Esportividade, agilidade e jovialidade. Esses são os principais ingredientes do novo utilitário da Mercedes-Benz, o GLA. O modelo chegará, em outubro, a partir de R$ 132.900 e se tornará o terceiro integrante da nova família de compactos da montadora alemã (ao lado do hatch Classe A e do sedã CLA).
O motor 1.6 turbo, com 156 cv de potência se mostrou forte e imponente na estrada. A agilidade é garantida com a entrega do torque máximo entre 1.250 e 4.000 rpm aliada ao bom gerenciamento do câmbio de 7 velocidades. São três modos de direção: Eco, Sport e Manual, que é acionado pelas aletas ao lado do volante (botões para aumentar ou reduzir a marcha).
A direção elétrica progressiva é leve demais, mesmo quando em velocidade mais alta, quando deveria ficar mais rígida. O ponto forte ficou com as suspensões independentes (McPherson na frente e Multiconfort atrás), que mantém o veículo na trajetória e sem causar desconforto nos ocupantes. O silêncio interno também merece destaque. Nem mesmo vento, nem motor em alta rotação na estrada são ouvidos.
A Mercedes também investiu alto na segurança no GLA. Com nota máxima no Euroncap (teste mais importante do planeta no quesito), o utilitário oferece, além dos sete airbags e do ABS, um sistema de freios que diminui o tempo de “reação”. Quando solta-se o pé do acelerador, as pastilhas automaticamente se aproximam dos discos do freio, diminuindo o tempo de “frenagem” quando se aciona o pedal.
Já o visual externo deu o que falar. Denominado SUV pela montadora, o GLA é baixo (1,49m de altura, 4,41m em comprimento, 2,70m entre-eixos e 1,80m na largura), ficando abaixo dos principais concorrentes, Q3 e X1.
O painel é simples. Dois tubos que indicam as rotações e a velocidade e um computador de bordo simples. Alguns detalhes do acabamento são de qualidade abaixo do que se espera de um Mercedes. Na coluna central, além da tela do GPS (apenas na versão Vision), o GLA traz o sistema de som e o sistema de ar-condicionado (dual zone na versão Vision). O espaço interno é bom, mas quando uma pessoa mais alta senta no banco de trás, o passageiro terá que se contentar com um espaço menor para as pernas. O porta-malas oeferece capacidade para 421 litros.
O GLA chega no mês que vem às concessionárias, mas começará a ser produzido no Brasil apenas no segundo semestre de 2016, em Iracemópolis, que abrigará uma fábrica da Mercedes.