Quarta, 07 de Dezembro de 2016

TRANSPORTE URBANO

Abaixo assinado tenta evitar que terminal
ameaçado por crimes seja fechado

Serviço nas Moreninhas está com sinais de abandono

19 OUT 2016Por RODOLFO CÉSAR18h:10

Moradores das Moreninhas começam amanhã (20) a fazerem abaixo assinado para solicitar revitalização do Terminal do bairro. Desde o começo do ano, o serviço que era para funcionar entre 5h e meia-noite está fechando mais cedo por conta da falta de estrutura e risco de furtos e assaltos a funcionários do Consórcio Guaicurus.

A criminalidade tem também afastado alguns usuários dos ônibus e dificultado o acesso para utilizar o sistema de transporte público na região.

O prejuízo estende-se para a falta de banheiros para quem passa pelo terminal e dificuldade em comprar os passes de ônibus, que só são vendidos em guichês mantidos pelo Consórcio Guaicurus ou em lojas específicas. Para o poder público, o problema envolve o furto de objetos ou vandalismo no próprio público.

Há rumores desde o final do ano passado que o terminal poderia ser fechado agora em 2016 e apenas funcionaria como ponto de ônibus. Isso significa que quem usa o serviço perderia benfeitorias e dependeria do Terminal Guaicurus, que fica mais próximo e há cinco quilômetros de distância. Além disso, o recurso usado na construção do local, que foi erguido na década de 1990, seria perdido.

A população do bairro e adjacências soma em torno de 25 mil pessoas que potencialmente podem usar o transporte público.

A Prefeitura de Campo Grande reconheceu que o problema no Terminal das Moreninhas é grave e que o serviço por lá vem sendo esvaziado. Uma das soluções propostas pelo governo municipal foi solicitar à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública melhor policiamento na área.

O Consórcio Guaicurus ainda não se posicionou sobre melhorias no local. A assessoria de imprensa do grupo divulgou que está descartado o fechamento.

ENCAMINHAMENTOS

O vereador Francisco Almeida Teles, o Chiquinho Telles (PSD), confirmou que fará requerimento à prefeitura e ao Consórcio Guaicurus para solicitar informações sobre o descaso com o terminal.

Ele estimou que o abaixo assinado deve somar até 15 mil assinaturas e pretende encaminhar o documento para o poder público para pedir reforma.

"Já solicitamos, por meio de ofício, à prefeitura (explicação) e os próprios moradores estão assinando o abaixo assinado para que o local seja revitalizado e não fechado”, disse o vereador. Foi divulgado que quem quiser participar da manifestação pode procurar o documento no terminal a partir de amanhã ou entrar em contato pelos telefones (67) 3393-6727 ou (67) 3316-1561.

Leia Também