Cidades

CAUSA GANHA

Viúva de caminhoneiro vítima de
acidente vai receber 30 anos de pensão

Mulher recorreu à Justiça do Trabalho e venceu processo

LAURA HOLSBACK

20/02/2017 - 11h41
Continue lendo...

Três anos depois de perder o marido em acidente de trânsito durante viagem de trabalho, mulher ganhou na Justiça o direito de receber pensão por 30 anos.

Por unanimidade, a Segunda Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região manteve a condenação da Vara do Trabalho de Nova Andradina que mandou a empresa pagar indenização de R$ 30 mil à viúva por danos extrapatrimoniais.

Em relação à pensão mensal paga à viúva, foi fixada em 2/3 do salário do caminhoneiro, o que correspondem a R$ 1.043,77, valor que deverá ser pago até o ano em que a vítima completaria 70 anos. Na época do acidente, o caminhoneiro tinha 40 anos.

Viúva do caminhoneiro pediu, inicialmente, indenização por danos morais e pensão pela morte do esposo, com quem era casada há mais de 11 anos. O trabalhador sofreu o acidente quando a carreta que conduzia tombou em rodovia, na manhã do dia 8 de maio de 2014.

A defesa da reclamante sustentou que o acidente ocorreu por culpa da transportadora, que exigia jornada de trabalho excessiva, não promovendo as medidas de segurança necessárias. Já a empresa contestou que o caminhoneiro trabalhava em sobrejornada, alegando que o veículo conduzido pela vítima era novíssimo, que a pista em que transitava era reta, a velocidade nos momentos que precederam ao acidente era de 65 km/h, que não havia obstáculos na pista e que o acidente deve ter ocorrido devido a um mal súbito do trabalhador.

De acordo com informações o tribunal, para o relator do recurso, Desembargador Amaury Rodrigues Pinto Junior, a culpa da empresa não ficou comprovada, bem como a alegação de que a jornada excessiva teria causado o acidente. Porém, como a atividade desempenhada pelo trabalhador era de risco, foi reconhecida a responsabilidade objetiva do empregador.

"É notório que a atividade de caminhoneiro é de extraordinário risco, isso porque as estradas brasileiras são muito perigosas, não apenas em razão da quantidade de veículos que por elas transitam, mas também em razão das precárias condições das pistas. Não há qualquer prova de que o acidente tenha sido ocasionado por mal súbito sofrido pelo autor, não havendo, pois, como afastar a responsabilidade objetiva decretada na origem", afirmou no voto o des. Amaury.

Princípio de Incêndio

Polícia resgata duas pessoas após explosão de pneu de caminhão-tanque em MS

Um caminhoneiro tentou auxiliar o colega de trecho a conter as chamas no pneu quando houve a explosão

15/02/2026 08h30

Divulgação PMMS

Continue Lendo...

A Polícia Militar resgatou dois caminhoneiros, de 49 e 69 anos, após o pneu de um caminhão-tanque estourar, em Sonora, município localizado a 362 quilômetros da Capital.

Conforme divulgado pela polícia, os agentes que estavam no posto fiscal, às margens da BR-163, ouviram a explosão no pátio do local e foram verificar o que havia acontecido.

No local, depararam-se com as vítimas, de 49 e 69 anos. Uma delas estava caída no chão, embaixo do caminhão-tanque, que estava carregado com material inflamável.

A outra pessoa estava sentada próxima ao veículo, com sangramento no rosto e suspeita de fratura nos dois braços.

Os policiais acionaram os socorristas e, enquanto prestavam atendimento às vítimas, precisaram conter um princípio de incêndio em um dos pneus do veículo, que transportava borra de soja.

Diante da situação, os militares retiraram as vítimas com cuidado, levando-as para um local seguro.

Uma equipe da CCR MSVia esteve no local e prestou atendimento a uma das vítimas, enquanto socorristas do Hospital Municipal deram suporte à outra, que apresentava ferimento na cabeça.

Após o primeiro atendimento, os dois foram encaminhados ao hospital para avaliação médica. Eles relataram não se lembrar do que havia acontecido.

Tentativa de conter o fogo

Ainda conforme relato de uma testemunha, é possível que o caminhão tenha apresentado travamento no sistema de freios, o que teria provocado o incêndio. Um motorista que prestou auxílio com um extintor acabou sendo atingido pela explosão do pneu.

A Polícia Rodoviária Federal esteve no local para preservar a cena e os veículos envolvidos.

Assine o Correio do Estado

Corumbá

Homem é morto a tiros em frente à conveniência em MS

O garçom, de 56 anos, foi agredido por três pessoas em frente ao estabelecimento, mesmo tentando evitar a briga

15/02/2026 08h01

Reprodução Redes Sociais

Continue Lendo...

A vítima, identificada como Luiz Carlos Nunes de Matos, de 52 anos, que trabalhava como garçom, morreu após levar um tiro no pescoço, na madrugada de sexta-feira (13), em uma conveniência localizada na Rua Edu Rocha, em Corumbá.

Quando a polícia chegou ao local, a vítima já havia sido socorrida e levada ao hospital, mas não resistiu ao ferimento. O suspeito de efetuar o disparo fugiu.

Ao verificarem o local, os policiais se depararam com vestígios de sangue. A esposa de Luiz relatou ao site Diário Corumbaense que o casal havia dado carona a uma conhecida até o bairro Nova Corumbá.

Posteriormente, o casal, que seguia em um Volkswagen Gol, foi até a conveniência, e Luiz desceu para comprar ração para os cachorros.

Segundo a esposa, a vítima conversou com a proprietária do estabelecimento e com um amigo que trabalha como segurança no local.

Três pessoas que estavam em um Fiat Siena, próximo ao estabelecimento, dois homens e uma mulher,  desceram do veículo e começaram a destratar Luiz, que chegou a ser empurrado, mas tentou apaziguar a situação.

Os ocupantes do Siena retornaram ao veículo, porém o motorista manobrou, fez o retorno, parou o carro e desceu armado, efetuando vários disparos contra Luiz.

Uma das balas atingiu o pescoço da vítima. Com o auxílio da dona da conveniência, a pedido da esposa, populares colocaram o garçom em um carro e o levaram a um pronto-socorro, onde ele deu entrada já sem vida.

Após o ocorrido, a polícia realizou rondas na região e foi até o endereço do suspeito, mas ele não foi localizado.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).