Cidades

PROTESTO

Acadêmicos indígenas invadem
prédio da Funai em Campo Grande

Eles chegaram às 16h e não concordam com exoneração de ex-coordenador

RODOLFO CÉSAR

10/11/2016 - 19h22
Continue lendo...

Grupo de 25 acadêmicos indígenas invadiram o prédio da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Campo Grande, hoje. Eles chegaram por volta das 16h e decidiram permanecer como forma de protesto pela exoneração do ex-coordenador regional Evair Borges, que estava há 16 anos no cargo, e a nomeação de Renato Vidal Sant´anna, coronel aposentado do Exército e ruralista.

A mudança foi publicada hoje no Diário Oficial da União e teve efeito imediato. Evair Borges ainda permaneceu durante todo o dia na Funai para encerrar suas atividades. Ele não sabia que seria exonerado.

A reportagem apurou que lideranças indígenas também virão para Campo Grande e amanhã estarão na sede da Funai.

Os acadêmicos participavam de evento na cidade e conversaram com Borges antes de ele sair do local. "Queriam saber os motivos da exoneração. Mas não tenho informação. Fui pego de surpresa", explicou o ex-coordenador regional da fundação.

Os estudantes estão concentrados no gabinete do prédio, que fica na Rua Maracaju.

NOVO COORDENADOR

Renato Vidal Sant´anna foi comandante do 23º Batalhão Logístico de Selva, em Marabá (PA). O militar reformado tinha, em 2004, a fazenda Arapari, de 3,6 mil hectares. Ele também foi subchefe do Estado-Maior do Comando Militar do Oeste (CMO), na Capital, em 2010.

FLAGRANTE

Militar da Marinha e esposa são presos com 96 kg de cocaína na BR-262

Casal seguia de Corumbá para Campo Grande, e disse que levaria seu neto, de 9 anos, para uma consulta médica

20/06/2026 17h30

 O fundo falso, que escondia as drogas, foi identificado no porta-malas do carro

O fundo falso, que escondia as drogas, foi identificado no porta-malas do carro Divulgação: PRF

Continue Lendo...

Na noite de sexta-feira (19), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um homem, de 54 anos, identificado como Edmar Da Silva Machado, e sua esposa, Yene Gomes de Lima Rossoni, após serem flagrados com mais de 96 quilos de drogas escondidos em um fundo falso do carro. A prisão foi efetuada na BR-262, no município de Miranda, no km 602 da rodovia.

A apreensão ocorreu por volta das 22h, enquanto a PRF fiscalizava a unidade operacional do município. O veículo, do modelo Volkswagen T-Cross prata, era conduzido pelo suspeito, que viajava acompanhado da esposa e do neto, de 9 anos.

De acordo com informações da PRF, o motorista se identificou como militar da reserva da Marinha do Brasil, residente em Ladário. Ele seguia de Corumbá para Campo Grande, onde levaria o neto para uma consulta médica.

Yene disse também que o motivo da viagem até Campo Grande seria apenas a passeio e levaria seu cachorro, que estava viajando junto, para consulta veterinária.

Ainda conforme os agentes, o casal demonstrou nervosismo durante a fiscalização, o que levantou suspeitas e levou a uma inspeção mais detalhada no veículo. O fundo falso, que escondia as drogas, foi identificado no porta-malas do carro.

No compartimento, foram encontrados 25 tabletes de cloridrato de cocaína, com peso aproximado de 27,5 quilos, além de 66 tabletes de pasta base de cocaína, totalizando cerca de 69,4 quilos.

A mulher assumiu que tinha conhecimento das substâncias ilícitas escondidas em seu veículo e relatou que, dias atrás, entregou o veículo a uma pessoa em Corumbá, com o intuito de ocultar as drogas no carro. Além disso, revelou aos agentes que receberia R$ 20 mil pelo transporte.

O homem, a mulher, os entorpecentes e o veículo foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Miranda. O filho do casal foi entregue aos cuidados do Conselho Tutelar do município.

PREVISÃO DO TEMPO

Defesa Civil emite alerta amarelo para chuvas intensas em Campo Grande

Há possibilidade de chuvas com ventos intensos e acumulado de até 50 milímetros em um dia

20/06/2026 16h25

Campo Grande recebeu forte chuva e 'nevoeiro' na noite desta sexta-feira (19)

Campo Grande recebeu forte chuva e 'nevoeiro' na noite desta sexta-feira (19) FOTO: Gerson Oliveira/Correio do Estado

Continue Lendo...

Neste sábado (20),  a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Campo Grande emitiu um alerta sobre o risco de fortes chuvas com ventos intensos na Capital, que pode prolongar até 14h de domingo (21). 

O alerta amarelo, que significa "risco moderado", foi emitido pela possibilidade de chuvas associadas a ventos intensos. A previsão é que seja entre 20 e 30 milímetros de precipitação por hora ou até 50 milímetros acumulados em um dia.

Ainda conforme o alerta, há risco baixo de corte de energia, queda de galhos, alagamentos e queda de árvores em pontos diversos da cidade. O alerta tem como base o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

Caso seja atingido por alguma intempérie, a população pode acionar a Defesa Civil através do contato 199, ou solicitar serviços, como a remoção de árvores pelo 156 (Central de Atendimento ao Cidadão).

Naqueles casos em que a queda aconteceu sobre a fiação e há riscos de o imóvel ou a árvores estar eletrificada, o contato deve ser feito ao 193, Corpo de Bombeiros Militar.

Previsão

Segundo o Inmet, a previsão do tempo para Campo Grande, para noite deste sábado (20), é de céu com muitas nuvens e pancadas de chuvas isoladas. As temperaturas variam entre 13°C e máxima de 23°C. Por volta das 20h (horário local), os termômetros voltam a baixar e a Capital terá frio entre 12°C e 13°C.

Já para o domingo (21), a manhã será gelada, com 9°C de mínima, mas a temperatura deve subir durante a tarde e atingir os 29°C. O Inmet prevê que o céu terá poucas nuvens durante o dia, com ventos fracos pela noite.

Na segunda-feira (22), há possibilidade de pancadas de chuva com trovoadas isoladas. A intensidade do vento será moderada com rajadas. A temperatura da Capital variará entre mínima de 17°C e máxima de 26°C. 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).