Cidades

causa problemas

A+ A-

Prefeitura testa método para combater proliferação de pombos em postos

É aplicado produto a base de naftaleno para evitar a presença das aves

BÁRBARA CAVALCANTI

15/09/2017 - 09h54
Continue lendo...

No Centro Regional de Saúde (CRS) do Aero Rancho está sendo aplicado um produto a base de naftaleno, além técnicas de manejo para repelir os pombos.

Em junho deste ano o Ministério Público Estadual (MPE) abriu inquérito baseado em laudo do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e que mostrava "invasão" de pombos na Unidade Básica de Saúde (UBS) e no CRS do Aero Rancho.  

Conforme informações da Prefeitura, a equipe de manutenção da Sesau instalou as pedras de naftaleno nas vigas metálicas que sustentam o telhado e ficam expostas na parte interna da unidade. Por fora do prédio, foram instaladas telas nas vigas e nos aparelhos de ar condicionado.  

A técnica está em estudo para testar a efetividade da ação. A médica veterinária do CCZ, Silvia Barbosa do Carmo, explica que o naftaleno é uma substância de fácil evaporação e que exala um forte odor, o que espanta a presença dos pássaros no local.  

“A instalação das pedras do naftaleno é uma medida paliativa até que sejam instalados telas ou forros que impeçam que as aves utilizem os beirais das vigas como forma de alojamento”, detalhou a médica veterinária. Medida para resolver o problema definitivamente é estudada pela Sesau.  

Conforme informações da Prefeitura, nas primeiras horas após a instalação das pedras de naftaleno, as aves deixaram de utilizar as vigas como abrigo e procuraram outros locais afastados para se alojarem. A Prefeitura ainda garante que a equipe de limpeza do CRS Aero Rancho realiza a higiene do local várias vezes ao dia, impedindo que as fezes possam transmitir doenças aos usuários e funcionários. 

INVESTIGAÇÃO  

Inicialmente, o inquérito do MPE tinha sido aberto para apurar falta de médicos, equipamentos e insumos no posto 24h do Aero Rancho, mas as investigações apontaram o problema com os pombos e ainda outras 90 "inconsistências sanitárias".  

O laudo anexo identificou o alojamento desses animais e de suas fezes em seis locais distintos: nos aparelhos de ar condicionado, nas estruturas metálicas do telhado, perto das luminárias, nos vãos entre as paredes internas, nos pilares de concreto e nos vãos de acesso ao forro.  

Na época, o relatório de vistoria destacou que se chegou a instalar telas em parte dessas áreas, “porém, não foram instaladas e fixadas adequadamente”, o que permitiu que os pombos continuassem acessando as unidades e “ofertando vãos e fácil acesso para pouso das aves”.  

Sobre as telas, o laudo sustenta também que não houve manutenção delas e “se apresentam sujas de fezes e penas” e ainda que se desprenderam, “permitindo que as aves pousem sobre as estruturas anteriormente vedadas”. 

PREVENÇÃO 

Os pombos são animais que se adaptaram a viver junto ao homem e precisam de água, alimento e abrigo. Medidas preventivas são justamente limitar estas fontes, como não alimentar os pombos, recolher sobras de alimento de animais domésticos, aves de gaiola e criações, além da instalação de telas ou alvenaria nos vãos dos telhados para impedir a entrada dos pombos.  

DOENÇAS 

Doenças como criptococose, histoplasmose e clamidiose são transmitidas por meio de inalação da poeira resultante das fezes secas dos pombos. Elas podem afetar as vias respiratórias e o sistema nervoso central.  

A salmonelose é outra doença e pode ser transmitida pela ingestão de alimentos contaminados por fezes de e compromete o aparelho digestivo. Ácaros de pombos provenientes de aves e ninhos também podem causar dermatites em contato com a pele do homem. 

"Vacina no braço"

Casos de Síndrome Aguda Respiratoria Grave aumentam em Campo Grande

Conforme o boletim da InfoGripe divulgado nesta quinta-feira (18) os casos de síndrome gripais aumentaram na Capital; a recomendação é que os grupos prioritários tomem vacina

18/04/2024 18h15

Os indicativos correspondem a semana Epidemiológica (SE-15), entre os dias 7 e 13 de abril, considerando dados dispostos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

Campo Grande está entre outras 19 Capitais que apresentaram aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), conforme boletim InfoGripe, divulgado nesta quinta-feira (18), pela Fiocruz. 

 O relatório apontou que aumentou o número de pessoas internadas por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), de Influenza A (vírus da gripe) e o vírus respiratório (VSR).

"Na presente atualização observa-se que 19 das 27 capitais apresentam sinal de crescimento na tendência de longo prazo (últimas 6 semanas) até a semana 15: Aracajú (SE), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), plano piloto e arredores de Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Macapá (AP), Manaus (AM), Palmas (TO), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA) e São Paulo (SP)", indica o relatório.

Divulgação InfoGripe

A Covid-19 segue em queda e em alguns Estados permanece em níveis baixos de incidência. Os dados apontam que a disseminação da Síndrome Respiratória Aguda Grave, de Influenza A e o vírus respiratório para as próximas semanas em 19 Estados e Mato Grosso do Sul pode apresentar aumento nas próximas semanas. 

Os indicativos correspondem a semana Epidemiológica (SE-15), entre os dias 7 e 13 de abril, considerando dados dispostos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe).

Segundo o pesquisador do Programa de Computação Científica (Procc/Fiocruz) e coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, para impedir o crescimento dos casos o público alvo deve procurar a unidade de saúde mais próxima e tomar a vacina contra a influenza. 

“Para o vírus da gripe, a gente conta com vacina e campanha de vacinação em todo o país. Então quem é grupo de risco, deve buscar o posto de saúde para se vacinar. A vacina da gripe, tal qual a vacina da Covid, têm como foco diminuir o risco de agravamento de um resfriado, que pode acabar desencadeando uma internação e até, eventualmente, uma morte. Ou seja, a vacina é simplesmente fundamental. Em relação ao VSR, a rede privada tem uma vacina já disponível para idosos, que também é muito importante, já que embora o risco do VSR seja muito maior nas crianças pequenas, a gente também observa internações nos idosos”, explica Marcelo Gomes.

A recomendação do pesquisador para pessoas que apresentem sintomas gripais usem máscara de qualidade as recomendadas são: N95, KN95, PFF2; no caso de sair de casa para procurar atendimento médico em unidades de saúde. 

Veja outros Estados com tendência de aumento da Síndrome Respiratória Aguda Grave:

  •  Acre;
  • Alagoas;
  • Amazonas;
  • Bahia;
  • Ceará;
  • Distrito Federal;
  • Goiás;
  • Maranhão;
  • Minas Gerais;
  • Pará;
  • Paraíba;
  • Paraná;
  •  Pernambuco;
  • Rio Grande do Norte
  • Rio Grande do Sul;
  • Rio de Janeiro;
  • Santa Catarina;
  • Sergipe;
  • São Paulo;
  • Tocantins;

Nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul a incidência de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave em decorrência da Covid-19 apresenta queda. 

No país

Somente em 2024, óbitos ligados a SRAG foram registrados  2.322 óbitos, sendo 1.411 (60,8%)
com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório, 728 (31,4%) negativos, e ao
menos 78 (3,4%) aguardam resultado.

Casos positivos

  • 12,3% Influenza A;
  •  0,1% Influenza B;
  •  3,1% vírus sincicialrespiratório (VSR);
  •  81,7% SARS-CoV-2 (COVID-19);

 

Assine o Correio do Estado

 

Prazos

Mais de 68 mil pessoas poderão concluir o processo de obtenção da CNH até 31 de dezembro em MS

Os processos para retirada da CNH, que foram prorrogados por mais 12 meses, foram interrompidos em 2019

18/04/2024 17h50

Foto: Rachid Waqued

Continue Lendo...


De acordo com a deliberação nº271/2023, todos os processos de habilitação ativos até dezembro de 2023 tiveram o prazo de conclusão ampliado para 31 de dezembro de 2024.

De acordo com o levantamento do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), mostra que 8,6 mil processos estão parados na etapa de agendamento teórico, enquanto  12,6 mil na etapa de agendamento do exame prático de duas rodas. 

Ainda de acordo com o departamento de trânsito, 14,3 mil veículos estão na fase de agendamento prático de quatro rodas.Os demais são alunos que se encontram na fase de exames de saúde e ainda não chegaram na etapa de aulas.

O aviso do Detran é para as pessoas que ainda tem interesse em dar andamento ao processo procurem os seus respectivos CFC (Centro de Formação de Condutores) e não deixem para fazer isso perto do prazo expirar.

Ainda segundo o órgão, uma notificação eletrônica será encaminhada para os cidadãos que se qualificarem para a prorrogação. O alerta será enviado ao e-mail cadastrado no sistema durante a inscrição. Não haverá necessidade de efetuar novos pagamentos ou emissões de novas guias.

 

Assine o Correio do Estado

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).