Terça, 26 de Setembro de 2017

risco saúde

Temperatura pode chegar
a 38º C neste sábado em MS

Frentes frias estão sendo bloqueadas para amenizar calor

16 SET 2017Por RODOLFO CÉSAR07h:19

As frentes frias tão esperadas para amenizar o calor no Estado ainda não estão próximas. As temperaturas altas continuam durante o final de semana, sendo que a máxima a ser registrada em Mato Grosso do Sul pode chegar a 38º C, com umidade do ar em 15%.

Em Campo Grande, os termômetros devem variar entre 20º C e 33º C, com umidade do ar em 30% na mínima. Na região norte, as temperaturas devem ser mais elevadas. Em Sonora, a máxima é de 38º C para hoje e a umidade do ar pode chegar a 15%.

Outra região muito quente neste sábado é a do Bolsão. Em Três Lagoas, a temperatura deve ficar entre 22º C e 37º C. A umidade do ar pode chegar a 15% a partir do meio-dia e a ingestão de bebidas, especialmente água, é fundamental para manter o corpo hidratado.

"O sol predomina em grande parte do Estado com baixos índices de umidade. A massa de ar seco é mantida pela presença de uma circulação anticiclônica na atmosfera, que promove subsidência forçada do ar, dificulta à formação de nebulosidade significativa e promove o entranhamento de ar mais seco para as camadas mais baixas", explicou a meteorologista Helena Turon Balbino.

Esse bloqueio atmosférico não permite que as frentes frias avancem para as regiões Norte e Leste de Mato Grosso do Sul.

Existe um alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) que na segunda-feira (18) os índices de umidade deve cair e favorecer o aumento de incêndios e problemas respiratórios.

Leia Também