Cidades

falta de leitos

Defensoria Pública registra dois pedidos por dia para vaga hospitalar em Campo Grande

Na semana passada, Justiça determinou que município internasse paciente em hospital particular.

DA REDAÇÃO

30/10/2014 - 17h00
Continue lendo...

A Defensoria Pública da comarca de Campo Grande tem recebido, neste mês de outubro, pelo menos dois novos pedidos por vaga hospitalar a cada dia. Conforme levantamento do Núcleo da Fazenda Pública da Defensoria, somente nas duas últimas semanas, contabilizando dias úteis, plantões e feriado prolongado, foram atendidos 29 casos.

Conforme a Defensoria, os pedidos por vaga são diversificados e muitos são referentes a casos complexos que exigem transferência de pacientes que estão em Unidades Básicas de Saúde para UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Entre os casos atendidos na semana passada está o de um paciente de 82 anos, que deu entrada na UBS do bairro Tiradentes, no período da manhã do dia 22, após sofrer um mal súbito.

A médica de plantão, conforme prontuário, registrou desorientação aguda e suspeita de acidente vascular encefálico (AVE). Às 12h25min, a profissional atestou, em laudo, a ocorrência do AVE, considerou o quadro clínico gravíssimo, com risco de morte e solicitou vaga hospitalar via Regulação Municipal de Vagas, para realização de tomografia e avaliação com neurologista.

Porém, o leito não foi liberado devido à falta de vagas nos hospitais da Capital. Como os familiares não possuem condições financeiras de custear as despesas com internação em hospital particular, uma neta procurou a Defensoria Pública.

O pedido foi ajuizado pela Defensoria no período da tarde e deferido à noite. Conforme decisão judicial, o município tinha o prazo máximo de quatro horas para disponibilizar o leito ao idoso.

Diante do não cumprimento da ordem judicial, a Defensoria informou à Justiça que nenhuma providência foi tomada e, na sequência, o juiz emitiu um mandado de bloqueio e apreensão de valor, além de mandado de intimação com cumprimento imediato.

Foi determinado que o oficial de justiça fosse até a Unidade Básica Tiradentes e, caso o idoso ainda estivesse à espera da vaga, que fosse providenciada a internação em hospital particular com requisição de ambulância da UBS.

O oficial de justiça compareceu ao local e, como o assistido ainda aguardava, foi providenciada a transferência para um hospital particular, conforme decisão.

Cidades

Em 14h, chuva de 181 mm derruba pontes em Paranhos

Água tranbordou em pontos do município na zona rural e na zona urbana

13/12/2025 10h30

Reprodução

Continue Lendo...

Um forte temporal atingiu a região de Paranhos, a 462 km de Campo Grande, e deixou um rastro de destruição no município ao longo da última sexta-feira (12).

Conforme registrado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a região de Paranhos registrou, entre as 4h e as 18h de ontem, uma precipitação acumulada de 181,6 mm.

Queda de pontes

A intensidade das chuvas causou a queda da ponte de madeira que passa sobre o Rio Destino e dava acesso ao Assentamento Beira Rio e às aldeias Ypo`i e Sete Cerros na zona rural do município.

Em outro ponto do mesmo rio, uma ponte de concreto foi completamente carregada pelas águas. A estrutura dava acesso à Fazenda Itapuã e ao Assentamento Vicente de Paula e Silva.

Para acessar a cidade, moradores de ambas as regiões afetadas pela queda das pontes terão dar a volta pela Rodovia MS-165, pela linha internacional que separa Brasil e Paraguai.

Água transbordou

Com o grande volume de chuva, o Rio Iguatemi chegou a transbordar encobrindo uma ponte, na altura que liga a cidade de Paranhos a Rodovia MS-156, entre Amambai e Tacuru,

Outra inundação ocorreu na zona urbana de Paranhos, onde o Lago Municipal encheu por completo.

Veja os registros dos estragos:

Vídeo: Reprodução/A Gazeta News 

Cidades

Cantor que passou mal antes do show é submetido a cirurgia cardíaca

Clemente Nascimento, pioneiro na cena do punk brasileiro, passou pelo procedimento nesta sexta-feira (12), na Santa Casa de Campo Grande

13/12/2025 09h54

Clemente Nascimento, das bandas Inocentes e Plebe Rude, teve um mal-estar momentos antes de subir ao palco no Bosque Expo

Clemente Nascimento, das bandas Inocentes e Plebe Rude, teve um mal-estar momentos antes de subir ao palco no Bosque Expo Reprodução Instagram

Continue Lendo...

O ícone do punk rock nacional, Clemente Nascimento, passou mal momentos antes do show e, na tarde de sexta-feira (12), precisou passar por uma cirurgia cardíaca na Santa Casa de Campo Grande.

O cantor e guitarrista das bandas Inocentes e Plebe Rude iria se apresentar no dia 11 de dezembro, quando sofreu um mal-estar e precisou receber atendimento médico.

O organizador do evento destacou o artista, de 62 anos, como a principal atração musical, que ocorreria no Bosque Expo, no Shopping Bosque dos Ipês.

Por meio de nota nas redes sociais, a família comunicou que Clemente Nascimento passou por uma cirurgia complexa no coração e estava em recuperação.

Confira a nota:

“A família Nascimento, o Inocentes e a Plebe Rude informam que, na noite de ontem, 11/12, em Campo Grande (MS), momentos antes de um show, Clemente Nascimento sentiu um mal-estar e precisou ser internado na Santa Casa da cidade.

Clemente foi submetido, durante a tarde de hoje, a uma cirurgia de emergência complexa no coração e está em recuperação.”
 

 

 

 

Referência no cenário punk

Um dos ícones da cena musical do punk e do rock brasileiro, Clemente Nascimento iniciou, em 1981, sua trajetória com os Inocentes, banda que teve papel importante na consolidação do gênero no país.

Em 2004, passou a integrar a banda Plebe Rude, que surgiu em Brasília na década de 1980, período efervescente que marcou vários outros nomes da música brasileira.
 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).