Cidades

VANDALISMO

Ousados, pichadores deixam suas marcas na Capital e desafiam Guarda e polícias

Problema não está concentrado apenas na região central, mas também nos bairros

VÂNYA SANTOS

15/08/2014 - 12h00
Continue lendo...

Pichadores continuam desafiando a Guarda Municipal de Campo Grande e as polícias Civil e Militar, como é possível observar com a frase deixada em num muro no cruzamento da Rua Henrique Vasques com Avenida das Bandeiras, na Vila Carvalho, onde consta: “Eu pixo vc pinta, vamo ve quem tem mais tinta?”. O problema não está concentrado apenas na região central da cidade, mas também nos bairros, uma vez que os pichadores não perdem a oportunidade de deixar suas marcas nos muros das casas, comércios e prédios públicos, principalmente aqueles que receberam nova pintura recentemente. 

O comandante da Guarda Municipal, coronel Jonys Cabreira Lopes, relatou que já viu a mesma frase pichada no muro da Escola Estadual Maria Constança de Barros Machado, na Rua Marechal Rondon. Por conta do ato de vandalismo, o espaço precisou receber nova pintura.

Desafio

“Eles são ousados. Nós estamos fazendo um levantamento e nosso (serviço) reservado está trabalhando. Vamos começar um trabalho diferenciado a partir desse mês. Queremos ampliar a quantidade de guardas nas ruas, com viaturas e motos. Um dos desafios é, se não impedir, pelo menos amenizar as pichações com esse trabalho e, o desafio não é só da Guarda, mas também da Polícia Militar e Polícia Civil”, explicou o comandante. Desde março do ano passado, a Guarda Municipal trabalha numa campanha contra a pichação. O coronel Jonys explicou que os atos são praticados por vários grupos, que se comunicam pela internet. “Na rede social a gente consegue levantar vários grupos. Infelizmente tem até acadêmicos no meio, tem menores também. É uma disputa entre eles para ver quem pixa mais, que atinge maior altura ou locais mais difíceis”, ressaltou.

Para o comandante, as atitudes desses jovens podem estar relacionadas a problemas familiares e essa questão precisa ser melhor trabalhada. Ele explicou ainda que a Guarda, em parceria com a Fundação Municipal de Cultura (Fundac) e a Secretaria Municipal de Educação (Semed), oferece espaços próprios para que os jovens façam suas pinturas. O objetivo é que fazer com que essas pessoas saiam da condição de pichadores e ocupem a de artista. O trabalho já surte efeito, mas a expectativa é de que o problema seja amenizado com a intensificação da fiscalização e o videomonitoramento.

Crime

Pichação é infração penal prevista no artigo 65 da Lei de Crimes Ambientais: “pichar ou por outro meio de conspurcar edificação ou monumento urbano”. A pena prevista para o crime é de três meses a um ano de detenção e multa.

Fotos: Paulo Ribas e Gerson Oliveira - Correio do Estado

INVESTIGAÇÃO

Conselho de Saúde aciona TCE-MS para investigar plantões fakes nas UPAs

Caso as irregularidades sejam confirmadas, o impacto financeiro pode alcançar o valor aproximado de R$ 2 milhões por mês.

15/12/2025 17h45

UPA Universitário

UPA Universitário Marcelo Victor / Correio do Estado

Continue Lendo...

O Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Campo Grande acionou o Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE/MS), por meio de uma representação, para apurar supostas irregularidades no pagamento de plantões médicos na Secretaria Municipal de Saúde (SESAU).

Através do documento, o qual a reportagem do Correio do Estado teve acesso, estima que, caso as irregularidades sejam confirmadas, o impacto financeiro possa alcançar o valor aproximado de R$ 2 milhões por mês. Uma denúncia anônima recebida pelo CMS, em meio às investigações das irregularidades, aponta que as fraudes ocorrem desde 2020.

A mesa diretora requer:

a) O recebimento da presente representação;
b) A instauração de procedimento de fiscalização e auditoria pelo TCE/MS;
c) A apuração da regularidade dos pagamentos de plantões realizados pela SESAU aos profissionais;
d) A análise retroativa dos pagamentos, inclusive a partir do exercício de 2020, conforme narrado na denúncia anônima;
e) A adoção das medidas corretivas e sancionatórias cabíveis, caso confirmadas irregularidades.

Denúncias

Em junho deste ano, veículos de notícias já abordavam sobre a possibilidade de haver uma "máfia dos plantões fake em Campo Grande", o que contribuiu para a ampliação da apuração conduzida pelo Conselho de Saúde.

A denúncia inicial aponta que médicos na função de diretor técnico em unidades de urgência e emergência estariam recebendo, mensalmente, o quantitativo de 14 plantões, sem a necessidade de cumprimento efetivo dessas escalas, limitando-se, em tese, à assinatura dos respectivos registros, como forma de complementação remuneratória e compensação financeira pelo exercício do cargo.

No documento também mostra que o Conselho recebeu uma segunda denúncia, posteriormente, no e-mail do órgão, onde citava nomes de outros profissionais, médicos e enfermeiros, com atuação em funções de gestão, lotados na Sesau.  Além disso, relata que as práticas irregulares estariam ocorrendo de forma continuada desde o ano de 2020.

Ofícios ignorados

A mesa diretora do Conselho passou a adotar providências formais, expedindo sucessivos ofícios à Sesau, solicitando esclarecimentos objetivos e documentação comprobatória acerca dos critérios de controle de frequência, fiscalização do efetivo cumprimento dos plantões e regularidade dos pagamentos realizados.

"Em resposta às solicitações deste Conselho, a Sesau encaminhou manifestações de caráter genérico, limitando-se a informar que os esclarecimentos constariam em manifestação da área técnica, sem apresentar documentos individualizados, registros de frequência, relatórios de auditoria interna ou comprovação objetiva do efetivo exercício dos plantões pagos, não sendo suficientes, até o momento, para afastar os indícios de irregularidades apontados", diz a representação do Conselho.

Após as respostas iniciais encaminhadas pela Sesau, esta deixou de apresentar novas manifestações aos reiterados ofícios expedidos pelo Conselho Municipal de Saúde.

Assine o Correio do Estado

Cidades

Rachid Neder é interditada para obra no cruzamento com a rua Arthur Jorge

Rotatória ganhará semáforos para maior segurança no trânsito

15/12/2025 17h30

Divulgação

Continue Lendo...

A partir desta terça-feira (16), a rotatória do cruzamento da Av. Rachid Neder com a Rua Arthur Jorge, ficará temporariamente interditada para uma obra de adequação e reorganização do fluxo viário. 

A intervenção tem como principal objetivo reforçar a segurança viária e melhorar a fluidez do tráfego em um dos pontos mais importantes de interligação entre a região Central e a região do Segredo.

Segundo a Agência Municipal de Trânsito (Agetran), o cruzamento registra grande volume de veículos ao longo do dia, sendo utilizado diariamente por moradores, trabalhadores e condutores que se deslocam entre diferentes regiões da cidade.

Para melhorar o trânsito da região, estudos técnicos apontaram a necessidade de adequações na rotatória, visando organizar melhor os fluxos, reduzir conflitos de tráfego e proporcionar deslocamentos mais seguros e eficientes.

O projeto também prevê a instalação de semáforos no local, como medida complementar para reforçar a segurança viária e melhorar ainda mais a mobilidade e a fluidez do tráfego.

Equipes da Agetran atuarão com sinalização viária adequada e orientação aos condutores durante todo o período de interdição, para minimizar transtornos e garantir a segurança de todos os usuários da via.

A Agência pede que os motoristas redobrem a atenção ao trafegar pela região, respeitem a sinalização provisória e, se possível, utilizem rotas alternativas.

Não foi informado prazo para término das obras e fim da interdição.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).