Carro líder em vendas no Brasil, o Chevrolet Onix passou pela primeira reestilização desde seu lançamento, em 2012.
Com o "facelift" vieram também novas versões e preços, mais elevados que os praticados anteriormente. O que antes era tabelado a partir dos R$ 39,2 mil, agora começa com R$ 44.890. Ao todo, o modelo terá três versões: a LT, a LTZ e a inédita Activ.
A frente traz novos faróis (com luzes de led na versão LTZ), grade frontal redesenhada e novo para-choque – o visual geral lembra muito o Cobalt. Atrás, ambos ganharam lanternas com novo formato nas laterais e para-choque redesenhado.
Na configuração intermediária, o carro se aproxima da casa dos R$ 60 mil. Um Onix LTZ 1.4 automático não sai por menos de R$ 59.790.
Já o três volumes tem preços que variam dos R$ 53,690 aos R$ 64.690. Todas são equipadas com o motor de 1,4 litro.
O novo Onix oferece agora uma nova geração de propulsores 1.0 e 1.4 (106 cv), que foram associados a novos câmbios manual e automático de 6 velocidades -- os quais também equipam o três volumes -- e à direção elétrica.
Segundo a GM, ambos modelos - Onix e Prisma - perderam cerca de 30 quilos, o que reduziu o gasto de combustível em 18% e 22%, respectivamente, justificando o nome ‘ECO’ que acompanha todas as configurações.
ITENS DE SÉRIE
Entre os itens de série, a versão LT 1.0 do Onix (R$ 44.890) possui ar-condicionado, travas e vidros dianteiros elétricos, indicador de mudança de marcha, rádio com Bluetooth e entrada USB, faróis com máscara negra (no lugar das antigas máscaras azuis) e banco do motorista com regulagem de altura.
A LT 1.4 (R$ 49.590) acrescenta coluna de direção com regulagem de altura, sensor de estacionamento traseiro, sendo que a transmissão automática é vendida como opcional ao lado do piloto automático.
Por fim, a LTZ 1.4 (R$ 54.490) inclui computador de bordo, apliques cromados, vidros traseiros elétricos, bancos com revestimento exclusivo, retrovisores elétricos, rodas de liga leve e faróis de neblina – sendo que o Prisma vem ainda com câmera de ré.
Os novos preços exibem acréscimos de R$ 1.200 (LT 1.0), R$ 2.900 (LT 1.4) e R$ 1.600) (LTZ 1.4) em relação aos anteriormente praticados. Todas as versões com motor 1.4 oferecem câmbio automático como opcional.
A nova versão aventureira do Onix, chamada de Activ, adiciona ao pacote da LTZ câmera de ré, sensor de chuva, piloto automático, apliques plásticos nas laterais, caixas de roda e para-choques, barra no teto, acabamento interno diferenciado e pintura laranja.
Os pneus são maiores, na medida 195/65 com rodas de aro 15. O preço inicial é de R$ 57.190, chegando a R$ 62.290 com câmbio automático.
PRISMA
Além do Onix, também o Prisma, que é derivado do hatch, oferece mudanças e se somou à incorporação de novas tecnologias e da melhora no consumo. O Prisma renovado chega inicialmente apenas com o motor 1.4.
No conjunto mecânico, o sedã recebe as mesmas evoluções, o que inclui ainda freios mais eficientes e de baixo arrasto, direção elétrica progressiva, pneus verdes que contribuíram para um resultado ainda melhor do que o hatch, alcançando até 22% de redução no consumo de combustível e recebesse nota máxima de eficiência energética do Inmetro e o selo verde do Conpet.
De acordo com a fabricante, o consumo do hatch é de 14,9 km/l na estrada e de 12,5 km/l na cidade, com gasolina, e de 10,2 km/l e 8,6 km/l, com etanol. Já o sedã faz 15,4 km/l na estrada e 12,8 km/l na cidade (G) e 10,7 km/l e 8,8 km/l (E).
PREÇOS
Onix 1.0 LT – R$ 44.890
Onix 1.0 LT com MyLink- R$ 46.290
Onix 1.4 LT – R$ 49.590
Onix 1.4 LT Automático – R$ 54.790
Onix 1.4 LTZ – R$ 54.490
Onix 1.4 LTZ Automático – R$ 59.790
Prisma 1.4 LT – R$ 53.690
Prisma 1.4 LT Automático – R$ 58.990
Prisma 1.4 LTZ – R$ 58.690
Prisma 1.4 LTZ Automático – R$ 64.690
IMPRESSÕES
Hoje, os carros considerados populares vêm mostrando que estão cada vez mais arrojados, eficientes e mais requintados. Dia
25, a GM apresentou a nova linha Onix e Prisma 2017. A montadora se preocupou com o design, “pois cada modelo da marca tem sua personalidade”, afirmou Wagner Dias, diretor de design, informando: “O novo Onix 2017 vem com linhas mais esportivas, sem perder o conforto e a ergonomia, que foram inspiradas no seu irmão super esportivo Corvette Stingray, já o Prisma, que tem as linhas mais clássicas, tiveram como base o Malibu e o Cruze”.
Segundo a montadora, as pesquisas apontam tanto o Onix quanto o Prisma, como líderes de vendas em suas categorias. Para manter essa liderança, os modelos 2017, conforme o diretor de marketing, Hermann Mahke, ambos vêm com novidades, tanto no motor, que teve seu peso reduzido, quanto em estética e a grande novidade é o novo câmbio manual de 6 velocidades e novo membro aventureiro, activ, para completar a linha Onix.
Andamos no Prisma e no Onix, ambos ltz, e também pudemos avaliar o Onix Activ, versão mais aventureira, todos com o mesmo conjunto mecânico 1.4 automático e com comportamentos bem similares. O Prisma se comportou muito bem, mesmo sendo o mais pesado. Nas retomadas, dá para sentir os 106cv trabalhando, sedã muito macio e com espaço agradável.
O Onix nos deu a impressão de ser um pouco mais esperto, porém, mais duro: acreditamos que seja por possuir os entre-eixos mais curtos. Já na versão Activ, a sensação é de maior segurança, por causa da suspensão elevada e dos pneus maiores. A direção elétrica progressiva melhorou a dirigibilidade, se comparada com a da versão anterior. A suspensão recalibrada absorveu bem os impactos, evitando tremores no volante.
Confira o vídeo: