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Empregados de atacadista desviaram R$ 500 mil em pagamentos fantasmas

Auxiliar administrativo, funcionário há 18 anos, agiu 2 anos com dois motoristas como cúmplices

LAURA HOLSBACK

30/11/2015 - 09h50
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Auxiliar administrativo e dois motoristas são apontados pela polícia como autores de esquema de fraude, em que pagamentos de fretes fantasmas eram feitos e quase meio milhão de reais foram desviados do Atacadão, localizado na Avenida Coronel Antonino, Bairro Morada Verde, em Campo Grande. Euredes Lopes de Freitas, 42 anos, José Romero de Lima, 41, e Antônio Pereira Sobrinho, 57, integravam o grupo criminoso que agiu durante quase dois anos.

O caso foi esclarecido no último dia 24 e mostrado na Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf), pelo delegado Reginaldo Salomão, na manhã desta segunda-feira (30). Segundo a autoridade policial, apesar de ter ocorrido desde o começo do ano passado, o caso foi denunciado somente no início deste mês.

Ele explica que Euredes era o mentor do esquema e exercia há 18 anos, a função de auxiliar administrativo na empresa. Ainda, que elaborou o plano de fraude durante férias de uma supervisora. “Desconfiava de uma série numérica e foi tentando até descobrir a senha do sistema de liberação de pagamentos. Então, convidou os demais que atuavam como motoristas terceirizados para ingressar no esquema”, disse Salomão.

O delegado explica que diariamente era desviado de R$ 1 mil a R$ 1,5 mil. “Grandes remessas de mercadorias compradas pelo Atacadão que tinham o frete incluso, ele pagava como tivesse sido cobrado. Com a senha que era restrita à supervisora, liberava os pagamentos para contas bancárias dos dois comparsas, diariamente. No fim da semana se encontravam e dividiam o valor. A fraude ocorria desde 2014 e neste período foram desviados cerca de R$ 450 mil”, pontuou a autoridade.

SUSPEITAS

Responsáveis pelo setor financeiro suspeitaram do desvio de dinheiro ao perceberem prejuízo na venda de algumas mercadorias. Foi feita varredura no sistema e a polícia comunicada. O chefe do esquema foi identificado por meio de rastreamento no sistema de informática. “Constatamos que uma segunda pessoa tinha a senha e verificamos que os acessos partiam da máquina que era ocupada por Euredes, sendo que ele não tinha autorização para tal acesso”, disse o delegado.

Euredes foi encontrado no dia 24 e encaminhado à delegacia para prestar esclarecimentos. Em depoimento, revelou a dinâmica da fraude e apontou os comparsas. Antônio agiu no esquema até o fim do ano e saiu por medo de ser preso, enquanto os demais continuaram até o desvio de dinheiro refletir no prejuízo de vendas.

Todos prestaram depoimentos e foram liberados, já que não houve situação de flagrante. Responderão em liberdade pelo crime de furto mediante fraude e qualificado pelo concurso de pessoas.  

Foram recuperados com os integrantes do grupo criminoso R$ 54 mil. A polícia trabalha para identificar bens adquiridos com o dinheiro ilícito e entrar com pedido de apreensão.

Em nota, o Atacadão afirmou que repudia a atitude do funcionário, confira o texto. "A rede informa que repudia integralmente a conduta do seu colaborador e dos demais envolvidos. A companhia ressalta ainda que o fato é pontual e isolado e que não condiz com sua política comercial, em linha com a legislação vigente. A empresa segue à disposição das autoridades para colaborar com as investigações".

*Matéria editada às 11h05 para acréscimo de informação. 

Cotidiano

Com 300 doses disponíveis, vacinação contra dengue deve acabar nesta semana

Aproximadamente 130 doses estão sendo aplicadas por dia; segundo a expectativa da pasta é que a vacinação se encerre até o final desta semana.

23/04/2024 18h15

Gerson Oliveira/

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As vacinas contra a dengue com prazo de validade até 30 de abril e que estão disponíveis pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) devem ser aplicadas até o final desta semana. A expectativa da pasta é que nenhuma dose deve ser descartada em Campo Grande. 

De acordo com a secretária, cerca de 130 doses estão sendo aplicadas por dia nos postos de saúde da cidade. Por causa disso, a expectativa é que todas as doses que estão perto do vencimento sejam aplicadas até sexta-feira (26).

A baixa procura do imunizante em Mato Grosso do Sul levou o Ministério da Saúde a informar aos municípios para ampliar a idade de vacinação. Segundo a pasta, pediu para todas as cidades priorizar a faixa etária entre 6 e 16 anos, mas com imunização ampliada para pessoas entre 4 e 59 anos. 

A medida foi tomada para reduzir a perda de doses que estão perto do vencimento, cabendo a cada município definir a estratégia de aplicação.  As doses que estão sendo utilizadas vencem no dia 30 de abril. 
 
Segundo a Sesau, em Campo Grande tem cerca de 300 doses estão espalhadas pelos postos de saúde da Capital. 

 

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GOL-JUSTIÇA

Cão é levado para estado errado e morre após falha em transporte da Gol

Um cachorro de 4 anos morreu durante uma falha no transporte aéreo da Gollog, empresa da companhia aérea Gol, nesta segunda-feira (22)

23/04/2024 17h45

Em nota, a Gol informou que houve "uma falha operacional" no transporte do animal e disse lamentar o ocorrido Divulgação Rede Social

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Joca, um cão da raça Golden Retriever, deveria ser levado do Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) para Sinop (MT), onde seu tutor o aguardava, mas foi parar em Fortaleza. Após a constatação do erro no destino do animal, ele retornou a Guarulhos, mas chegou morto no aeroporto em São Paulo.

Família acusa a Gol de negligência. Em vídeo divulgado nas redes sociais, Marcia Martin, mãe de João Fantazzini, tutor do animal, diz que a empresa não chamou nenhum veterinário para avaliar o cão. A família também diz que Joca teria sido deixado dentro do canil, na pista, sob o sol.

"Olha aqui, cachorro do meu filho, saiu para ir para Sinop, um irresponsável enviou ele para Fortaleza, não contente, mandaram de voltar sem nenhuma avaliação de um veterinário, o cachorro está aqui dentro, morto. Eles mataram um Golden de 4 anos", disse Marcia Martin.

Tutor desabafou e disse que cão foi assassinado. "O meu amor foi assassinado, minha melhor escolha, amor da minha vida. Você foi muito novo. Eu me lembro do dia que eu te peguei e a nossa conexão foi momentânea. Meu filho, me perdoa por ter sido egoísta de querer você ao meu lado. Você é o amor da minha vida para sempre. Minha saudade vai ser diária. Saudades de dar a sua maçã toda manhã, levar você para a piscina e de cuidar de você diariamente. Obrigado por tudo meu companheiro", escreveu João em postagem no Instagram.

"FALHA OPERACIONAL", DIZ GOL

Em nota, a Gol informou que houve "uma falha operacional" no transporte do animal e disse lamentar o ocorrido. A empresa também afirmou que o cão recebeu cuidados, mas, "infelizmente, logo após o pouso do voo em Guarulhos, vindo de Fortaleza, fomos surpreendidos pelo falecimento do animal".

Gol também disse que instaurou sindicância interna para apurar o ocorrido. "A Companhia está oferecendo todo o suporte necessário ao tutor e a apuração dos detalhes do ocorrido está sendo conduzida com prioridade total pelo nosso time. Nos solidarizamos com o sofrimento do tutor do Joca. Entendemos a sua dor e lamentamos profundamente a perda do seu animal de estimação".

VEJA A ÍNTEGRA DA NOTA DA GOL

A GOL lamenta profundamente o ocorrido com o cão Joca e se solidariza com a dor do seu tutor. A Companhia informa que o cão Joca deveria ter seguido para Sinop (OPS), no voo 1480 do dia 22/04, a partir de Guarulhos (GRU), porém, por uma falha operacional o animal foi embarcado em um voo para Fortaleza (FOR).
Assim que o tutor chegou em Sinop, foi notificado sobre o ocorrido e sua escolha foi voltar para Guarulhos (GRU) para reencontrar o Joca. 

A equipe da GOLLOG na capital cearense desembarcou o Joca e se encarregou de cuidar dele até o embarque no voo 1527 de volta para Guarulhos (GRU). Neste período, foram enviados para o tutor registros do Joca sendo acomodado de volta na aeronave. Infelizmente, logo após o pouso do voo no aeroporto de Guarulhos (GRU), vindo de Fortaleza, fomos surpreendidos pelo falecimento do animal. 

A Companhia está oferecendo todo o suporte necessário ao tutor e a apuração dos detalhes do ocorrido está sendo conduzida com prioridade total pelo nosso time. Nos solidarizamos com o sofrimento do tutor do Joca. Entendemos a sua dor e lamentamos profundamente a perda do seu animal de estimação.

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