Quarta, 20 de Setembro de 2017

Saúde

Brasileiros estão fumando menos, mostra pesquisa

18 ABR 2017Por PORTAL BRASIL18h:00

Uma pesquisa mostrou que no período entre 1990 e 2015 a porcentagem de fumantes diários no País caiu de 29% para 12% entre homens e de 19% para 8% entre mulheres.
 
Tratando-se de proporção, verificou-se que em 2015 um em cada quatro homens fumava diariamente e  uma em cada 20 mulheres tinham o hábito diário do tabagismo. Naquele ano, aproximadamente um bilhão de pessoas no mundo inteiro fumavam todos os dias. Há 25 anos, a proporção registrada era um em cada três homens e uma em cada 12 mulheres.

Os resultados são de uma pesquisa recém-publicada na revista científica The Lancet e está disponível no link: Smoking prevalence and attributable disease burden in 195 countries and territories, 1990–2015: a systematic analysis from the Global Burden of Disease Study 2015. O material também pode ser acessado pelos usuários do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). 

Fumantes

No ranking geral, o Brasil ocupa o oitavo lugar no número absoluto de fumantes (7,1 milhões de mulheres e 11,1 milhões de homens), mas a redução coloca o País entre os campeões de quedas do volume de pessoas que consomem tabaco.

Por outro lado, de acordo com o estudo, países como Bangladesh, Indonésia e Filipinas não viram nenhuma mudança significativa em 25 anos. Na Rússia, houve aumento no número de mulheres que fumam e tendências similares foram identificadas na África.

A publicação é considerada uma das principais revistas médicas independentes do mundo. A cobertura do título é internacional e se estende a todos os aspectos da saúde humana. 

Leia Também