Cidades

VIOLÊNCIA

Depois de noite de terror, pedrada
atinge ônibus em Campo Grande

Passageiros foram surpreendidos na linha que atende o Bairro Caiobá

KLEBER CLAJUS

26/04/2016 - 09h35
Continue lendo...

Doze dias depois de noite de terror com ônibus queimados e apedrejados, um coletivo voltou a ser atingido por pedra no Jardim Tijuca, em Campo Grande. Passageiros foram cobertos por cacos de vidro, na tarde de segunda-feira (25), tendo o motorista encaminhado o veículo para a delegacia.

O coletivo foi atingido por uma pedra, por volta das 17h50min, quando trafegava pela Avenida Souto Maior. Boletim de ocorrência relata que o motorista, de 54 anos, checou a existência de feridos e, diante da negativa, completou o trajeto da linha Caiobá – Terminal Aero Rancho. Somente na delegacia a pedra foi recolhida por peritos criminais.

NOITE DE TERROR

Em 14 de abril, dois ônibus foram queimados e um apedrejado em ação coordenada por detentos revoltados com treinamento de agentes no Presídio de Segurança Máxima de Campo Grande. O prejuízo, conforme o Consórcio Guaicurus, superou R$ 130 mil. Um motorista teve gasolina jogada sobre o corpo. 

Dez pessoas foram presas pelo Batalhão de Choque (BPChoque) e investigadores do Grupo Armado de Resgate e Repressão a Assaltos e Sequestros (Garras), incluindo cinco adolescentes com idades entre 14 e 17 anos.

O grupo, que admitiu agir a mando de detentos, usou motocicleta furtada para cometer os crimes de associação criminosa, receptação, dano ao patrimônio e incêndio criminoso. Eles foram capturados no Bairro São Conrado.

Na semana passada, seis agentes penitenciários foram envenenados por detentos que preparavam suas refeições. A categoria iniciou sequência de protestos com a paralisação de atividades de rotina, como banho de sol e aulas, nas unidades penitenciárias de Campo Grande e Dourados.

SAÚDE

Anvisa aprova 5 novas canetas para tratamento de diabetes e obesidade

Medicamentos são produzidos por dois laboratórios indianos

01/11/2026 20h00

A Anvisa já aprovou um total de 20 canetas de GLP-1 em 2026

A Anvisa já aprovou um total de 20 canetas de GLP-1 em 2026 Anvisa

Continue Lendo...

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro de cinco novos medicamentos injetáveis para o tratamento de diabetes tipo 2 e obesidade. A Anvisa já aprovou um total de 20 canetas de GLP-1 em 2026A Anvisa já aprovou um total de 20 canetas de GLP-1 em 2026

Os produtos serão comercializados na forma de canetas aplicadoras contendo semaglutida ou liraglutida – substâncias que atuam diretamente no metabolismo do paciente, auxiliando no controle da glicemia e na perda de peso.

A semaglutida e a liraglutida são princípios ativos que compõem os chamados medicamentos agonistas (ativadores) do receptor GLP-1 (sigla em inglês para Glucagon-Like Peptide-1, ou Peptídeo Semelhante ao Glucagon-1), um hormônio que, em condições ideais, é produzido naturalmente pelo intestino após a ingestão de alimentos e que sinaliza ao cérebro a sensação de saciedade.

As cinco novas canetas de GLP-1 são produzidas por dois laboratórios indianos, o Biocon e a OneSource Specialty e foram registradas, no Brasil, por três empresas: a Farma Vision Importação e Exportação de Medicamentos; Aché Laboratórios Farmacêuticos e a Dr. Reddys Farmacêutica do Brasil.

Os três novos medicamentos indicadas para o tratamento de diabetes são:

  • Aribet (liraglutida), fabricada pelo Biocon e comercializada pela Farma Vision Importação e Exportação de Medicamentos Ltda;
  • Embeltah (semaglutida), produzida pelo OneSource Specialtye registrada pela Dr. Reddys Farmacêutica do Brasil Ltda;
  • Sevema (semaglutida), registrada pela Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A e também fabricada pelo OneSource Specialty.

Já os medicamentos indicados para o tratamento de obesidade, em conjunto com exercícios físicos e mudança na alimentação, são:

  • Lyrza (liraglutida), cujo registro foi concedido à empresa Farma Vision Importação e Exportação de Medicamentos Ltda, da mesma empresa indiana Biocon;
  • Wylovol (liraglutida), fabricado pela Biocon e comercializado, no Brasil, pela Farma Vision.

Com os cinco novos registros publicados no Diário Oficial da União, a Anvisa já aprovou um total de 20 canetas de GLP-1 em 2026.

Cidades

Carreta da Justiça atenderá quatro municípios de MS entre novembro e dezembro

A unidade móvel faz atendimento jurídico gratuito, conversão de união estável em casamento, acordos de divórcio e de pensão alimentícia

01/11/2026 18h01

Divulgação, TJMS

Continue Lendo...

Tacuru, Jateí, Aral Moreira e Antônio João vão receber os serviços da Carreta da Justiça entre novembro e dezembro. A unidade móvel do Poder Judiciário oferece atendimento jurídico gratuito, com serviços como esclarecimentos jurídicos, conversão de união estável em casamento, acordos de divórcio e de pensão alimentícia, entre outros.

Em Tacuru, os atendimentos serão realizados nos dias 9 e 10 de novembro. Jateí recebe a unidade nos dias 12 e 13 deste mês. Já em Aral Moreira, os serviços serão oferecidos em 30 de novembro e 1º de dezembro. Em Antônio João, o atendimento está previsto para os dias 3 e 4 de dezembro.

A Carreta da Justiça é a unidade móvel do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS). Em outubro, foram registradas 80 ações judiciais abertas e 509 pessoas atendidas nos municípios de Novo Horizonte do Sul e Taquarussu.

Conduzidos pelo juiz designado Juliano Luiz Pereira, os trabalhos levaram serviços judiciais à população dos dois municípios, que não contam com fórum próprio, evitando a necessidade de deslocamento para outras cidades.

Para ter acesso aos serviços, é necessário fazer agendamento prévio pelo WhatsApp, no número (67) 98462-8249.

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).