Terça, 19 de Setembro de 2017

CORREIO VEÍCULOS

Novo Toyota Corolla se renova
para não perder a liderança

Linha 2018 do sedã traz novidades em tecnologia e segurança

19 MAR 2017Por LEANDRO GAMEIRO07h:26

A Toyota apresentou, na última quinta-feira, a nova linha Corolla 2018.

O sedã veio com sutis mudanças no visual, deixando as novidades para a tecnologia e segurança. Agora, o carro tem controle de tração e estabilidade, além de assistente em subida e sete air bags em todas as versões. Outra novidade que agradou bastante foi a volta da versão XRS, com apelo mais esportivo.

DESIGN

O novo desenho do Corolla garante presença mais marcante ao sedã. Um conjunto de faróis e grade reestilizados, assim como os cantos do para-choque ganharam vincos aprofundados, dando a sensação maior de tridimensionalidade e modernidade ao veículo. Na traseira, as mudanças se concentram nas lanternas, que agora são de LED em toda a linha e com nova disposição das luzes. O fato de as luzes traseira, de freio e de neblina estarem na parte inferior, aliado à barra cromada mais fina, transmite amplitude e fluidez. As luzes de ré e de seta em tom escurecido, dão um diferencial a mais ao modelo.

A partir da versão XEi, o Corolla ganhou também uma antena no estilo shark fin (barbatana de tubarão) e rodas de liga leve de 17”.

A versão XRS chega com diversos itens dinâmicos, como aerofólio traseiro, saias esportivas (frontal, lateral e traseira), ponteira do escapamento cromado e o emblema XRS no canto inferior direito da tampa do porta-malas.

INTERIOR

O interior do Corolla 2018 continua unindo conforto, sofisticação e funcionalidade. Todas as versões possuem partes revestidas em couro.
A partir do modelo XEi, têm acabamento cromado nos difusores do ar-condicionado, que ganharam formato arredondado.Já a versão topo, Altis, tem o botão da alavanca do freio de estacionamento e as maçanetas das quatro portas cromados.

Nas versões XEi, XRS e Altis, a grande novidade é uma tela de TFT de 4,2” no centro do painel, agora colorido, que exibe diversas informações sobre a condução, em projeção tridimensional.

O sistema multimídia Toyota Play agora é uma tela de LCD de 7” sensível ao toque, com DVD player, CD-R/RW, MP3, WMA e AAC e rádio AM/FM; sistema de navegação GPS; TV digital e câmera de ré; Bluetooth, quatro alto-falantes e dois tweeters, entre outros.

MOTOR E TRANSMISSÃO

O motor 1.8L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, que rende 144 cv a 6.000 rpm, quando abastecido com etanol, e 139 cv a 6.000 giros, com gasolina. O torque máximo nesta configuração é de 18,6 kgfm (com etanol) e 17,7 kgfm (com gasolina), sempre a 4.800 rpm.

Já o 2.0L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas rende 154 cv a 5.800 rpm, quando abastecido com etanol, e 143 cv de potência a 5.800 giros, com gasolina. O torque máximo nesta configuração é de 20,7 kgfm a 4.800 giros (com etanol) e 19,4 kgfm a 4.000 rotações (com gasolina).

As transmissões que equipam a linha 2018 são as já conhecidas, manual e seis velocidades, para a versão de entrada GLi, e automática Multi-Drive, disponível nas outras versões.

VALORES

Partindo de R$ 90.990 na versão 1.8 GLi Upper, chegando a R$114.990 na versão 2.0 Altis, e R$108.990 para o XRS, com motor 2.0 litros. Todas essas versões citadas acima são automáticas. A montadora ainda dispõe de duas versões para as pessoas que tem direito a isenção de alguns impostos. GLi manual por R$69.690 e R$69.990 automática, n o caso, ambos com motor 1.8.

IMPRESSÕES AO DIRIGIR

No dia seguinte da apresentação da linha Corolla 2018, fomos para o teste de direção pelas ruas e estradas de São Paulo. Teste curto, mas com uma parada primordial no Kartódromo da Aldeia, região de Barueri, interior de São Paulo. Lá pudemos testar com segurança, o novo controle de estabilidade e tração do sedã. Realmente, era o que faltava no modelo, pois passa mais confiança para quem está dirigindo, assim como para os ocupantes do carro. Um item que fez diferença nesse teste, foi a tela TFT no centro do painel, por passar as coordenadas do GPS, sem tirar a concentração do motorista. Outro item que melhorou foi o Toyota Play com tela de 7": mais fácil de manusear e mais rápido. O novo modelo não veio com grandes novidades, mas como os concorrentes vêm melhorando, o líder da categoria não poderia ficar parado.

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