Sexta, 17 de Novembro de 2017

MANIFESTAÇÃO

Indígenas bloqueam rua do Centro em protesto contra coordenador ruralista

Grupo é contra nomeação de coronel como coordenador da Funai no Estado

17 NOV 2016Por MARIANE CHIANEZI16h:32

Grupo de índios se mobilizou e bloqueou trecho da rua Maracaju, em frente à sede da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Campo Grande, na tarde de hoje. Manifesto fazia referência à nomeação do novo coordenador, Renato Vidal Sant'anna, que assumiu a vaga no último dia 10.

Motoristas que seguiram pela via, que fica entre a Rui Barbosa e Pedro Celestino, tiveram que desviar o trajeto. Computadores foram usados para montar uma barricada, enquanto os manifestantes permaneceram na rua. Por volta das 16h o trânsito foi liberado.

Bloqueio por outro grupo indígena também acontece na BR-262, próximo a Aquidauana. Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), manifestantes permanecem na rodovia e agentes já seguiam até o local para realizar levantamentos e acompanhar as reivindicações.

REJEIÇÃO

No mesmo dia em que assumiu a vaga, o ruralista e então coordenador da Funai, Renato Vital Sant'anna, não agradou aos índios, que ocuparam o prédio da fundação pedindo a exoneração do cargo do coronel aposentado.

Foram 25 acadêmicos indígenas que participaram da reivindicação em frente à sede da Funai na Capital​Eles ficaram concentrados no gabinete do prédio e, antes, buscaram entender, junto ao coordenador exonerado, Evair Borges, o porquê do desligamento do cargo.

NOVO COORDENADOR

Renato Vidal Sant´anna foi comandante do 23º Batalhão Logístico de Selva, em Marabá (PA). O militar reformado tinha, em 2004, a fazenda Arapari, de 3,6 mil hectares. Ele também foi subchefe do Estado-Maior do Comando Militar do Oeste (CMO), na Capital, em 2010.

Leia Também