Terça, 27 de Setembro de 2016

CÂNCER

Morre no Rio autor de pedido de impeachment de Getúlio Vargas

18 SET 2016Por G112h:30

Morreu nesta sexta-feira (16) no Rio, aos 90 anos, Wilson Leite Passos, político que ficou famoso por ter sido o autor do pedido de impeachment de Getúlio Vargas em 1954. Ele estava internado na Clínica São Carlos, no Humaitá, Zona Sul da cidade, e lutava contra um câncer.

De acordo com a Clínica São Carlos, Passos foi internado no dia 31 de agosto. Seu óbito foi declarado às 21h15 de sexta-feira. O funeral está previsto para segunda-feira (19), no Memorial do Carmo. Ele não tinha filhos e deixou a mulher, Maria Rocha.

Wilson Leite Passos iniciou sua trajetória profissional como jornalista, colaborando, em 1944, com o Correio da Manhã e A Notícia. No ano seguinte, ingressou para a política, sendo um dos fundadores da União Democrática Nacional (UDN).

Foi com o apoio da UDN, quase dez anos após sua formação, que Passos formulou o pedido de impeachment do presidente Getúlio Vargas. No mesmo ano, 1954, ele foi eleito para o seu primeiro mandado como vereador do Rio. Ele exerceu oito mandados consecutivos na Câmara Municipal.

Passos saiu da vida política em 2011, quando o câncer o deixou incapacitado.

Leia Também