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Pobreza mundial tem queda histórica

Pobreza mundial tem queda histórica

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A extrema pobreza deve cair pela primeira vez este ano, atingindo menos de 10% da população mundial, sem deixar de ser "muito preocupante na África subsaariana", aponta um relatório do Banco Mundial divulgado neste domingo.

Um total de 702 milhões de pessoas, contra 902 milhões em 2012, deverá viver neste ano abaixo da linha de pobreza, com um valor que a instituição subiu de US$ 1,25 para US$ 1,90 por dia, levando em conta a inflação, assinala o relatório.

Em 2012, quando foram divulgados os últimos dados, os menos favorecidos representavam 13% da população mundial, proporção que era de 29% em 1999.

"Somos a primeira geração na História que pode eliminar a extrema pobreza", elogiou Jim Yong Kim, presidente da instituição, que realiza na próxima semana sua Assembleia Geral em Lima, juntamente com o Fundo Monetário Internacional.

Segundo Kim, esta redução é resultado de um crescimento dinâmico da economia e do investimento em saúde e educação, além de mecanismos de proteção social que impediram milhões de pessoas de "voltar a cair na pobreza".

O executivo espera que a melhora "dê um novo impulso" à comunidade internacional, paralelamente à aprovação recente pela Organização das Nações Unidas dos novos objetivos de desenvolvimento sustentável que incluem a erradicação da extrema pobreza.

Obstáculos

O Banco Mundial considera, no entanto, que "ainda existem muitos obstáculos", principalmente devido às fortes disparidades geográficas.

Se a tendência é a queda marcante no leste da Ásia, principalmente na Índia, e na América do Sul, a extrema pobreza tem suas raízes na África subsaariana, onde ainda atingia este ano 35,2% da população.

Segundo o Banco Mundial, aquela região concentra sozinha metade dos mais pobres do mundo. "A concentração crescente da pobreza mundial na África Subsaariana é muito preocupante. A região, em seu total, não consegue acompanhar o ritmo de redução da pobreza do restante do mundo”.

A situação é especialmente preocupante em Madagascar e na República Democrática do Congo, que reúnem cerca de 80% da população que vive abaixo da linha de pobreza, segundo o relatório.

A instituição reconhece que não dispõe de dados confiáveis sobre a pobreza no Oriente Médio e Norte da África, devido "aos conflitos e à fragilidade nos principais países daquela região".

O Banco Mundial alertou, especialmente, contra qualquer retrocesso no crescimento entre os países emergentes, que mostram sinais de desaceleração depois de impulsionarem a economia mundial durante a crise financeira de 2008 e 2009.

"O desenvolvimento foi grande nos últimos dois anos, mas a ampla recessão mundial desde a crise financeira de 2008 começa a ter efeito nos países emergentes", advertiu o economista-chefe do banco, Kaushik Basu.

Causa preocupação para o Banco Mundial, principalmente, a repercussão do impacto do próximo endurecimento da política monetária dos EUA, que poderia levar os investidores a abandonar em massa países de baixa receita, com o risco de privá-los de recursos vitais para suas economias.

"Ainda restam turbulências a surgir, que criarão novos desafios para a luta pelo fim da pobreza", assinalou Basu.

Embora tenha recebido com satisfação a tendência de redução da pobreza, a organização Oxfam estimou que o número global "se manteve inaceitavelmente alto".

"Resta muito a fazer", disse o diretor em Washington da organização, Nicolas Mombrial. "É necessária a mobilização de novos recursos e mudanças políticas radicais", afirmou.

Cidades

Imasul convoca proprietários de imóveis no Pantanal com processos em andamento para adequação à lei

Proprietários que não fizerem os ajustes terão processo de licenciamento extinto

17/04/2024 16h30

SOS Pantanal/Divulgação

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O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) reforça a convocação de todos os proprietários de imóveis localizados na Área de Uso Restrito do Pantanal (AUR-Pantanal) e que possuam processos de licenciamento ambiental em tramitação, para procederem aos ajustes determinados pela Lei do Pantanal nos referidos Cadastros Ambientais Rurais (CAR), no prazo de 180 dias.

Esse prazo está valendo desde a publicação do Edital de Convocação no Diário Oficial do Estado (página 83), que aconteceu no dia 9 de abril.

"Se o proprietário não fizer os ajustes necessários no CAR, o processo de licenciamento é automaticamente extinto", explicou o diretor presidente do Imasul, André Borges.

Os proprietários ou seus representantes devem acessar o sistema do Imasul e carregar as informações necessárias, exigidas pela Lei do Pantanal, para só então seus processos de licenciamento terem seguimento junto ao órgão ambiental.

Essa providência é necessária porque, conforme esclareceu Borges, a Lei do Pantanal (Lei 6.160 de 18 de dezembro de 2023) descreve uma série de novos pontos sensíveis na paisagem pantaneira como os capões, cordinheiras, landis; também as salinas, as veredas e os meandros abandonados (espécies de ilhas por onde passavam rios e que, com a mudança de curso, ficaram cercadas por água).

Todas essas formações geográficas passam a ser protegidas, inclusive em seu entorno, e precisam ser identificadas no Cadastro Ambiental Rural das propriedades.

Anexo ao Edital de Notificação foi publicada a lista de 158 processos de licenciamento ambiental em andamento no Imasul, que são afetados pela medida.

Além desses nomes, os  requerentes com propriedades no Pantanal que têm processo em tramitação e não constam na listagem, devem protocolar requerimento no Imasul solicitando a abertura do sistema para proceder aos ajustes necessários nos respectivos Cadastros Ambientais Rurais.

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MATO GROSSO DO SUL

CCR MSVia terá de instalar 17 eletropostos na BR-163, determina ANTT

ANTT encaminhou ofício para que a concessionária elabore projeto para atender motoristas de carros 100% elétricos nos 847 km da rodovia

17/04/2024 16h23

Eletroposto da CCR em rodovia no interior de São Paulo Divulgação

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A CCR MSVia vai ter de instalar 17 eletropostos (locais para carregamento de veículos elétricos)  nos 847 quilômetros da BR-163. Na semana passada, a Agência Nacional de Transportes Terrestres) encaminhou ofício à concessionária para que elabore projeto para atender os motoristas que têm carros 100% movidos por esta fonte energética.

Embora a implantação ainda dependa da repactuação do contrato, em análise no Tribunal de Contas da União (TCU), a empresa já está elaborando projetos de investimentos para implementação caso a corte considere que a proposta atende os requisitos legais e ao interesse público. 

Em ofício encaminhado à ANTT, a empresa afirma que “devido ao processo de relicitação em curso, não há obras a serem realizadas.  Entretanto, é de conhecimento dessa Agência que está sendo discutida a inclusão de novos investimentos no Contrato, no âmbito do Grupo de Trabalho instituído através da Portaria MT nº 371/2023, visando a repactuação do contrato. Por esse motivo, a MSVia está elaborando projetos para melhorar os serviços oferecidos aos usuários da BR-163.”

Mesmo com a indefinição, a autarquia solicitou estudos à concessionária sobre ações voltadas ao uso racional dos combustíveis e a preservação do meio ambiente, com base na Lei 10.233/2001. 

Em documento do dia 8 deste mês, o Gerente de Gestão de Investimentos Rodoviários da ANTT, Fernando de Freitas Bezerra, informa que a atual Política Nacional de Outorgas Rodoviárias definida na Portaria MT 995/2023 estimula o uso de veículos elétricos pelas concessionárias de rodovias e determina a instalação de pelo menos um ponto de recarga para veículos elétricos em cada posto de Serviço de Atendimento ao usuário (SAU) e Ponto de Parada e Descanso (PPD) até 2027. 

Desta forma, a MSVia vai ter de instalar  17 eletropostos em toda a extensão da BR-163, uma vez que essa é a quantidade de SAUs existente na estrada. 

No ofício encaminhado à concessionária e demais empresas que administram rodovias federais (Ofício Circular 671/2024) é reforçado que “cada vez mais, serão necessários a disponibilização de carregadores elétricos nas rodovias federais concedidas para utilização pelos usuários da rodovia que dispõem de veículos 100% elétricos, além de possibilitar a substituição da frota de veículos das próprias Concessionárias e da ANTT”.

Após esta explicação, o gerente da Agência  recomenda que “as Concessionárias formulem planos de desenvolvimento sustentável, firmem parcerias estratégicas e direcionem esforços a fim de provermos, num curto espaço de tempo, todo sistema rodoviário com quantidade adequada de eletropostos.”

Em outras rodovias administradas pela CCR, como a Via Oeste, e o sistema Anhanguera/Bandeirantes, no interior de São Paulo, já existem eletropostos. 

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