Cidades

investigada

A+ A-

'Sequestradora' de bebês teve gravidez psicológica, relata testemunha

Kaira Santana é investigada por ter fugido com duas crianças

RODOLFO CÉSAR E MARESSA MENDONÇA

24/11/2017 - 19h53
Continue lendo...

Kaira Fernanda Soares Santana, 21 anos, flagrada com um bebê de 7 meses que tinha sido sequestrado em Campo Grande, teve gravidez psicológica e quadro psiquiátrico classificado como "complicado". A explicação foi dada pela delegada da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), Marília de Brito.

A policial ouviu a mãe da suspeita, que relatou a condição psicológica. "Em depoimento, a mãe da suspeita falou que ela tem quadro psiquiátrico complicado. É um caso que causa comoção social, traz temor e insegurança", disse Marília.

A jovem é investigada por dois crimes. Na quinta-feira (23), ela cometeu subtração de incapaz após retirar da casa da família um bebê de 4 meses. Essa criança foi recuperada pela polícia, durante ação do Grupo de Operações e Investigações (GOI) e devolvida aos pais. A delegada, que não atua pelo GOI, não deu detalhes do motivo de Kaira não ter sido presa na quinta. Também não foi informada as circunstâncias desse crime.

Hoje, ela novamente retirou um bebê, desta vez de 7 meses, da casa da família. O boletim de ocorrência, no caso do flagrante desta sexta-feira, foi registrado como sequestro e Kaira ficou com a criança por cerca de quatro horas.

"Ela é usuária de drogas e não tem residência fixa", apontou a delegada, que recebeu essas informações da mãe da suspeita.

O modo de agir foi igual nas duas situações. A mulher tinha acesso à casa onde estavam os bebês. Ela pegava as crianças com a justificativa que iria passear, mas não retornava. 

Chegou a ser cogitada a possibilidade que ela poderia vender essas vítimas, mas essa circustância ainda depende de investigação.

VISITAR A "AVÓ"

Sobre o crime praticado na quinta-feira, a mãe da mulher presa relatou que Kaira levou o bebê de 4 meses para ela conhecer. Por conta dessa situação, o caso foi repassado ao GOI, que recuperou a criança e a devolveu para a mãe, que tem 22 anos.

Quando Kaira tirou essa criança de 4 meses de casa, uma tia estava no local. Esse mulher não conseguiu evitar que a suspeita fugisse porque está operada e não conseguiu correr atrás dela.

Já no caso de hoje, a mãe da vítima tem 27 anos e mora no bairro Caiçara. Depois de levar o bebê, Kaira foi vista pela polícia na Vila Jacy. Como a jovem estava sendo investigada pela subtração de incapaz cometida na quinta-feira, policiais a seguiram e encontraram a segunda criança, esta de 7 meses.

"No depoimento ela mentiu muito. Falou que tinha três filhos e tinha que levar na creche. Mentiu em várias partes", comentou a delegada da Depca.

Kaira Fernanda foi levada para a 2ª Delegacia de Polícia e ficará sob custódia até a audiência marcada para acontecer na segunda-feira (27).

*Colaborou: Glaucea Vaccari.

"Vacina no braço"

Casos de Síndrome Aguda Respiratoria Grave aumentam em Campo Grande

Conforme o boletim da InfoGripe divulgado nesta quinta-feira (18) os casos de síndrome gripais aumentaram na Capital; a recomendação é que os grupos prioritários tomem vacina

18/04/2024 18h15

Os indicativos correspondem a semana Epidemiológica (SE-15), entre os dias 7 e 13 de abril, considerando dados dispostos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

Campo Grande está entre outras 19 Capitais que apresentaram aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), conforme boletim InfoGripe, divulgado nesta quinta-feira (18), pela Fiocruz. 

 O relatório apontou que aumentou o número de pessoas internadas por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), de Influenza A (vírus da gripe) e o vírus respiratório (VSR).

"Na presente atualização observa-se que 19 das 27 capitais apresentam sinal de crescimento na tendência de longo prazo (últimas 6 semanas) até a semana 15: Aracajú (SE), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), plano piloto e arredores de Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Macapá (AP), Manaus (AM), Palmas (TO), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA) e São Paulo (SP)", indica o relatório.

Divulgação InfoGripe

A Covid-19 segue em queda e em alguns Estados permanece em níveis baixos de incidência. Os dados apontam que a disseminação da Síndrome Respiratória Aguda Grave, de Influenza A e o vírus respiratório para as próximas semanas em 19 Estados e Mato Grosso do Sul pode apresentar aumento nas próximas semanas. 

Os indicativos correspondem a semana Epidemiológica (SE-15), entre os dias 7 e 13 de abril, considerando dados dispostos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe).

Segundo o pesquisador do Programa de Computação Científica (Procc/Fiocruz) e coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, para impedir o crescimento dos casos o público alvo deve procurar a unidade de saúde mais próxima e tomar a vacina contra a influenza. 

“Para o vírus da gripe, a gente conta com vacina e campanha de vacinação em todo o país. Então quem é grupo de risco, deve buscar o posto de saúde para se vacinar. A vacina da gripe, tal qual a vacina da Covid, têm como foco diminuir o risco de agravamento de um resfriado, que pode acabar desencadeando uma internação e até, eventualmente, uma morte. Ou seja, a vacina é simplesmente fundamental. Em relação ao VSR, a rede privada tem uma vacina já disponível para idosos, que também é muito importante, já que embora o risco do VSR seja muito maior nas crianças pequenas, a gente também observa internações nos idosos”, explica Marcelo Gomes.

A recomendação do pesquisador para pessoas que apresentem sintomas gripais usem máscara de qualidade as recomendadas são: N95, KN95, PFF2; no caso de sair de casa para procurar atendimento médico em unidades de saúde. 

Veja outros Estados com tendência de aumento da Síndrome Respiratória Aguda Grave:

  •  Acre;
  • Alagoas;
  • Amazonas;
  • Bahia;
  • Ceará;
  • Distrito Federal;
  • Goiás;
  • Maranhão;
  • Minas Gerais;
  • Pará;
  • Paraíba;
  • Paraná;
  •  Pernambuco;
  • Rio Grande do Norte
  • Rio Grande do Sul;
  • Rio de Janeiro;
  • Santa Catarina;
  • Sergipe;
  • São Paulo;
  • Tocantins;

Nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul a incidência de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave em decorrência da Covid-19 apresenta queda. 

No país

Somente em 2024, óbitos ligados a SRAG foram registrados  2.322 óbitos, sendo 1.411 (60,8%)
com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório, 728 (31,4%) negativos, e ao
menos 78 (3,4%) aguardam resultado.

Casos positivos

  • 12,3% Influenza A;
  •  0,1% Influenza B;
  •  3,1% vírus sincicialrespiratório (VSR);
  •  81,7% SARS-CoV-2 (COVID-19);

 

Assine o Correio do Estado

 

Prazos

Mais de 68 mil pessoas poderão concluir o processo de obtenção da CNH até 31 de dezembro em MS

Os processos para retirada da CNH, que foram prorrogados por mais 12 meses, foram interrompidos em 2019

18/04/2024 17h50

Foto: Rachid Waqued

Continue Lendo...


De acordo com a deliberação nº271/2023, todos os processos de habilitação ativos até dezembro de 2023 tiveram o prazo de conclusão ampliado para 31 de dezembro de 2024.

De acordo com o levantamento do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), mostra que 8,6 mil processos estão parados na etapa de agendamento teórico, enquanto  12,6 mil na etapa de agendamento do exame prático de duas rodas. 

Ainda de acordo com o departamento de trânsito, 14,3 mil veículos estão na fase de agendamento prático de quatro rodas.Os demais são alunos que se encontram na fase de exames de saúde e ainda não chegaram na etapa de aulas.

O aviso do Detran é para as pessoas que ainda tem interesse em dar andamento ao processo procurem os seus respectivos CFC (Centro de Formação de Condutores) e não deixem para fazer isso perto do prazo expirar.

Ainda segundo o órgão, uma notificação eletrônica será encaminhada para os cidadãos que se qualificarem para a prorrogação. O alerta será enviado ao e-mail cadastrado no sistema durante a inscrição. Não haverá necessidade de efetuar novos pagamentos ou emissões de novas guias.

 

Assine o Correio do Estado

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).