Quarta, 20 de Setembro de 2017

CRISE

Brasil pode perder até US$ 1,5 bi em exportação de carne

O impacto pode ser amenizado pelo aperto na oferta de frango em meio à disseminação da gripe aviária na Ásia

15 ABR 2017Por BRASIL AGRO09h:18

Os frigoríficos brasileiros podem perder até US$ 1,5 bilhão em exportações neste ano depois que um escândalo de corrupção que levantou questionamentos em relação à qualidade da carne levou diversos países a restringirem as compras no mês passado, disse o ministro da Agricultura do Brasil.

“Não ficaria muito surpreso” se o Brasil perdesse imediatamente 5 por cento a 10 por cento de sua fatia de mercado, disse Blairo Maggi, em entrevista em São Paulo, acrescentando que a estimativa ainda é preliminar.

O impacto pode ser amenizado pelo aperto na oferta de frango em meio à disseminação da gripe aviária na Ásia, na Europa e nos Estados Unidos.
 

Maggi está à frente de uma ofensiva diplomática desde que as acusações de que os frigoríficos subornavam fiscais sanitários para a liberação de produtos vieram à tona, no mês passado.

Para ele, a primeira fase da crise está encerrada, com a maior parte dos países tendo retomado a compra de carne do Brasil após uma breve suspensão. Contudo, a reconquista da confiança dos consumidores é um trabalho ainda a ser feito, disse ele.

Leia Também