Quinta, 08 de Dezembro de 2016

AUMENTO EXPRESSIVO

Campo Grande tem 'explosão' de grávidas
acompanhadas devido ao zika vírus

Neste ano já são 431 mulheres que dependem de atendimento

17 OUT 2016Por RODOLFO CÉSAR16h:38

A explosão de casos suspeitos de zika vírus em Campo Grande, neste ano, resultou no aumento significativo de grávidas que precisam ser monitoradas por conta do risco da doença afetar o bebê e causar microcefalia. O boletim mais recente da Secretaria Municipal de Saúde da Capital (Sesau), divulgado hoje, indicou que há 431 gestantes que precisaram ou ainda dependem de acompanhamento somente em 2016.

Em 2015, essa demanda foi bem menor, com 49 mulheres passando por atendimento especializado no Sistema Único de Saúde (SUS).

Os períodos mais críticos em notificações da doença foram de janeiro a abril. O pico aconteceu em fevereiro, com 1.698 suspeitas e 53 pessoas confirmadas com o zika vírus. Do começo do ano até 7 de outubro foram 4.559 notificações e 155 pacientes que contraíram a doença.

Tradicionalmente, a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que transmite o zika, a dengue e a chikungunya, acontece com mais intensidade a partir de janeiro, devido às chuvas. Os ovos do mosquito são resistentes e podem ficar adormecidos em recipientes por até um ano. Eles transformam-se em larva e com a água da chuva ou empoçada há o desenvolvimento para virar mosquito.

A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande ainda não divulgou detalhes do trabalho de limpeza e combate ao vetor na cidade. 

O acompanhamento das grávidas é feito no Centro Especializado de Doenças Infectoparasitárias (Cedip), que fica na Rua Nosso Senhor do Bonfim, no bairro Nova Bahia.

DOENÇA

A microcefalia é uma condição neurológica que faz com que a cabeça e o cérebro do bebê sejam menores do que as de crianças que nasceram sem a doença. Isso afeta o desenvolvimento e não tem cura, portanto, é preciso que o tratamento seja por toda a vida.

Para que as crianças tenham melhor condição de vida, é preciso que o tratamento para estimular o desenvolvimento aconteça desde muito cedo.

ESTATÍSTICA

VÍDEO DE ESTÍMULO PARA CRIANÇAS COM MICROCEFALIA

Leia Também