Domingo, 24 de Setembro de 2017

INTEGRAÇÃO

CGU vai analisar de perto
documentos da prefeitura

Acordo foi assinado na tarde de hoje pelo prefeito Marcos Trad

15 SET 2017Por Izabela Jornada17h:53

Com o objetivo de integrar órgãos de controle interno e auxiliar na melhoria da fiscalização de recursos federais repassados no âmbito municipal, o prefeito de Campo Grande, Marcos Trad assinou hoje Acordo de Cooperação com o Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União.

“Tivemos que criar controle de combate à corrupção e também torná-lo mais eficaz para que o dinheiro não caia no ralo”, disse o prefeito.

O termo pretende garantir ações de prevenção e combate à corrupção, promoção da transparência e da ética pública, fomento do controle social e da gestão pública. 

Superintendente da Controladoria Regional da União de Mato Grosso do Sul, José Paulo Julieti Barbiere, destacou a expertise da CGU e a troca de informações entre os órgãos de controle.

“Em seus 15 anos de existência, a CGU vem desenvolvendo projetos no âmbito estadual e fomentando a criação dos controles internos municipais. Nesses tempos de escassez de recursos humanos e financeiros, a transparência pública e o aprimoramento de políticas públicas de controladoria é essencial para a melhoria dos serviços públicos”, disse.

Já o controlador-geral do Município, Evandro de Viana Bandeira, lembrou que o apoio da CGU acrescentará nas atividades da CGM.

“Desde que foi criada, em 3 de janeiro de 2017, e teve sua estrutura aprovada por decreto em maio, a CGM vem procurando estruturar o órgão e se relacionar com os congêneres. Com esse instrumental nós pretendemos desenvolver as atividades que nos competem pela lei”, afirmou.

O controlador-geral do Estado, Carlos Eduardo Girão de Arruda, lembrou que na próxima semana o Governo do Estado também irá formar parceria com a CGU.

“Muita satisfação assinar esse Termo de Cooperação, de troca de experiência entre os dois órgãos. Um que já tem 15 anos. Então, tem muito a nos ensinar, e outro recém-criado. Hoje é a formalização de uma prática que a gente vem tendo há algum tempo: de troca de informação, de apoio mútuo de vagas em cursos. Temos essa parceria já entre nós. E temos que garantir que as políticas públicas sejam efetivas e atinjam o cidadão que depositou a confiança em seus líderes”, declarou. 

Com a parceria, os servidores municipais poderão participar de capacitações e intercâmbios nas áreas de auditoria, fiscalização e ouvidorias com o intuito de contribuir para o aprimoramento profissional e troca de experiências entre os órgãos.

Leia Também