Quinta, 08 de Dezembro de 2016

PEC DO TETO

Estudantes encerram protesto contra projeto de Temer e descoupam escola

Votação na Câmara da PEC deve acontecer no dia 24 deste mês

19 OUT 2016Por RODOLFO CÉSAR18h:39

Os estudantes da Escola Estadual Nova Itamarati, que fica no distrito de Itamarati, em Ponta Porã, desocuparam no meio da tarde de hoje a unidade. Eles ocuparam o local por mais de 24 horas em protesto contra a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241, que determina novo regime fiscal para o governo federal.

A Câmara dos Deputados estava prevista para votar o projeto nesta semana, mas acabou adiado o assunto. Em primeira votação o tema foi aprovado.

"Não é porque somos alunos da área rural que não devemos ser ouvidos. Na ata de desocupação deixamos claro que vamos continuar o movimento de conscientização da população", informou nota dos alunos, que estudam em uma das maiores escolas do Estado. 

Ontem (18), em torno de 120 adolescentes chegaram na E.E Nova Itamarati por volta das 6h e fecharam os portões. Eles obtiveram alimentos do Movimento dos Sem Terra (MST) e comerciantes locais do distrito para se manterem. Não houve aula nesse período de ocupação e o setor administrativo também ficou fechado.

Além desse grupo, que foi único em Mato Grosso do Sul, secundaristas de outros estados também ocuparam escolas. Foram mais de 600 unidades envolvidas no protesto.

"Deixamos claro que não cancelamos a ocupação, podemos voltar a qualquer momento, por hora teremos outros meios de protestos. Entregamos a escola nas mesmas condições em que a pegamos", sustentou a nota.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), confirmou que a votação da PEC do Teto dos Gastos Públicos deve acontecer no dia 24 ou 25 de outubro.

Leia Também