Sexta, 30 de Setembro de 2016

SAÚDE

Com 593 mil doses para MS, campanha
de vacinação do SUS começa dia 19

Público alvo são crianças abaixo de 5 anos e adolescentes de 10 e 15 anos

16 SET 2016Por MARIANE CHIANEZI16h:21

A Campanha Nacional de Multivacinação começa na próxima segunda-feira (19) em todo o país. Todas as crianças menores de cinco anos e adolescentes de 10 a 15 anos incompletos deverão participar da vacinação que ocorre entre os dias 19 e 30 de setembro. Das 26,8 milhões de doses disponibilizadas no país, 593,4 mil foram enviadas para Mato Grosso do Sul, onde serão distribuídas aos municípios.

Conforme o Ministério da Saúde, o “Dia D” é o dia da mobilização nacional em todos os estados brasileiros, onde espera reduzir o índice das doenças imunopreveníveis e também diminuir o abandono à vacinação.

Campanha envolverá vacinação contra Poliomelite, HPV, Meningocócica C e Pneumocócica 10 valente.

GRUPOS

Poliomelite: A vacinação passou a ter três doses da vacina injetável, 2, 4 e seis meses, além de mais duas doses com a vacina em “gotinha”.

HPV: Vacinação tem duas doses, com o intervalo de seis meses entre elas. Estudos recentes mostram que o esquema com duas doses apresenta uma resposta de anticorpos em meninas saudáveis de 9 a 14 anos não inferior quando comparada com a resposta imune de mulheres de 15 a 25 anos que receberam três doses.

As mulheres vivendo com HIV entre 9 a 26 anos devem continuar recebendo o esquema de três doses.

Meningocócica: O reforço é de 12 meses, podendo ser feito em até os 4 anos. As primeiras doses dessa vacina continuam sendo realizadas aos 3 e 5 meses.

Pneumocócica: A vacina tem duas doses, aos 2 e 4 meses, com reforço preferencialmente aos 12 meses, que pode ser recebido até os 4 anos.

Essa recomendação também é em virtude dos estudos mostrarem que o esquema de duas doses mais um reforço tem a mesma efetividade do esquema três doses mais um reforço.

Leia Também