Na contramão do cenário de retração da economia, comerciantes de Campo Grande apostam em recuperação das vendas no Dia das Mães, segunda melhor data do ano para o segmento. Enquanto a Associação Comercial e Industrial (ACICG) prepara campanha com sorteio de viagens para o cliente, vendedor e empresa premiados, na expectativa de superar índice de 2,9% de vendas registrado na data em 2014, a Câmara de Dirigentes Lojistas da Capital (CDL) espera que o apelo da data e a criatividade do empresário traga incremento das vendas de 6% em relação a igual período do ano passado — índice ainda abaixo da inflação do período no País (de 8%), mas mesmo assim considerado alentador para o momento, diante dos baixos índices de crescimento e até mesmo indicadores negativos demonstrados por outras atividades, dentre elas a construção civil e o próprio serviço público.
“Alguns setores da economia realmente estão sendo muito afetados, houve o aumento dos combustíveis e da energia elétrica, o custo das empresas aumentou consideravelmente e houve um ‘pé no freio’ na economia. Mas aquele empresário que está enxergando novas estratégias, que oferece produtos melhores, em condições melhores e com preços promocionais, está conseguindo se manter com vendas nos índices anteriores. As empresas estão precisando muito vender e querem atrair o consumidor para dentro das lojas. Então estamos hoje nessa direção — resolvemos tirar o termo ‘crise’ da cabeça e agir contra ela”, avaliou o presidente da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande, João Carlos Polidoro.
O carro-chefe para expandir o movimento de vendas por parte da entidade, segundo o dirigente, está no lançamento da campanha de Dia das Mães e Dia dos Namorados, programado para o dia 30 deste mês e atualmente em fase de “chamada” para adesão das empresas associadas. Com duração até o dia 12 de junho, a campanha vai premiar com três pacotes de viagem — um para destino internacional (Buenos Aires), contemplando cliente e acompanhante; outro com destino nacional (roteiro no Nordeste do País), para empresário participante da promoção e acompanhante; e o último para Bonito, contemplando o vendedor de uma das lojas associadas e acompanhante. Descontos com índices variando entre 30% e até 50%, além de condições de pagamento facilitadas, também estarão entre os chamarizes para movimentar o comércio no mês de maio e junho, aproveitando o Dia das Mães e Dia dos Namorados.
A reportagem de Daniella Arruda está na edição deste domingo (19) do jornal Correio do Estado.