Cidades

REPELENTE NATURAL

Conheça a Crotalária, flor utilizada no combate ao Aedes

Hotel de Bonito curtiu a ideia e vêm distribuindo sementes da planta para a população

MARIANE CHIANEZI

10/02/2016 - 17h53
Continue lendo...

Imagine seu jardim com belas flores amarelas, atraindo energia positiva e beleza. Agora imagine que, além dessas características, essas flores atuam como repelente natural contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika vírus e chikungunya. Essa planta é a Crotalária Juncea, espécie que se adapta a qualquer habitat e cresce rapidamente nos jardins. A Crotalária em fase adulta atrai a libélula, inseto que se alimenta das larvas do mosquito, além de ser considerado predador natural do Aedes. O inseto distribui seus ovos na água parada, justamente onde o Aedes se prolifera, e quando os ovos da libélula eclodem, as larvas se alimentam das larvas do mosquito. 

Com base nesses benefícios, o Hotel Pousada Águas de Bonito, resolveu investir na ideia e incentivar a população a frear o crescimento dessa epidemia que vem tomando conta do Brasil. A campanha desenvolvida pelo hotel envolve a distribuição de sementes da Crotalária para os moradores de Bonito, 300 quilômetros distantes de Campo Grande.O plano da campanha surgiu quando os proprietários da pousada assistiram a uma reportagem sobre o município de Sorriso (MT), que mostra ação realizada pela prefeitura em parceira com uma organização, produziram uma pesquisa e investiram na distribuição gratuita da semente para a população.

De acordo com o gerente de marketing do hotel, Willian Yudi, as sementes da planta estão sendo distribuídas gratuitamente na recepção do hotel, “caso a procura seja grande, planejaremos distribuir nas ruas da cidade” diz ele. As sementes foram adquiridas na Capital, numa produtora de sementes, que em contato, disse vender apenas em grandes proporções para produtores rurais, público-alvo da empresa.

A reportagem pesquisou e identificou duas fabricantes de sementes em Campo Grande que comercializam o grão da Crotalária, “Sementes Garcia” e “Sementes Bonamigo”, mas as empresas disseram que a semente está em falta, por conta da grande procura dos clientes, mas que já trabalham para repor o estoque. Para quem se interessou, também há opções de compras na web: Sementes Caiçara, BR Seeds e Plantei. Os preços variam de acordo com a quantidade de compra e orçamento do frete.

Vale lembrar que a eficácia da Crotalária no combate ao Aedes não foi comprovada cientificamente e o foco é mais um experimento de acabar com a multiplicação do mosquito, já que todo método é bem vindo no combate a sua infestação. Mesmo com a planta em seu jardim, não deixe de combater a dengue com os métodos tradicionais, mantendo quintais limpos e não deixando água parada. 

Saiba como cultivar a Crotalária:

A Crotalária prefere solo fértil locais frescos, quando selecionar o local do plantio, faça covas de aproximadamente 2 cm de profundidade  50 cm de distância entre cada cova. Em cada cova, coloque 2 sementes de Crotalária e regue diariamente na fase do nascimento do grão, mas tenha cuidado para não deixar solo muito encharcado. A Crotalária requer os cuidados básicos, que geralmente temos com as outras plantas de nosso quintal ou jardim. As sementes germinarão de 5 a 7 dias, e quando florir, começaram a atrair as libélulas.

16 dias internado

Morre segunda vítima de acidente envolvendo mureta na Gunter Hans

Daniel Moretti, de 26 anos, será velado nesta segunda-feira (15), no Cemitério Memorial Park, em Campo Grande

15/12/2025 09h35

Daniel Moretti, de 26 anos, ficou 16 dias internado em estado gravíssimo

Daniel Moretti, de 26 anos, ficou 16 dias internado em estado gravíssimo Reprodução Instagram

Continue Lendo...

Daniel Moretti Nogueira, de 26 anos, morreu na madrugada desta segunda-feira (15), no Hospital Santa Casa, após ficar 16 dias internado em estado gravíssimo.

Ele é o motorista do carro que se envolveu em um acidente grave, em 29 de novembro de 2025, na mureta da avenida Gunter Hans. Na ocasião, Ângelo Antônio Alvarenga Perez, de 23 anos, passageiro, faleceu no local do acidente.

Daniel Moretti, de 26 anos, ficou 16 dias internado em estado gravíssimoCarro ficou completamente destruído. Foto: divulgação

Conforme apurado pela reportagem, os jovens seguiam em um Peugeot 2008 na avenida Gunter Hans, sentido centro-bairro, por volta das 22 horas de 29 de novembro, quando colidiu violentamente contra a mureta do corredor de ônibus.

O motorista vinha em alta velocidade e freou quando viu a mureta, mas, não conseguiu evitar a colisão.

A lateral direita do veículo ficou destruída. Daniel Moretti era o motorista e foi socorrido em estado grave. Já Ângelo Alvarenga era o passageiro e morreu no local.

Quatro viaturas do Corpo de Bombeiros (CBMMS), duas da Polícia Militar (PMMS), uma da Polícia Civil (PCMS), uma da Polícia Científica e um carro funerário estiveram no local para socorrer as vítimas, isolar a área, recolher os vestígios do acidente, realizar a perícia e retirar o corpo, respectivamente.

Daniel Moretti será velado a partir das 10h desta segunda-feira (15), no Cemitério Memorial Park, em Campo Grande.

O acidente repercutiu na imprensa campo-grandense e pôs em questão a inutilidade da mureta do corredor de ônibus da Gunter Hans, que está sem utilidade há anos devido a obra inacabada.

INADIMPLÊNCIA

Imasul divulga mais de 9 mil empresas inadimplentes por Lei da Logística Reversa

Fabricantes e importadoras que venderam produtos em 2022 e não implementaram sistema de acordo com a lei estão sujeitos a multas por crime ambiental

15/12/2025 09h32

Imasul divulga nome de 9 mil empresas inadimplentes devido a lei de logística reversa

Imasul divulga nome de 9 mil empresas inadimplentes devido a lei de logística reversa Divulgação: Governo do Estado

Continue Lendo...

Publicado no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul desta segunda-feira (15), o Instituto do Meio Ambiente do Estado, o Imasul, por meio de edição de suplemento, divulgou mais de 9 mil empresas que não cumpriram com a lei da logística reversa.

Segundo o documento, 9.130 comerciantes geraram embalagens descartáveis há 3 anos atrás, em 2022 e ainda não comprovaram a existência de um sistema de logística reversa, que é previsto obrigatoriedade na legislação de Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), baseada na Lei nº 12.305 de 2010.

A lei a princípio estabelece para fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, consumidores e também poder público, a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, com foco principal na destinação correta de embalagens e resíduos pós-consumo.

Os produtos e, consequentemente, empresas sujeitas à logística reversa, são as que fabricam mercadorias de:

  • Agrotóxicos e embalagens;
  • Óleos lubrificantes, com resíduos e embalagens;
  • Pneus inservíveis – que estão no fim da vida útil;
  • Lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e de mercúrio;
  • Baterias e pilhas;
  • Equipamentos eletroeletrônicos, que geram lixo eletrônico;
  • Medicamentos domiciliares vencidos ou em desuso, além das embalagens;
  • E embalagens de alimentos, bebidas, produtos de higiene, cosméticos, limpeza, entre outros.

Agora, as empresas citadas no documento são consideradas inadimplentes e estão sujeitas à multas e penalidades ambientais, com base no Decreto Federal nº 6.514/08 e na Lei Federal de Crimes Ambientais, que responsabilizam sobre crimes do tipo.

Entre as identificadas, aparecem empresas da área de saúde e medicamentos, como farmácias e clínicas odontológicas, além de empresas de eletrônicos, confeitarias, de decoração e papelaria, agrícolas e têxtil. Também estão na lista comércios de bebidas, alimentos e calçados.

Confira a lista divulgada no Diário Oficial de Mato Grosso do Sul aqui.

* Saiba

Algumas grandes empresas contam com programas individuais que estabelecem sistemas de coleta das embalagens, como em comércio de cosméticos, com a devolução de frascos nas próprias unidades, ou também no comércio de bebidas com a criação de embalagens retornáveis, com reintrodução na cadeia produtiva.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).