Segunda, 25 de Setembro de 2017

queda nas mínimas

Frio pela manhã surpreende
moradores do Estado

Em Guia Lopes da Laguna, teve gente andando de casaco hoje

16 SET 2017Por NATALIA YAHN10h:38

Ainda sem previsão de chuva para Mato Grosso do Sul, em Campo Grande e alguns municípios do interior o vento pouco mais gelado do que o normal pegou de surpresa a população neste sábado (16). Mas o alívio deve durar pouco e na segunda-feira (18) o calorão vai voltar com força, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A meteorologista do Inmet, Neide Oliveira, explica que mesmo tímida, a queda na temperatura mínima já ajudou a aliviar o tempo seco e o calor intenso que predominou durante a semana toda.

"Foi uma queda significativa, passou de 25° C para 17° C, 19° C. Em termos de mínima é bastante, mas a sensação para nós é pouca. A diferença que a gente sente é o vento mais fresquinho."

A pequena mudança no clima já foi suficiente para que as temperaturas no Estado inteiro caíssem com registros entre 17° C e 38° C para hoje.

A temperatura máxima prevista para este sábado é justamente a mesma registrada durante a maioria dos dias dessa semana. Mas segunda-feira (18), a máxima pode chegar a 36°C. "É só no fim de semana mesmo o alívio. Na segunda-feira sobe com tudo a temperatura e não tem previsão nenhuma de chuva. Nada mesmo por enquanto até o dia 23 (próximo sábado)", afirma Neide.

Em Guia Lopes da Laguna, município a 232 quilômetros de Campo Grande, o "frio" foi recebido com espanto hoje.

Proprietária de um hotel na cidade, Silvia Reis, explica que os 19° C registrados no início da manhã já fez com que os poucos moradores que se aventuraram nas ruas tirassem os casacos dos armários.

"Caiu bem a temperatura. Não choveu, mas está nublado. E quem eu vi na rua estava de casaco. Ontem umas 17h já começou a cair a temperatura e foi inesperado, porque a semana inteira foi de muito calor".

Eloi Sotelo, que também mora em Guia Lopes da Laguna, comentou que por volta das 10h30 a temperatura estava nos 22º C, mas logo mais cedo estava mais frio. "Está frio por aqui", comentou.

A mudança no clima aconteceu por conta dos efeitos de uma frente fria, que veio do sul do País. "Choveu um pouco em alguns municípios do sul de Mato Grosso do Sul, mas não deve ajudar a amenizar a umidade. Vai ficar calor e seco do jeito que estava. E só tem um pouco mais de nebolisidade", explica a meteorologista, acabando de vez com a esperança de uma chuva de verdade no Estado.

Leia Também