Domingo, 19 de Novembro de 2017

FISCALIZAÇÃO

Procon encontra mais de 600 produtos vencidos em supermercados da Capital

Baixo resfriamento e propaganda enganosa também foram constatadas

18 ABR 2017Por GLAUCEA VACCARI14h:45

Aproximadamente 600 itens foram encontrados com prazo de validade vencidos em supermercados de Campo Grande durante fiscalização da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon/MS).

Inspeções de rotina foram feitas em 11 estabelecimentos, entre os dias 21 de março e 10 de abril, tanto na área central quanto em bairros.

Do total, apenas três estabelecimentos não apresentaram produtos com irregularidades. Nos demais supermercados, além de itens com validade expirada, também foram constatados baixo resfriamento de alimentos e falta de especificação dos produtos embutidos e embalados, além de publicidade enganosa.

Produtos em condições inadequadas ou fora do prazo de validade foram descartados no ato da fiscalização, na presença dos fiscais, para garantir que não voltassem a ser disponibilizados para venda. Pacotes de arroz e feijão vencidos e com carunchos foram apreendidos para perícia.

Segundo o superintendente do Procon/MS, Marcelo Salomão, é importante que o consumidor denuncie através do número 151 quando flagrar ou adquirir produtos fora das especificações adequadas.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), são considerados impróprios produtos com prazo de validade vencido, deteriorados, alterados, adulterados, avariados, falsificados, corrompidos, fraudados, nocivos à vida ou à saúde, perigosos ou aqueles em desacordo com as normas regulamentares de fabricação, distribuição ou apresentação.  

Leia Também