Quinta, 23 de Novembro de 2017

Feriado Nacional

Comércio da Capital abre as
portas no dia 15 de novembro

Acordo coletivo referente ainda não foi firmado com classe patronal

13 NOV 2017Por ALINE OLIVEIRA19h:00

O comércio de Campo Grande tem autorização para funcionar nesta quarta-feira (15), conforme acordo da Convenção Coletiva de Trabalho 2016/2017. Porém, no interior de Mato Grosso do Sul, as empresas permanecerão fechadas.

A informação é do Sindicato dos Empregados no Comércio de Campo Grande, que destaca ainda que conforme o acordo vencido em 31 de outubro esse foi o último feriado do ano que pode ser mantida a autorização. Já o horário especial de Natal será definido somente após o novo acordo 2017/18. 

De acordo com o presidente da Federação dos Trabalhadores no Comércio e Serviços de MS (Fetracom/MS), Pedro Lima, a classe patronal não fechou convenção coletiva com os empregados em nenhuma cidade do Estado e alerta: "O Ministério do Trabalho e Emprego está com suas fiscalização de prontidão para punir com pesadas multas quem desrespeitar a legislação nesta quarta-feira".

O sindicalista esclarece que essa medida foi tomada em resposta ao descaso dos comerciantes, que por intermédio de suas entidades (patronais) não demonstraram, até agora, nenhum interesse em sentar e discutir as propostas encaminhadas há mais de dois meses pelos sindicatos laborais e a Federação dos Trabalhadores no Comércio e Serviços de Mato Grosso do Sul – Fetracom-MS.

Além de não negociar o trabalho nos feriados os sindicalistas endureceram também e garantem que não vão negociar a abertura do comércio em horário especial de Natal, que normalmente começa no mês de novembro.

Leia Também