Quinta, 29 de Setembro de 2016

DISCUSSÃO NO SENADO

Plantação de soja no Pantanal
pode causar risco para bioma

Comissão estuda endurecer lei sobre plantio na região

21 SET 2016Por RODOLFO CÉSAR19h:50

A plantação de soja na região do Pantanal pode ser problema para o equilíbrio do meio ambiente. O assunto foi discutido na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado na manhã de hoje.

Os principais riscos são o uso de agrotóxicos nas lavouras e a possibilidade de assoreamento dos rios que formam o Pantanal.

"Conheço muito bem nossa bacia hidrográfica. Aliás tenho denunciado que muitos rios do meu Estado. Se não fizermos algo para defende-los, poderão morrer em um futuro muito próximo”, disse o senador Pedro Chaves (PSC), que preside a comissão.

Na audiência foi discutida a possibilidade de elaboração de legislação que possibilite a proteção do bioma. "Vamos continuar lutando para que tenhamos uma legislação consistente", afirmou o parlamentar.

Participaram do evento Roberto Klabin, presidente do Instituto Socioambiental da Bachia do Alto Paraguai SOS Pantanal; Ricardo Eboli, diretor de Licenciamento Ambiental do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul; e Luiz Ribas, diretor da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso.

De Corumbá também falou Ângelo Rabelo, presidente do Instituto Homem Pantaneiro; além de Lucas Galvan, diretor da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul.

Leia Também