Cidades

ENTREVISTA

‘Fazendo o diagnóstico precoce consegue-se curar o câncer de próstata’

Urologista Regis Alexander Macerou fala da importância com os cuidados preventivos

cristina medeiros

09/11/2014 - 17h30
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Depois de inúmeras ações para comemorar  o Outubro Rosa, que chamou a atenção de mulheres para a prevenção do câncer de mama, o foco agora são os homens! No mês de novembro, todo o mundo se une em prol da Campanha Novembro Azul, cujo objetivo é alertar a classe masculina sobre a importância do exame para detectar o câncer de próstata – glândula do sistema reprodutor que armazena os líquidos. Para esclarecer sobre a importância da prevenção e as consequências no aparecimento do tumor maligno (câncer de próstata), entrevistamos o urologista Regis Alexander Macerou, de Campo Grande. 

CORREIO PERGUNTA - O Novembro Azul está para o homem assim como o Outubro Rosa está para as mulheres. Mas elas procuram muito mais o médico para saber sobre a saúde do que os homens, neste caso, para diagnosticar o câncer de próstata. Podemos, então, constatar que o exame de toque ainda é um tabu para o homem brasileiro?

REGIS ALEXANDER MACEROUMelhorou muito, mas ainda é. Antigamente nem se podia falar em toque retal que parecia que ia mudar a sexualidade do homem. Hoje,  não. Quando os homens vêm fazer o exame preventivo,  sabem que farão o toque, pois  sabem que hoje este é o exame  mais importante. Fala-se muito do PSA, que é o exame de sangue, mas o toque é o mais importante. E este tabu tem diminuído muito porque a mídia, cada vez mais, fala sobre a próstata, sobre as doenças do homem, então, ele vai perdendo este medo realmente. Outra coisa são as mulheres do Outubro Rosa. Elas trazem os maridos para as consultas, elas têm ajudado muito também. E a mídia, que fala muito sobre a próstata, que realmente é o órgão mais importante do homem em termos de aparecimento do câncer. Melhorou bastante mas ainda existe resistência. Há paciente que na consulta já diz “doutor, eu não quero fazer o exame de toque”. Mesmo você orientando, explicando a importância de fazer o exame,  ele diz “eu corro o risco”. É uma pequena parcela, mas ainda tem.

O exame dói? Como é feito e quanto tempo dura?

O exame não dói. Ele é incômodo. Trata-se de um toque digital para examinar corretamente o paciente e 30 segundos bastam. Não é um exame doloroso, não é. Há exames que são feitos em mulheres que podemos chamar de doloridos, mas este de toque retal no homem não é. 

Qual a função da próstata?

A próstata é uma glândula que responde pela fertidade masculina. O homem, para ter filhos, precisa ter uma próstata saudável. Ela produz o líquido seminal, que é o líquido onde os espermatozoides, quando o homem ejacula, andam neste líquido para chegar até o colo do útero para engravidar a mulher. Então, até uma certa idade, ela é muito importante. A próstata não produz o espermatozoide, quem produz é o testículo, mas sem o líquido produzido por ela não se consegue levar o espermatozoide até o colo do útero. 

Estatísticas apontam que, a cada seis homens, um é portador de câncer de próstata. Qual a importância do diagnóstico precoce?

A importância é que fazendo o dignóstico precoce, consegue-se curar o câncer de próstata - é o que todo médico e e todo paciente quer. Hoje, o câncer de próstata é o de maior incidência no homem. Mas é preciso ser falado que é um dos tumores que mais são curáveis quando detectados no início. Por quê? Porque quando o câncer sai da próstata, para os gânglios, para os ossos, você não consegue mais curar. Não existe tratamento para curar o câncer de próstata quando ele sai dela. E a gente quer sempre diagnosticar quando? No princípio, quando a pessoa está assintomática, sem sentir nada. Fazendo um exame preventivo de rotina você detecta o tumor e cura a pessoa. 

Quais são os sintomas do câncer de próstata?

Os sintomas do câncer de próstata inicial, aquele que está começando, é assintomático, uma doença silenciosa, traiçoeira na verdade. A próstata, quando dá sintomas, é sempre ao urinar, a dificuldade em urinar, o fluxo começa a diminuir, parece que ele não fez tudo, sobra xixi na bexiga, alguns podem até sangrar. Mas os sintomas são sempre urinários. E podem ser o crescimento benigno da próstata, chamada de hiperplasia e que todo homem pode ter, mas pode ser também do câncer de próstata. Quando o homem tem sintoma urinário e é câncer, geralmente ele não é um tumor localizado, pequenininho, começando, ele já está localmente avançado. O importante, então, é o homem ir ao médico sem estar
sentindo nada.

Há uma idade certa para que se comece a fazer a prevenção?

Se o homem tem no histórico familiar o câncer de próstata, como o pai, o avô, um irmão, um tio por parte de pai, o ideal é começar aos 40 anos. Se não há este histórico familiar, o homem pode começar aos 45 anos. Vai uma vez ao ano ao médico, faz o PSA e o exame de toque. Se estiver tudo ok volta em um ano. Se há alguma alteração no toque ou no PSA que o médico avalia e um ano ser muito distante, ele propõe que o paciente volte de 6 em 6 meses.

Qual o tratamento indicado para o câncer de próstata?

É preciso dividir em dois tratamentos específicos. O câncer de próstata localizado, que é aquele que a gente consegue curar, e o câncer de próstata avançado, que será aquele tratamento paliativo, de controle. O câncer localizado, que é o curável, tem dois tratamentos: um é uma cirurgia, onde se retira totalmente a próstata, as vesículas seminais, os gânglios e cura-se a pessoa; o outro é com a radioterapia. Sabendo que em termos de ordem de cura, a cirurgia cura mais do que a radioterapia. Então, a tendência é você propor ao paciente operar. Mas se ele não quer operar ou não pode operar porque tem riscos cirúrgicos (diabetes, problema cardiovascular ou respiratório) e a cirurgia vai colocá-lo em risco grande, há também a indicação de radioterapia. Quando a doença não pode ser mais curada, não adianta operar. Então, fazemos o tratamento medicamentoso, que também é chamado de tratamento hormonal, no qual você passa medicamentos que diminuem a testosterona do homem, a leva até praticamente zero. E, o último passo, seria a quimioterapia.

E quantos anos se consegue prolongar a vida do homem que faz este tratamento medicamentoso?
Com ele se consegue dar um prognóstico até razoável, de 5 a 10 anos. Mas isso depende também da agressividade do tumor. O câncer de próstata tem uma classificação que vai de 2 a 10. Se for uma agressividade maior, ele não vai durar estes 10 anos. Mas se for um tumor menos agressivo, ele pode durar até mais de 10 anos. Tudo isso será visto na biópsia que será feita para detectar o que é, o grau e o tipo de agressividade.  

Existe alguma relação entre a próstata e a ereção?

Os nervos da ereção passam junto da próstata, bem pertinho dela para o pênis dar a ereção. A próstata, como eu falei no início, está mais ligada à fertilidade do que com a ereção. Mas o homem que tem problema de próstata, o homem que tem dificuldade para urinar, dor para urinar, isso acaba, indiretamente, afetando a ereção. Então, não é que o problema de próstata vai fazer não ter ereção. Mas a pessoa que está doente da próstata indiretamente terá reflexos na ereção. 

O senhor diria que o câncer de próstata é  a doença urológica de maior incidência em seu consultório?

Posso dizer que a hiperplasia benigna da próstata é mais comum do que o câncar de próstata. Porque a hiperplasia todo homem vai ter. Todo homem vai ter o crescimento benigno da próstata. E a chance da hiperplasia dar sintoma urinário é muito maior do que o câncer. E isso se dá após os 40 anos. A próstata tem, em média, 20, 25 gramas, é como uma castanha pequena, que fica na entrada da bexiga. O canal da uretra passa no meio dela. Dos 40 anos para a frente ela começa a sofrer uma hiperplasia, que é o crescimento benigno dela. Este crescimento causa estrangulamento em alguns homens e fazem com que os sintomas retirem a qualidade de vida da pessoa. Então, a hiperplasia dá mais sintomas do que o câncer próstata. Mas, em termos de importância, o câncer de próstata é muito mais importante. 

Há registros de casos de câncer em  homens jovens?

São raros, mas existem. Geralmente são genéticos e são tumores diferentes dos convencionais que se dão com a idade. Infelizmente, eles são piores que estes. O câncer de próstata no jovem é raríssimo e, geralmente, você não consegue curar. São tumores muito mais agressivos que estes que tratamos em homens maduros. E, como os demais, eles não têm sintomas. Você pega um rapaz de 30 anos, por exemplo, e ele não sente nada. E quando vai sentir alguma coisa - que é raríssimo - já está avançado. Ele é tão raro, que a Sociedade Brasileira de Urologia preconiza os exames a partir dos 40. 

O senhor diria que assim como é importante a mulher procurar um ginecologista desde cedo, seria ideal o homem fazer o mesmo no que se refere à consulta com o urologista?

É bom deixar claro que o urologista não é só o médico da próstata. O urologista cuida da saúde do homem. Isso vai desde a criancinha, com aquelas doenças embriológicas, como a criptorquidia (quando os testículos não descem), a fimose; passa pela adolescência, quando começam os ciclos hormonais e quando aparecem doenças como a varicocele (que pode alterar a fertilidade do jovem) e depois na vida adulta. Nesta última fase, a importância de ir ao urologista é tanto para ver a parte prostática, que nós falamos aqui, como para ver a parte hormonal (andropausa). Sem falar que, ao acompanhar a saúde deste homem, conseguimos detectar outras doenças por meio de exames e encaminhá-lo aos especialistas. Claro que o foco é a próstata, mas quando um homem procura um urologista para fazer uma prevenção, hoje a gente pesquisa tudo, toda esta parte, que também pode estar ligada à ejaculação precoce, disfunção erétil, incontinência urinária, fertilidade, coisas que são tratáveis, recuperando a qualidade de vida.

3º dia de greve

Motoristas ignoram multa de R$ 200 mil e Campo Grande segue sem ônibus

TRT determinou que ônibus funcionem com 70% da frota em horários de pico e 50% em horários normais, mas os motoristas não aceitaram

17/12/2025 07h10

Campo Grande entra no 3º dia de greve dos ônibus

Campo Grande entra no 3º dia de greve dos ônibus MARCELO VICTOR

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Campo Grande amanheceu sem ônibus pelo terceiro dia consecutivo nesta quarta-feira (17).

Mais uma vez, os terminais Morenão, Julio de Castilho, Bandeirantes, Nova Bahia, Moreninhas, Aero Rancho, Guaicurus, General Osório e Hércules Maymone amanheceram fechados sem nenhuma "alma viva".

Os pontos estão vazios. Em contrapartida, as garagens estão lotadas de ônibus estacionados.

Com isso, os usuários precisam recorrer a outras alternativas para chegar ao trabalho: bicicleta, a pé, carona, transporte por aplicativo, táxi ou mototáxi. A greve foi alertada antecipadamente, estava prevista e não pegou passageiros de surpresa.

Os motoristas reivindicam pelo pagamento do mês, que foi pago 50%:

  • Pagamento do 5º dia útil – venceu em 5 de dezembro
  • Pagamento da segunda parcela do 13º salário – vai vencer em 20 de dezembro
  • Pagamento do vale (adiantamento) – vai vencer em 20 de dezembro

O Consórcio Guaicurus alega que está em crise financeira e que não tem dinheiro para pagar a folha salarial, 13º salário e custos operacionais básicos (combustível, manutenção da frota e encargos). 

De acordo com o Consórcio, a Prefeitura Municipal de Campo Grande (PMCG) deve R$ 39 milhões à empresa desde 2022 e que os salários dos motoristas só serão pagos caso o poder público repasse o valor.

“O atraso e o pagamento parcial não decorrem de má gestão, mas sim da inadimplência reiterada do Município de Campo Grande/MS no repasse do subsídio financeiro contratualmente instituído no quarto termo aditivo previsto. O valor devido pelo Poder Concedente, apenas no período compreendido desde 2022, quando foi designada a tarifa técnica no quarto termo aditivo do contrato de concessão, já soma um subsídio superior a R$ 39 milhões ainda não repassados ao Consórcio. A dificuldade financeira é uma consequência direta da quebra do equilíbrio econômico-financeiro do contrato de concessão pelo Poder Concedente. O pagamento da complementação do salário de novembro, do adiantamento de dezembro de 2025 (vencível em 20/12/2025) e da segunda parcela do 13º salário está condicionado à regularização desses repasses públicos”, explicou o Consórcio Guaicurus por meio de nota enviada à imprensa.

Mas, a Prefeitura Municipal de Campo Grande (PMCG) rebateu o Consórcio e disse que os pagamentos estão em dia. A prefeita, Adriane Lopes (PP), afirmou que a greve é "abusiva" e "ilegal", pois todos os repasses financeiros foram feitos.

"Além das gratuidades, o Município aporta também o vale-transporte dos nossos servidores, que são adquiridos e utilizados pelos servidores do município e, rigorosamente está em dia esse repasse. As questões judiciais serão discutidas na justiça, dentro da legalidade e da realidade, tanto do Consórcio como do Município. O dinheiro que é a responsabilidade do Município foi pago e, se o Município está rigorosamente em dia, a empresa também teria que estar rigorosamente em dia com os pagamentos dos seus funcionários", disse a prefeita, em coletiva de imprensa realizada na tarde desta terça-feira (16).

"Todas as verbas que são contratuais, que tem relação do Município com o Consórcio Guaicurus foram feitos os repasses, ou seja, a subvenção de R$ 19 milhões, pagamento de vale-transporte de R$ 16 milhões, o Governo do Estado transferiu R$ 7 milhões, ele fez um acordo de R$ 13 milhões neste ano e R$ 4 milhões ficou para o ano que vem, acordado com o consórcio, então todas as verbas que implicam o Poder Público foram transferidas", disse o secretário municipal de Governo, Ulisses Rocha.

DECISÃO JUDICIAL

O desembargador federal do trabalho, César Palumbo, do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (TRT-24) determinou, durante audiência de conciliação realizada na tarde desta terça-feira (16), que:

  • 70% da frota funcione entre 6h e 8h30min (horário de pico)
  • 50% da frota funcione entre 8h30min e 17h
  • 70% da frota funcione entre 17h e 20h (horário de pico)
  • 50% da frota funcione entre 20h e 00h

Mas, os motoristas não acataram a ordem judicial mais uma vez e seguem paralisados. Com isso, o Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo Urbano de Campo Grande leva multa diária de R$ 200 mil. A multa subiu de R$ 20 mil para R$ 100 mil na terça-feira (16) e de R$ 100 mil para R$ 200 mil na quarta-feira (17).

"Não pode existir greve de 100% dos serviços essenciais. A determinação judicial deve ser cumprida. Amanhã, no primeiro período, a categoria vai estar trabalhando. Amanhã, pela manhã [17 de dezembro] o sindicato vai garantir que haja no período compreendido entre 6h e 8h30, 70% da frota funcionando. De 8h30 a 17h, 50% da frota atendendo a população. Entre as 17h e as 20h, 70% da frota. E após, 50% da frota no horário normal", pediu o desembargador aos motoristas, que recusaram.

Presidente do sindicato, Demétrio Freitasfoi a favor da retomada do mínimo exigido em lei, mas foi voto geral dos motoristas venceu.

“A população está sofrendo muito, vai para três dias sem ônibus em Campo Grande, mas o trabalhador também precisa receber. Todo mundo que trabalha precisa receber seus vencimentos”, disse.

3º DIA DE GREVE

Campo Grande está sem ônibus há três dias consecutivos.

Esta é a segunda vez no ano em que a Capital fica sem transporte. Em 22 de outubro de 2025, Campo Grande amanheceu sem ônibus, com terminais fechados e pontos vazios. Os motoristas do transporte coletivo paralisaram atividades por duas horas, das 4h30min às 6h30min, o que refletiu em atrasos o dia todo. O fato pegou usuários de surpresa, que acordaram para ir trabalhar e não tinham meio de locomoção.

Esta é a maior greve dos últimos 31 anos em Campo Grande. Em outubro 1994, na gestão do ex-prefeito Juvêncio César, o transporte coletivo paralisou por dois dias e meio. Os ônibus tomaram as ruas do centro e interditaram o trânsito. Na ocasião, motoristas murcharam os pneus dos ônibus em forma de protesto.

A greve afeta 100 mil usuários, que usam o transporte coletivo diariamente para ir e voltar do trabalho.

PARALISAÇÃO DOS ÔNIBUS

Audiência termina sem conciliação e greve dos ônibus continua em Campo Grande

Motoristas ficaram indignados com a decisão judicial, a qual determina que 70% da frota volte a funcionar em horários de pico.

16/12/2025 19h22

Muitos motoristas do Consórcio Guaicurus compareceram à audiência no Tribunal Regional do Trabalho

Muitos motoristas do Consórcio Guaicurus compareceram à audiência no Tribunal Regional do Trabalho Foto: Gerson Oliveira / Correio do Estado

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Motoristas do transporte coletivo urbano de Campo Grande lotaram o plenário do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, na tarde desta terça-feira (16), para acompanhar a audiência que debateu sobre a greve que paralisou os ônibus desde segunda-feira (14).

A audiência terminou sem conciliação e possibilidades entre o Consórcio Guaicurus, Município de Campo Grande e os profissionais da categoria. No entanto, o desembargador César Palumbo Fernandes determinou que 70% da frota voltasse a funcionar nos horários de pico.

"Não pode existir greve de 100% dos serviços essenciais. A determinação judicial deve ser cumprida. Amanhã, no primeiro período, a categoria vai estar trabalhando. Amanhã, pela manhã, o sindicato vai garantir que haja no período compreendido entre 6h e 8h30, 70% da frota funcionando. De 8h30 a 17h, 50% da frota atendendo a população. Entre as 17h e as 20h, 70% da frota. E após, 50% da frota no horário normal.", disse o desembargador.

Além disso, a multa, caso os ônibus não voltem a circular na manhã de quarta-feira (17), imposta ao Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo Urbano de Campo Grande, aumentou de R$ 100 mil para R$ 200 mil por dia de descumprimento da decisão.

Apenas metade da folha salarial de novembro foi paga, sendo que a outra parte não tem previsão de pagamento. Ao todo, a dívida em aberto chega a R$ 1,3 milhão líquidos a serem repassados aos trabalhadores.

Diante da decisão do desembargador, os profissionais da categoria se indignaram, levantaram e saíram da audiência. Demétrio Freitas, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Coletivo e Urbano de Campo Grande (STCU-CG), disse que a greve está mantida por decisão dos próprios motoristas.

"A gente tá muito chateado com a Justiça do Trabalho por entender que quem paga a conta é sempre o trabalhador. No nosso entendimento, 70% ele simplesmente acabou com a greve. Infelizmente, vai continuar parado. Não é o que a gente quer, a população tá sofrendo muito, vai para três dias sem ônibus em Campo Grande, mas o trabalhador também precisa receber, todo mundo que trabalha precisa receber seus vencimentos", concluiu Demétrio Freitas.

O que disse o Município?

Na audiência, representando a Prefeitura de Campo Grande, a procuradora-geral do Município Cecília Saad afirmou que os repasses foram feitos pelo Executivo e, devidamente, depositados na conta do Consórcio Guaicurus.  De acordo com a representante, o valor destinado, na última sexta-feira (12), foi de R$  3.074.148,73.

Ela também relatou que, em junho/julho de 2024, foi publicado no Diário Oficial do Estado, que o governo se comprometeu em repassar quatro parcelas em torno de R$ 3 milhões, sendo duas no ano de 2025, e a terceira e a quarta em janeiro e fevereiro de 2026, respectivamente.

Diante destas afirmações, ela solicitou ao juiz o prazo de 24 horas para juntar a documentação e comprovar o pagamento ao Consórcio, o qual foi aceito pela autoridade.

Consórcio afirma que não tem dinheiro

Temis de Oliveira, presidente do Consórcio Guaicurus, confirmou o recebimento por parte da Prefeitura, mas alega que há outras pendências a serem pagas além da folha salarial, como os gastos com manutenção, diesel, mecânico, etc.  

"Hoje, o consórcio não tem caixa para pagar a parcela de 50% de novembro. Desses R$ 3 milhões (recebidos), haviam recursos que eram devidos de meses passados e a gente tinha outros compromissos".

"Sem aporte de alguma dessas verbas (cerca de R$ 4 milhões a serem recebidas pelo Consórcio), não temos mais saúde financeira, crédito nos bancos para poder buscar e resolver esses acordes", disse o prsidente Temis de Oliveira. Ele complementa: "Nós vamos procurar conversar com a Prefeitura para receber o que nós temos a receber ainda e negociar, negociar o tempo inteiro".

O presidente do Consórcio Guaicurus lembra que há o cumprimento do quarto termo aditivo do contrato, que precisa ser apurado mensalmente e um valor a ser recebido, algo que não ocorre desde 2022.

"Tem uma obrigação da AGEREG para, ao final de cada mês, fazer a apuração da diferença da tarifa pública para a tarifa técnica ou tarifa de remuneração e a prefeitura buscar os meios para pagar. Isso não tem sido pago desde 2022. Nós buscamos o recebimento dessas verbas também".

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