Com mais de duas décadas de experiência conduzindo equipes de Suprimentos em grandes instituições hospitalares do país, Ronie Oliveira Reyes é uma das principais referências do setor na gestão dos processos de aquisição com foco na eficiência operacional e no controle de custos. Administrador de Empresas, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas, é autor do blog “Gestão de Compras” no portal SaudeWeb, e fundador da Conduta Saúde, a primeira empresa brasileira voltada à capacitação de profissionais das compras na área da saúde.
Na próxima sexta-feira, Reyes vai ministrar a palestra Gestão Estratégicas de Compras no Moderno Mercado Hospitalar, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, durante o Congresso de Saúde em Mato Grosso do Sul, que começa no dia 28 de agosto. Mais informações: (67) 3323-9252 ou pelo site consaudems.com.br
Fazer compras é o grande desafio de um gestor? Por quê?
Da mesma forma que ocorreu na indústria há alguns anos, o mercado hospitalar vem sentindo mudanças consideráveis no seu ambiente de negócios, muitas delas explícitas na relação com seus clientes, sejam eles médicos, fontes pagadoras ou pacientes.
Se no passado a falta de opções para se obter a assistência médica permitia que as instituições formassem seus preços de venda, simplesmente aplicando um percentual sobre seus custos. Nos dias atuais, essa prática tornou-se inviável com o consumidor/cliente assumindo para si o poder de escolha sobre quanto irá pagar para obter sua necessidade.
A concorrência e a ampliação do nível de exigência dos diversos públicos naturalmente estagnaram as possibilidades de se elevar os preços de venda, fazendo com que a lucratividade não mais fosse medida pelo aumento na receita de venda, mas sim por quanto sobrava às organizações após atenderem seus pacientes.
A redução de custo e a obtenção do valor agregado, assim sendo, passaram a ganhar destaque na hierarquia dos hospitais, trazendo conotações muito mais estratégicas ao departamento de compras que, afinal de contas, é a área que melhor pode contribuir para a nova realidade de se fazer mais com menos.
Qual é o segredo para o bom resultado?
Um bom resultado na atividade de compras mescla a importância assistencial do setor com a eficiente administração dos recursos disponibilizados para a reposição de estoques, compra de equipamentos e outras atividades que garantam a operação hospitalar.
O entendimento de que as opções de compra podem interferir não só no abastecimento, mas também na receita da organização é outro aspecto que tende a impulsionar resultados financeiros em um nicho muitas vezes não explorado.
O desenvolvimento de alternativas, a preocupação com a qualidade dos fornecedores e produtos e a preservação da reputação da empresa são outros indicadores que refletem um desempenho extraordinário de compradores.
Como funcionam as compras em hospitais modernos?
Em hospitais modernos, o departamento de compras interfere em todas as frentes, viabilizando investimentos que ampliem a capacidade da instituição em gerar satisfação a seus clientes, definindo o padrão de receita pela venda de materiais e medicamentos oferecidos aos pacientes, servindo de ponte entre os interesses internos e o mercado fornecedor. Além de facilitar, por meio de suas negociações, novos acordos com fontes pagadoras.
Existem prioridades que devem ser executadas?
A gestão da área de compras, apesar dos desafios financeiros e estratégicos que detêm, devem tomar dois princípios como prioridades em qualquer plano de reorganização:
O nível de assistência esperado por clientes externos e internos: isto é obtido por meio da garantia da qualidade no fornecimento de produtos oferecidos à operação e, principalmente, com o abastecimento pleno das necessidades de materiais, medicamentos,etc. De nada vale um desconto de 20% em uma compra, se o item não estará disponível ao seu consumidor no momento adequado;
A conduta ética: mais do que em outras funções, o comprador deve projetar ao mercado uma imagem confiável e alheia a qualquer procedimento que não seja o melhor para a instituição que representa, para seus pacientes e parceiros, para a sociedade. Ao guardar um comportamento compatível com os valores aceitos pela organização onde está inserido, o departamento de compras garante a preservação da reputação da empresa e também de seus funcionários.
Quais são os principais alertas para esse setor?
Muitos hospitais continuam a delegar à área de compras um papel puramente administrativo, deixando de lado o impacto estratégico que uma atuação capacitada pode ter não só na parte financeira, mas também na satisfação de seu público.
Trazer Compras para o palco das grandes decisões e solução é vital não só para a ampliação de resultados, mas bem como para a sobrevivência das instituições em um ambiente cada vez mais competitivo.