vetorização de torque pode identificar automaticamente uma situação como essa e aplicar uma determinada força de frenagem para as rodas mais adequadas, proporcionando um maior torque às demais rodas, o que proporciona mais segurança e estabilidade.
Além disso, a versão Coupé R traz diferencial ativo, que oferece ainda mais agilidade, otimiza a tração e ajuda a garantir estabilidade. A versão também traz o novo sistema Inteligent Driveline Dynamics, software interligado a um sensor que foi colocado na suspensão do veículo e age em conjunto com o sistema AWD. Ele é capaz de antever uma possível situação de substerço e sobresterço e fazer o carro agir da melhor maneira possível.
Para receber o sistema de tração integral, a versão recebeu pequenas mudanças em seu design. O capô ficou um pouco mais elevado em relação às demais versões e teve as duas entradas de ar remodeladas. O visual agressivo também é garantido pelas rodas de aro 22 escurecidas.
A Jaguar ainda oferece como item de série na versão Coupé R o sistema de freios Carbon Ceramic. Produzidos em silício e cerâmica de carboneto aquecidos a 1.700ºC, os discos de freios são cerca de 60% mais leves do que os tradicionais feitos em aço. Eles foram testado em situações extremas, como nos autódromos europeus de Nürburgring, Fiorano e Rockingham.
A linha F-Type 2016 traz também novas opções de acabamento, que ressaltam seu aspecto esportivo. As rodas de aro 20 estão disponíveis como itens de série e com design que varia de acordo com a versão. A versão Coupé conta com opção de teto em fibra de carbono, 20% mais leve do que o teto em alumínio.
Além das versões já disponíveis no mercado, o interior do F-Type vem com nova opção de acabamento em couro vermelho com costura dupla para o revestimento dos bancos em concha, painel e portas, garantindo o máximo de esportividade. Há cinco opções de cor: vermelho Caldera, cinza Storm, cinza Ammonite, Black Berry e Glacier White.
Confira versões e preços do Jaguar F-Type 2016
Coupé: R$ 427 mil
S Coupé: R$ 498.400
S Conversível: R$ 509 mil
R Coupé: R$ 687.700