Cidades

Violência

A+ A-

Execução de empresários pode estar
ligada a desaparecimento de PRF

Também há suspeita que mortes de policiais tenham relação com crime

RENAN NUCCI

30/09/2016 - 08h16
Continue lendo...

A execução dos brasileiros Jhoni Reis Fernandes de Oliveira, 33 anos, e Jairo de Castro Alves, 44, ocorrida na tarde de quarta-feira, na cidade paraguaia de Salto del Guairá, pode estar ligada a outros crimes ocorridos recentemente na região. Policiais do país vizinho trabalham com a hipótese de que uma das vítimas tenha participado, mesmo que de forma indireta, do desaparecimento de um policial rodoviário federal que atuava no Paraná, ou do homicídio de dois policiais militares da reserva, de Mundo Novo, município sul-mato-grossense distante 20 quilômetros de Salto del Guairá.

Johni é filho do ex-presidente da Câmara de Mundo Novo, Sebastião dos Reis Oliveira, conhecido como Tião Barbudo. Durante a Operação Prometeu, realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), em 2014, foi investigado por participar de uma quadrilha que usava carretas roubadas para transportar cigarros contrabandeados, armas, munições, medicamentos e eletrônicos. 

Jairo, por sua vez, filho do dono do Jornal Tribuna do Povo, foi alvo da Operação Hidra, da Polícia Federal de Maringá (PR), também por envolvimento com grupos de contrabandistas, segundo o Diário de Cuiabá, que chegava a ter policiais rodoviários no esquema.

Como a maioria do cigarro que entra de forma ilegal no Brasil vem da região de Salto del Guairá, passando por Guaíra(PR) ou por Mundo Novo, é possível que os crimes tenham ligação, segundo informações extra-oficiais de fontes da polícia do Paraguai. A partir da dupla execução, investigadores passaram a considerar que houvesse ligação com o desaparecimento do PRF Douglas Renato Hermmann, de 33 anos, lotado no posto de Cascavel (PR). 

O agente sumiu em abril deste ano, depois de um dia de plantão. Ao chegar do serviço, deixou fardas e arma com familiares, e saiu para se encontrar com amigos, não sendo mais visto.  De acordo com o Portal Guaira, a camionete Toyota Hilux que ele ocupava estava no Paraguai, com vestígios de sangue e crivada de tiros. Dias depois, um Jeep Cherokee foi encontrado queimado na fronteira. Imagens de câmeras de segurança apontaram que ambos os automóveis foram vistos transitando juntos pela ponte Ayrton Senna.

Outros indícios remetem à dupla execução  dos PMs da reserva Elio Almeida Sousa, 53, e Valdomiro Ribeiro de Souza, 51. Eles foram mortos na manhã de 1º de julho, em Mundo Novo. Pistoleiros em uma moto atiraram diversas vezes no veículo ocupado por eles.

Ambos haviam sido presos na operação Fumus Malus, do Gaeco, que assim como as operações em que Jhoni e Jairo foram citados, também apurava esquema de contrabando de cigarros e outros produtos do Paraguai. Eles supostamente favoreciam a passagem de carregamentos e, por esta razão, foram alvos de queima de arquivo. O mesmo pode ter acontecido com o PRF.

DUPLA EXECUÇÃO

Jhoni e Jairo eram empresários e tinha dupla nacionalidade. Eles foram assassinados na tarde de quarta-feira, enquanto seguiam pela Avenida Bernadirno Caballero, em Salto del Guairá. No cruzamento com a Rua Ypacarai, os pistoleiros se aproximaram em carro Fiat Palio e dispararam, fugindo em seguida. No local foram encontrados 36 cápsulas de armas nove milímetros e .40. Os brasileiros Jânio Ricardo Benitez e Cleucio Pereira dos Santos estavam no Pálio visto por testemunhas e foram presos horas depois.

Prazos

Mais de 68 mil pessoas poderão concluir o processo de obtenção da CNH até 31 de dezembro em MS

Os processos para retirada da CNH, que foram prorrogados por mais 12 meses, foram interrompidos em 2019

18/04/2024 17h50

Foto: Rachid Waqued

Continue Lendo...


De acordo com a deliberação nº271/2023, todos os processos de habilitação ativos até dezembro de 2023 tiveram o prazo de conclusão ampliado para 31 de dezembro de 2024.

De acordo com o levantamento do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), mostra que 8,6 mil processos estão parados na etapa de agendamento teórico, enquanto  12,6 mil na etapa de agendamento do exame prático de duas rodas. 

Ainda de acordo com o departamento de trânsito, 14,3 mil veículos estão na fase de agendamento prático de quatro rodas.Os demais são alunos que se encontram na fase de exames de saúde e ainda não chegaram na etapa de aulas.

O aviso do Detran é para as pessoas que ainda tem interesse em dar andamento ao processo procurem os seus respectivos CFC (Centro de Formação de Condutores) e não deixem para fazer isso perto do prazo expirar.

Ainda segundo o órgão, uma notificação eletrônica será encaminhada para os cidadãos que se qualificarem para a prorrogação. O alerta será enviado ao e-mail cadastrado no sistema durante a inscrição. Não haverá necessidade de efetuar novos pagamentos ou emissões de novas guias.

 

Assine o Correio do Estado

 

Vacina da dengue

Ministério da Saúde amplia vacinação contra dengue e MS deixa faixa etária a critério dos município

Apesar do Ministério da Saúde liberar a vacinação para o público de 4 a 59 anos, Mato Grosso do Sul deve imunizar público de 6 a 16 anos, nos 78 municípios do estado

18/04/2024 17h42

Medida de emergência foi adotada pois imunizantes vencem no próximo dia 30 de abril. Reprodução/Sesau

Continue Lendo...

Com mais de 36 mil doses da vacina contra a dengue ainda disponíveis em Mato Grosso do Sul, a partir de hoje (18), a imunização foi ampliada para crianças e adolescentes de 6 a 16 anos em Campo Grande, bem como nos 78 municípios do Estado. 

Essa ampliação, anunciada pelo Ministério da Saúde, é uma medida excepcional e temporária. Inicialmente, a vacinação contra a dengue estava restrita a crianças de 10 a 14 anos. No entanto, o risco de perda de doses devido ao vencimento próximo, em 30 de abril, levou o órgão federal a tomar essa medida.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES/MS), os municípios foram orientados da seguinte maneira: mantém-se a recomendação de vacinação contra a dengue na faixa etária de 10 a 14 anos. No entanto, se houver doses com vencimento em 30 de abril de 2024, em quantidade que represente risco de perda física, essas doses poderão ser aplicadas em pessoas de 6 a 16 anos de idade.

Larissa Castilho, Superintendente de Vigilância em Saúde da SES/MS, explica que essa é uma medida temporária, conforme a nota técnica 65 de 2024 do Ministério da Saúde, que trata da estratégia temporária de vacinação da dengue para as doses com validade para 30 de abril de 2024.

“Essa estratégia, ela vale para os municípios que contém essas doses com validade próxima e mantém a recomendação para a faixa etária de 10 a 14 anos com vencimento e se tiver um quantitativo representativo pode ampliar essa faixa etária para 6 a 16 anos. Não tendo adesão desse público, a gente pode ampliar a faixa etária temporariamente de 4 a 59 anos”, esclarece.

Sobre a previsão de chegada de novas doses, Larissa esclarece que essa é uma organização do Ministério da Saúde, e novas doses serão encaminhadas conforme a campanha for acontecendo ao longo do ano.

“Ainda não mandaram a previsão, então como é uma estratégia pontual de estoque que temos com validade para 30 de abril, eles vão encaminhar novas doses conforme a campanha for acontecendo ao longo do ano, porém para essa estratégia não virão novas doses, vão vir ao longo da campanha”, finaliza a Superintendente de Vigilância em Saúde da SES/MS.

Vacinação  na Capital 

Atualmente, há 1.346 doses da vacina contra a dengue disponíveis em Campo Grande. Desde o início da campanha, em 11 de março, foram aplicadas pouco mais de 10,5 mil doses.

Diante da nova recomendação do Ministério da Saúde, a Sesau informou que, durante a semana, a vacinação ocorrerá nas mais de 70 unidades básicas de saúde da família espalhadas pelas sete regiões urbanas e distritos do município, destinadas ao público-alvo de 6 a 16 anos.

Vacinação em Dourados

O prazo para tomar a primeira dose da vacina contra a dengue em Dourados segue até o dia 30 de abril. Para ampliar o número de imunizados, a Prefeitura, em parceria com a Fiocruz, expande os pontos de aplicação das doses no próximo sábado (20/4), durante o 'Dia D' de vacinação contra a dengue.

Neste dia, a vacina será oferecida em oito pontos extramuros para pessoas com idade entre 18 e 59 anos, além da Sala de Vacinação do PAM, onde podem vacinar pessoas de 4 a 59 anos.

Veja como está o índice de vacinação nos municípios:

Assine o Correio do Estado.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).