Cidades

CIDADE DE DEUS

Mãe abandonou bebê para ir até balada com amigas na periferia

Agora, mulher que deixou criança de 3 meses com desconhecida quer o filho de volta

ROSANA MOURA

17/12/2014 - 12h30
Continue lendo...

A desempregada Viviane Laide Alves, 23 anos, que faz bicos como diarista para sobreviver, admitiu ontem que deixou seu filho de 3 meses de idade com uma desconhecida, para se divertir em um bar do Jardim Los Angeles com algumas amigas, na noite de sábado, dia 13. O bebê acabou abandonado e foi encontrado dentro de uma bacia, em uma obra no mesmo bairro. 

Viviane, que mora na Cidade de Deus, agora quer o filho que está sob a guarda do Conselho Tutelar de volta, mas, antes disso, terá de convencer os conselheiros e também a Justiça que tem condições não somente materiais, mas também familiares de criar o garoto. Paralelamente, ela ainda deve responder pelo crime de abandono de incapaz, cuja pena varia de seis meses a três anos de detenção. 

A mãe tenta reaver a guarda da criança, que se encontra em um abrigo da prefeitura, e diz que a mulher desconhecida, que ela afirma ser “babá” de seu filho, inventou uma mentira depois de machucar a criança durante uma brincadeira. Para não sofrer as consequências da violência ao bebê, segundo Viviane, a babá teria abandonado o bebê no cruzamento das ruas Euzébio Queiroz e Luiz Vasconcelos.

A mãe do bebê abandonado mora em um dos 300 barracos da favela Cidade de Deus, a maior de Campo Grande, juntamente com mais dois filhos, um garoto de 4 anos, uma menina, 3, e sua mãe. Todas as crianças são filhas de pais diferentes e, segundo a própria Viviane, nenhum deles sabe da existência de seus filhos. 
Ao falar do contexto em que teve as crianças, Viviane foi irônica, afirmou que eles foram providos pelo “Espírito Santo”. “Algumas pessoas já se ofereceram para criar meu filho, mas eu não aceitei, sou mãe e vou cumprir com minha responsabilidade”, disse. 
Já Alair Miguel Alves, mãe de Viviane que também vive no barraco, diz não ter como trabalhar para poder cuidar das crianças.

Noitada

Segundo a Viviane, no sábado, ela e mais três amigas estavam em bar no Jardim Los Angeles e que por volta das 22h elas decidiram ir para uma festa, mas antes iria levar os filhos em casa para ficar com a avó. Nesse momento, uma mulher identificada apenas como Luana insistiu para ficar com as crianças. Viviane disse que a mulher já havia trabalhado antes como babá e que no primeiro momento ficou com receio em deixar os filhos com ela, até porque não tinha como pagá-la pelo serviço, mas que depois de tanta insistência ela aceitou.

Já por volta das 23h, Viviane recebeu uma ligação de uma amiga dizendo que seu filho estava na Unidade de Pronto Atendimento Comunitário (UPA) do Bairro Universitário e desesperada ela afirmou que foi rapidamente para o local, chegando lá, o Conselho Tutelar já havia levado a criança. Viviane ainda disse que a mulher inventou uma mentira para a polícia e para o Conselho Tutelar, dizendo que não estava com a criança e que nem conhecia a mãe, versão que Vviane desmente. “Depois de muita insistência, ela disse ao conselheiro tutelar que mentiu, a mãe até bateu nela lá mesmo. A única coisa que quero é meu filho de volta”.

Uma vizinha de Viviane a acompanhou em várias idas ao Conselho Tutelar e disse que a amiga sofre com a falta do filho e que os irmãos todos os dias perguntam do Kauã e quando ele irá voltar. 
O conselheiro tutelar Alex Fabiano Silva de Lima informou que a criança está em bom estado de saúde e se encontra recolhida em um abrigo da prefeitura, aguardando a determinação da justiça. Alex afirmou que a mãe foi encaminhada à Defensoria Pública e está recebendo todo suporte para que entre com ação de reintegração da guarda familiar que é de direito. 

HOMICÍDIO

Jovem é morto a tiros em quadra esportiva de Campo Grande

Os criminosos ainda não foram identificados. O crime foi registrado como homicídio qualificado pela traição, emboscada ou outro recurso que impossibilite a defesa do ofendido.

03/06/2026 07h45

Quadra esportiva no Parque do Lageado, onde ocorreu o homicídio

Quadra esportiva no Parque do Lageado, onde ocorreu o homicídio Reprodução

Continue Lendo...

Na madrugada desta quarta-feira (3), um jovem de 20 anos, identificado como Luiz Guilherme da Costa dos Santos , foi morto a tiros em uma quadra esportiva, na Rua Lúcia dos Santos, Bairro Parque do Lageado, em Campo Grande. A Polícia Militar atendeu a ocorrência, inicialmente comunicada como lesão corporal por arma de fogo.

Ao chegarem ao local, os policiais militares encontraram a vítima caída ao solo e sendo atendida por uma socorrista, que realizava manobras de ressuscitação cardiopulmonar até a chegada da equipe médica. O rapaz não sobreviveu aos ferimentos e morreu ainda no local.

Segundo os relatos das testemunhas, Luiz Guilherme estava na arquibancada de uma quadra de futebol quando foi surpreendido por dois indivíduos, que atiraram diversas vezes em direção ao jovem. Um dos criminosos usava um casaco amarelo e o outro de cor vermelha. Eles fugiram do local em uma motocicleta amarela modelo XRE. 

O caso foi registrado na Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário da Cepol (DEPAC-CEPOL) como crime de homicídio qualificado pela traição, emboscada ou outro recurso que impossibilite a defesa do ofendido.

Após a conclusão dos exames periciais, o corpo da vítima foi removido e encaminhado ao Instituto de Medicina e Odontologia Legal (IMOL) para realização de exame necroscópico. Até o momento da publicação desta matéria, os criminosos não foram presos.

Assine o Correio do Estado

Copa do mundo

Casemiro diz que Brasil entra na Copa sem favoritismo: 'Existem seleções na nossa frente'

O Brasil integra o Grupo C e faz o seu primeiro jogo no dia 13 de junho contra a seleção marroquina, em Nova Jersey, às 19h (horário de Brasília)

02/06/2026 23h00

Bola da Copa do Mundo que será realizada a partir de junho na América do Norte com o troféu mais desejado da temporada

Bola da Copa do Mundo que será realizada a partir de junho na América do Norte com o troféu mais desejado da temporada Divulgação

Continue Lendo...

A seleção brasileira desembarcou na manhã desta terça-feira em Nova Jersey para iniciar a campanha na Copa do Mundo com o elenco completo.

Um dos nomes mais com mais experiência no grupo, o volante Casemiro comentou sobre o trabalho de Carlo Ancelotti e tirou o peso do favoritismo da equipe nacional.

"Existem outras seleções que estão à frente do nosso processo. Não precisa ficar falando, mas sabemos disso. Desta vez viemos com o passinho atrás, mas com o alerta sempre ligado", afirmou o volante com larga passagem no futebol europeu.

Com a chegada de Gabriel Magalhães, Gabriel Martinelli e Marquinhos, jogadores que disputaram a final da Champions League, o treinador italiano tem agora o grupo de 26 nomes completos para a disputa do Mundial que terá como sede os Estados Unidos, o México e o Canadá.

Apesar de não colocar a equipe verde e amarela entre as candidatas ao título, Casemiro elencou motivos para a torcida ter esperança de ver o Brasil ir longe no torneio de seleções.

"Temos jogadores jovens, que terão mais protagonismo e a mescla está boa. Nosso treinador tem muita experiência, apesar de esta ser a sua primeira Copa e chegamos forte", disse o volante que exaltou, porém, a tradição brasileira. "A seleção é sempre forte", afirmou.

Um dos primeiros a desembarcar, Ancelotti comentou sobre o sentimento de estar à frente da seleção.

"Contente, feliz e motivado", afirmou. Ao ser questionado sobre o nível da Copa, ele disse que o time nacional entra em condições de igualdade com as principais potências europeias.

"Essa Copa não tem um favorito. Equipes muito fortes. Brasil vai competir com todas as outras equipes".

O dia vai ser de trabalho para os jogadores apesar da longa viagem. No fim da tarde está programada uma movimentação e alguns testes deverão ser feitos visando o amistoso contra o Egito, últimos teste da seleção antes da estreia na Copa do Mundo.

O Brasil integra o Grupo C e faz o seu primeiro jogo no dia 13 de junho (um sábado), contra a seleção marroquina, em Nova Jersey, às 19h (horário de Brasília).

As outras duas seleções que completam a chave são a Escócia e o Haiti, que também estreiam no mesmo dia em confronto a ser realizado em Boston.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).