Economia

DIA DAS MÃES

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Comércio aposta em campanha para elevar vendas em até 6%

Diante do cenário de retração, lojistas farão sorteio de viagens para ampliar movimentação

DA REDAÇÃO

19/04/2015 - 00h00
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Na contramão do cenário de retração da economia, comerciantes de Campo Grande apostam em recuperação das vendas no Dia das Mães, segunda melhor data do ano para o segmento. Enquanto a Associação Comercial e Industrial (ACICG) prepara campanha com sorteio de viagens para o cliente, vendedor e empresa premiados, na expectativa de superar índice de 2,9% de vendas registrado na data em 2014, a Câmara de Dirigentes Lojistas da Capital (CDL) espera que o apelo da data e a criatividade do empresário traga incremento das vendas de 6% em relação a igual período do ano passado — índice ainda abaixo da inflação do período no País (de 8%), mas mesmo assim considerado alentador para o momento, diante dos baixos índices de crescimento e até mesmo indicadores negativos demonstrados por outras atividades, dentre elas a construção civil e o próprio serviço público.

“Alguns setores da economia realmente estão sendo muito afetados, houve o aumento dos combustíveis e da energia elétrica, o custo das empresas aumentou consideravelmente e houve um ‘pé no freio’ na economia. Mas aquele empresário que está enxergando novas estratégias, que oferece produtos melhores, em condições melhores e com preços promocionais, está conseguindo se manter com vendas nos índices anteriores. As empresas estão precisando muito vender e querem atrair o consumidor para dentro das lojas. Então estamos hoje nessa direção — resolvemos tirar o termo ‘crise’ da cabeça e agir contra ela”, avaliou o presidente da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande, João Carlos Polidoro. 

O carro-chefe para expandir o movimento de vendas por parte da entidade, segundo o dirigente, está no lançamento da campanha de Dia das Mães e Dia dos Namorados, programado para o dia 30 deste mês e atualmente em fase de “chamada” para adesão das empresas associadas. Com duração até o dia 12 de junho, a campanha vai premiar com três pacotes de viagem — um para destino internacional (Buenos Aires), contemplando cliente e acompanhante; outro com destino nacional (roteiro no Nordeste do País), para empresário participante da promoção e acompanhante; e o último para Bonito, contemplando o vendedor de uma das lojas associadas e acompanhante. Descontos com índices variando entre 30% e até 50%, além de condições de pagamento facilitadas, também estarão entre os chamarizes para movimentar o comércio no mês de maio e junho, aproveitando o Dia das Mães e Dia dos Namorados.

 

A reportagem de Daniella Arruda está na edição deste domingo (19) do jornal Correio do Estado.

Economia

Frigorífico de MS é um dos escolhidos para exportar carne de frango para Malásia

Somente em 2023, o Brasil exportou para a Malásia mais de 13,6 mil toneladas de frango halal, o que corresponde a cerca de US$ 20 milhões; com as novas habilitações a quantidade pode dobrar

22/04/2024 18h15

Novas habilitações de frigoríficos brasileiros para exportação de carne de frango halal à Malásia Divulgação Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa)

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Mato Grosso do Sul está entre outros três estados que tiveram plantas habilitadas para exportação de carne de frango halal para Malásia. A confirmação foi feita pelo Departamento de Serviços Veterinários (DVS) e pelo Departamento de Desenvolvimento Islâmico (JAKIM) do país asiático.

Em outubro e novembro de 2023, uma missão de auditoria foi realizada por funcionários da Malásia. A confirmação ocorreu na tarde desta segunda-feira (22) e além do Estado, foram escolhidas as novas habilitações no Paraná, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

O frango halal segue os preceitos islâmicos tanto na criação quanto no abate. A Malásia é um país que segue normas rigorosas em específico para os produtos halal que devem seguir todos os critérios, de acordo com a lei islâmica. 

“Esse avanço é estratégico para o setor agropecuário brasileiro e demonstra a capacidade do país de atender a mercados altamente exigentes, mantendo-se fiel aos padrões internacionais de qualidade e segurança alimentar. A expansão das exportações para a Malásia também deve impulsionar a economia local, gerando mais empregos e oportunidades no setor”, ressaltou Roberto Perosa, secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa.

Segundo dados do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), no ano anterior o Brasil exportou para a Malásia mais de 13,6 mil toneladas de frango halal, o que corresponde a cerca de US$ 20 milhões.

Com a habilitação das novas plantas, a expectativa é que o volume de carne de frango halal exportada para o país asiático dobre, o que transformaria o país em um dos principais fornecedores de carne de frango deste no mercado internacional. 

Para a efetividade da habilitação das novas plantas, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e Ministério das Relações Exteriores (MRE) trabalharam em conjunto.

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Economia

Lula diz que não quer criticar taxa de juros, mas que 'está difícil'

Presidente afirma que crescimento da economia neste ano vai surpreender os 'pessimistas'

22/04/2024 18h00

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva Agência Brasil/

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O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (22) que não iria repetir as tradicionais críticas às taxas de juros, para não ofuscar as medidas que são anunciadas pelo seu governo. No entanto, acrescentou que "todo mundo sabe que está difícil".

"Eu não quero nem falar mal de juros, de outras coisas, se não a manchete do jornal será essa e não o programa Acredita", afirmou o presidente Lula.
"Você veja que ninguém falou mal de juro, que ninguém falou mal. Todo mundo sabe que está difícil, mas hoje, aqui, a gente tomou a seguinte decisão: a gente não ficar lamentando o que é difícil, o que a gente não controla. A gente vai fazer aquilo que a gente pode", completou.

Lula participou na manhã desta segunda-feira (22) de cerimônia de lançamento do Acredita, no Palácio do Planalto. Trata-se de de um programa estimular o crédito para empreendedores e famílias de baixa renda, além de renegociar dívidas de pequenos negócios.

A MP (medida provisória) que institui o programa prevê ainda medidas para impulsionar o mercado imobiliário e facilitar atração de investimentos estrangeiros para o Brasil.
O mandatário acrescentou que está otimista com o desempenho da economia brasileira. Disse que o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto), em 2,9%, surpreendeu já os críticos e analistas, mas que ainda não é o índice ideal. Acrescentou que "ainda é pouco".
"Um crescimento de 2,9% em 2023 é claro que é pouco, mas, diante da expectativa do mercado, foi excepcional. Não sou eu ou o [ministro da Fazenda, Fernando] Haddad acreditando na economia, são os empresários acreditando na economia", afirmou.
Lula então acrescentou que o crescimento da economia neste ano vai surpreender os "pessimistas".

"Eu quero alertar aos pessimistas: esse país vai crescer neste ano mais do que vocês falaram até agora. Os empregos vão ser gerados mais do que vocês imaginaram até agora. A massa salarial vai crescer mais do que vocês falaram até agora", completou.
O presidente então exaltou o programa lançado nesta segunda-feira, acrescentando que o desenvolvimento do país está necessariamente atrelado à criação de oportunidades e oferta de crédito para a população. E então disse que o principal benefício do programa é atender uma parcela da população que necessita de uma ordem menos de recursos, mas que não são atendidos pelos bancos privados.

"As pessoas que precisam de R$ 1.000, R$ 500, de R$ 1.500, de R$ 2.000, para curar uma dor qualquer que tenham dentro de casa. Banco não foi preparado para receber pobre, que chegue lá de sandália, não vou dizer o nome da sandália para não fazer propaganda", disse o presidente.
 

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