Priorizar o conforto , atender pedidos de consumidores e garantir mais potência no motor. A Toyota apostou nessa tríplice para garantir boas vendas de seu modelo Etios 2017, tanto no hatch como no sedã. O carro ficará disponível no mercado brasileiro a partir de 28 de abril.
O CEO para a América Latina e Caribe, Steve St. Angelo, comentou que o Brasil é um local importante para o volume de vendas da marca e por isso é preciso investir. "47% das vendas da Toyota são do Brasil. Não está sendo um ano fácil, mas mesmo assim a marca pretende vender 68.000 unidades do Etios", disse durante evento de lançamento do carro, realizado nesta semana.
De série, o Etios 2017 tem agora o Toyota Smart Screen, um visor de 4.2 polegadas com computador de bordo, item único no segmento de carros compactos. Melhoria no isolamento acústico também garante mais conforto para o motorista e passageiros.
Esse visor possui grandes círculos que reúnem todas as informações de bordo, sobre condução, tudo em projeção tridimensional.
Como agora o veículo tem opção de câmbio automático, quem escolher essa versão ainda terá descança-braço no assento do motorista. Já o banco traseiro tem encosto rebatível em qualquer modelo.
Ar-condicionado, chave com comando de abertura e fechamento das quatro portas, console central com dois porta-copos dianteiro e traseiro; além de vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico estão presentes na versão X.
O interior tem, predominantemente, tons escuros e o painel possui acabamento Total Black. A iluminação do painel é clear blue para as versões XS, XLS (hatch e sedã) e Cross.
CONSUMIDOR COM VOZ
Atento ao que os compradores de carros desejavam, a Toyota lançou o modelo Etios 2017 com câmbio quatro marchas automático. Essa era a principal demanda dos consumidores.
Para garantir um consumo eficiente, a empresa conta com software de gerenciamento Inteligência Artificial de Controle de Trocas (All Shift Control, nome do sistema em inglês). Esse sistema analisa a condição de uso do veículo (trânsito, ladeiras, etc), com a posição do pedal do acelerador e seleciona a marcha mais adequada.
As trocas são suaves e com respostas rápidas, para garantir melhor dirigibilidade e retomada de velocidade.
Na transmissão manual, agora com seis marchas, o Monitor Inteligente de Aceleração (IMT, sigla em inglês) age para evitar que o carro afogue na hora que o motorista tira o pé da embreagem. O acionamento da embreagem é hidráulico, garantindo encaixe tranquilo entre as velocidades, e a sexta permite maior economia.
POTÊNCIA NAS RESPOSTAS
Os propulsores do carro são 1.3L e 1.5L, com tecnologia de duplo comando de válvulas variável Dual VVT-i da Toyota, 16 válvulas e flexfuel.
O modelo 2017 também é o primeiro da história da marca que tem motores produzidos na fábrica de Porto Feliz (SP).
No 1.3L, Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, tem torque 9% maior se comparado ao motor anterior. No etanol ele rende 98 cv a 5.600 rpm e na gasolina, 88 cv, também a 5.600 rpm.
O 1.5L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas aumentou 11% a potência. Ele garante, no etanol, 107 cv a 5.600 rpm e 102 cv a 5.600 rpm na gasolina.
Os bicos injetores com sistema de pré-aquecimento eliminam a necessidade de tanque específico para partida a frio, quando o carro é abastecido com etanol.
CUSTO-BENEFÍCIO
A Toyota também garante que o novo carro mantém baixo custo de manutenção. Até os 60 mil quilômetros, as revisões saem por R$ 2,4 mil. "Do total de clientes que trocaram seus Etios, 65% compraram um novo Etios", informou a marca.
O preço do hatch de entrada, X 1.3L 16V manual, é de R$ 43.990,00. O sedã X 1.5L 16V manual sai por R$ 48.495,00.
Versões mais completas, como o XLS 1.5L 16V automático custará R$ 57.395,00 no hatch. O sedã XLS 1.5L 16V automático tem preço de R$ 60.295,00.
Para os amantes de aventura, o Cross 1.5L 16V manual tem valor de R$ 57.395,00 e somente a opção hatch.
OPÇÕES E COMODIDADES
Veja o que cada versão agrega ao veículo:
- versão XS adiciona os seguintes itens, partindo da versão X: sistema de áudio que reproduz arquivos de MP3 com função Bluetooth® e entradas auxiliar e USB; controle de velocidade de cruzeiro (versão automática); controle de áudio e do computador de bordo no volante.
Tem também difusores do ar-condicionado e base da manopla da alavanca da transmissão cromados; abertura do porta-malas por meio de um botão; bancos com tecido em duas cores; alto-falantes e tweeters.
Há a função EcoWallet no computador de bordo, que permite ao motorista colocar o valor pago pelo litro do combustível, possibilitando o cálculo e o monitoramento do valor gasto com combustível durante uma viagem.
- versão XLS agrega todos os equipamentos da versão XS, mais rodas de liga leve de 15 polegadas com novo desenho (nas versões X e XS as rodas são de 14 polegadas e revestidas por calotas); sistema de áudio com tela touch screen, que permite espelhamento de smartphones; faróis de neblina; acabamento cromado na tampa do porta-malas; revestimento do volante em padrão couro; retrovisores externos com indicadores de seta integrados e acabamento dos bancos Comfort Drive (padrão couro).
- Cross, disponível apenas na carroceria hatchback, se diferencia da XLS pelo design das rodas de liga leve, costura exclusiva dos bancos, manopla do câmbio com acabamento em couro, jogo de tapetes com a inscrição Cross, além, é claro, dos apliques na carroceria que identificam a proposta aventureira da versão.