Cidades

IBGE

Expectativa de vida cresce
10,9 anos entre 1980 e 2013
em Mato Grosso do Sul

Pesquisa revela que mulheres vivem, em média, 7 anos a mais do que os homens.

GABRIEL MAYMONE

01/12/2014 - 15h30
Continue lendo...

Um bebê nascido em Mato Grosso do Sul, no ano passado, tem expectativa de viver, em média, até os 74,7 anos. Uma realidade diferente de quem nasceu em 1980, há 34 anos, quando a esperança de vida do sul-mato-grossense era 63,8 anos, uma diferença de 10,9 anos. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (1º), pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Conforme a pesquisa, as mulheres vivem, em média, 7,1 anos a mais do que os homens. Enquanto o público feminino tem expectativa de viver até os 78,4 anos, o gênero masculino deve viver até os 71,3 anos em MS. Essa diferença aumentou desde 1980, quando o público feminino tinha expectativa de viver 4,4 anos a mais do que os homens, numa relação de 66,2 anos para elas e 61,8 anos para eles. Enquanto as mulheres 'ganharam' 12,2 anos no período, os homens viram sua expectativa de vida aumentar 9,6 anos.

No geral, Mato Grosso do Sul é o décimo estado do país com maior expectativa de vida. Os primeiros são Santa Catarina (78,1 anos), Distrito Federal (77,3) e São Paulo (77,2). Os estados com menor expectativa de vida são Maranhão (69,7), Alagoas (70,4) e Piauí (70,5).

Investimento

Estado renova frota de todas as forças de segurança pública

Investimento de R$ 174 milhões renova frota das forças de segurança e inclui veículos especializados para policiamento, resgate e combate a incêndios

26/06/2026 08h00

Viaturas novas que serão entregues às forças de segurança pública

Viaturas novas que serão entregues às forças de segurança pública Foto: Gerson Oliveira

Continue Lendo...

O governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), prepara-se para entregar 522 viaturas novas para as forças de segurança estaduais.
No evento, programado para terça-feira, em Campo Grande, serão entregues viaturas e equipamentos para as

Polícias Civil e Militar, o Corpo de Bombeiros e também para as Polícias Penal e Científica. 
Ao todo, o governo de Mato Grosso do Sul está investindo R$ 174 milhões apenas em viaturas, além de mais de R$ 2 milhões na renovação de parte do estoque de coletes balísticos e pistolas para as polícias. 

As viaturas que serão entregues pelo governo do Estado às forças de segurança são dos tipos mais variados: vários tipos de caminhões para os bombeiros, como de salvamento, caminhões bomba-tanque com versões otimizadas para resgate e combate de incêndios florestais, além de caminhões-baú, para transporte de animais, carretas e furgões. 

Para todas as forças há micro-ônibus, ônibus e veículos dos mais diversos, como automóveis de pequeno porte, modelos hatch e sedan, e também SUVs caracterizadas e descaracterizadas, além de viaturas URS (resgate e salvamento) e UTV (para pequenas funções). 

O governador Eduardo Riedel, que participará da cerimônia de entrega, ressaltou que o valor investido, de R$ 174 milhões, é recorde para o setor de segurança pública. 

“Temos uma política de investimento permanente em segurança pública. Vamos entregar mais de 500 viaturas para todas as polícias, para todo o Estado, um valor recorde para as forças de segurança, nas mais diversas especialidades”, afirmou. 

“Além dos investimentos em viaturas, armamento e equipamento e também na formação e valorização dos servidores – recentemente formamos mais 400 policiais civis –, temos uma ação coordenada de inteligência e integração para fazer frente, de forma firme e preparada, ao crime organizado”, destacou o governador Eduardo Riedel.

Os investimentos para a aquisição das viaturas têm várias origens, entre recursos próprios do governo e também verbas federais. Também há a participação de fundos para a área de segurança pública. 

Assine o Correio do Estado

Esportes

Neymar desiste de ida ao FC Cincinnati, time da MLS nos Estados Unidos, diz site

Segundo o site norte-americano The Athletic, o clube desistiu das negociações após se frustrar com a lentidão em um possível movimento

25/06/2026 23h00

Neymar durante treino do Santos

Neymar durante treino do Santos Foto: Raul Baretta/Santos FC

Continue Lendo...

Uma das estrelas da seleção brasileira nesta Copa do Mundo, Neymar não está mais nos planos do FC Cincinnati, da Major League Soccer, a liga de futebol dos Estados Unidos, um dos países anfitriões do Mundial.

Segundo o site norte-americano The Athletic, o clube desistiu das negociações após se frustrar com a lentidão em um possível movimento.

Em abril deste ano, o veículo revelou que o FC Cincinnati havia iniciado conversas preliminares com o estafe do atleta. No entanto, a equipe nunca fez uma oferta oficial ao jogador.

"Neymar queria se juntar ao FC Cincinnati se as finanças pudessem ser acordadas. O diretor esportivo Chris Albright e o presidente Jeff Berding visitaram o Brasil em abril para se reunir com Neymar e seu pai, enquanto as negociações continuavam, dizem fontes", diz um trecho da reportagem publicada pelo The Athletic.

Neymar tem contrato com o Santos até o fim do ano e já pode assinar pré-contrato a partir da metade deste ano. Ainda segundo o site norte-americano, ainda está aberto a se transferir para outro clube da MLS caso a situação financeira estiver certa.

Nesta temporada, o camisa 10 do Santos e da seleção brasileira soma seis gols e quatro assistências em 15 partidas pelo time alvinegro. Ele voltou ao clube que o revelou no ano passado, após deixar o Al-Hilal, da Arábia Saudita.

Após o sucesso comercial de Messi no Inter Miami, os clubes da MLS passaram a focar em contratar estrelas globais como Marco Reus (Los Angeles Galaxy) e Son Heung-min (Los Angeles FC).

Outro ponto a ser destacado neste movimento de mercado é a busca dos times em atrair mais espectadores na preparação para uma negociação de direitos de mídia da em 2028 e 2029, pois o atual acordo da liga com a Apple termina no final da temporada 2028-29

O jogador da seleção entrou em campo pela primeira vez nesta Copa na última quarta-feira, 24, na vitória do Brasil sobre a Escócia por 3 a 0 pela 3ª rodada do Grupo C. Ele ficou fora dos dois primeiros jogos no Mundial pois se recuperava de lesão na panturrilha.

Com o resultado contra os escoceses, a equipe comandada pelo italiano Carlo Ancelotti garantiu o primeiro lugar da chave e vai conhecer o adversário da segunda fase do Mundial nesta quinta-feira, que será o segundo colocado do Grupo F. Os possíveis rivais são Holanda, Japão e Suécia.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).