Cidades

meio ambiente

A+ A-

Moratória da soja conteve desmate na Amazônia, diz estudo

Moratória da soja conteve desmate na Amazônia, diz estudo

FOLHAPRESS

01/02/2015 - 06h00
Continue lendo...

A "moratória da soja", acordo feito em 2006 por gigantes da agroindústria para não comprar soja de áreas destruídas na Amazônia, foi essencial para brecar o desmatamento e não deveria acabar no ano que vem, como planejado.

A conclusão consta de um estudo conduzido por pesquisadores americanos e brasileiros, publicado no semana passada na prestigiosa revista "Science".

As conclusões são baseadas na análise, por meio de sistemas de monitoramento por satélite, do impacto da cultura no bioma amazônico antes e depois da moratória.

Nos dois anos que precederam o acordo, dizem os pesquisadores, quase 30% da expansão de plantações de soja na região ocorreu por meio de desflorestamento, e não uso de pastagem ou outras áreas já sem vegetação.

Já no ano passado, oito anos após o acordo, esse percentual chegou a aproximadamente 1%.

O trabalho também analisa a evolução da soja no bioma do Cerrado, onde a moratória não se aplica. Lá, a porcentagem de plantações feitas sobre áreas nativas se manteve alta, variando entre 11% e 23%. Na região conhecida como Mapitoba (Maranhão, Piauí, Tocantins, and Bahia) essa porcentagem é ainda maior em torno de 40%.

O estudo também demonstra a importância da moratória, uma ação de regulação econômica, em comparação com políticas estatais para barrar a destruição da mata.

Os pesquisadores analisam o impacto da implantação do CAR (Cadastro Ambiental Rural) que, governo espera, pode ajudar a barrar a destruição da floresta e concluem que, sozinho, ele não é efetivo para preservar a Amazônia.

"Em 2014, por exemplo, quase 25% da destruição da Amazônia em Mato Grosso e 32% no Pará ocorreram em propriedades registradas. Nos dois Estados, quase metade do desmatamento ocorreu em áreas de reserva legal, que deveriam ser protegidas, segundo Código Florestal."

Para Paulo Barreto, da ONG Imazon e um dos coautores do paper, "o estudo mostra que o comprometimento do setor privado contra o desmatamento é essencial".

"No caso da soja, deveria ser expandido para o Cerrado. No caso da carne, o acordo dos frigoríficos para comprar gado apenas de fazendas legais deve ser expandido para todas as fazendas, inclusive aquelas especializadas na produção de bezerros que são vendidos para as fazendas de engorda. Além disso, os bancos deveriam financiar apenas as fazendas que não desmataram ilegalmente", disse à reportagem.

PONTO FACULTATIVO

Servidores públicos terão feriadão de quatro dias na semana do Corpus Christi

Em decreto da Prefeitura de Campo Grande, foi definido ponto facultativo no dia 31 de maio nos departamentos públicos

16/04/2024 11h30

Corpus Christi será celebrado no dia 30 de maio, quinta-feira Foto: Valdenir Rezende / Arquivo / Correio do Estado

Continue Lendo...

A Prefeitura de Campo Grande decretou o dia 31 de maio (sexta-feira) como ponto facultativo, segundo decreto publicado no Diário Oficial de Campo Grande na manhã desta terça-feira (16).

O dia anterior, 30 de maio, é feriado nacional de Corpus Christi.

Seguindo o mesmo do ano passado, os servidores públicos municipais também terão quatro dias de folga.

Em 2023, Corpus Christi foi celebrado no dia 8 de junho, do qual o dia seguinte também foi definido como ponto facultativo.

Porém, para serviços essenciais para a população, como Centros Regionais de Saúde 24h (CRSs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), serviços de limpeza e coleta de lixo domiciliar, continuarão com seus expedientes normais. 

FERIADOS E PONTOS FACULTATIVOS

Em 2024, o servidor público do governo de Mato Grosso do Sul terá 11 feriados e nove pontos facultativos. Dos 11 feriados, quatro cairão em fins de semana e sete em dias de semana.

Serviços públicos considerados essenciais, como saúde e segurança, funcionarão normalmente e devem ser divididos por meio de escala ou plantão. 

O ponto facultativo cabe para funcionários públicos de serviços não essenciais e para empresas que decidem se o trabalho é opcional ou não.

PRÓXIMOS FERIADOS E PONTOS FACULTATIVOS:

  • 21 de abril Tiradentes - Domingo
  • 1º de maio Dia do Trabalhador - Quarta-feira
  • 30 de maio - Corpus Christi - quinta-feira - 4 dias de folga: pode emendar com sexta-feira, sábado e domingo
  • 13 de junho - dia de Santo Antônio - quinta-feira - 4 dias de folga: pode emendar com sexta-feira, sábado e domingo
  • 26 de agosto - aniversário de Campo Grande - segunda-feira - 3 dias de folga: pode emendar com sábado e domingo
  • 7 de setembro Independência do Brasil - Sábado
  • 11 e 12 de outubro - Divisão do Estado e Nossa Senhora Aparecida - sexta-feira e sábado 3 dias de folga: pode emendar com o domingo
  • 2 de novembro Finados - Sábado
  • 15 de novembro - Proclamação da República - sexta-feira 3 dias de folga: pode emendar com sábado e domingo
  • 25 de dezembro Natal - Quarta-feira

ASSINE O CORREIO DO ESTADO

aplicativo

WhatsApp lança filtro para facilitar buscas por mensagens

O recurso estará disponível para todos nos próximos dias, segundo a empresa

16/04/2024 10h30

Continue Lendo...

A partir desta terça-feira (16), parte dos usuários passa a poder usar filtros para buscar mensagens no WhatsApp, de acordo com anúncio da Meta, holding dona do aplicativo.

O recurso estará disponível para todos nos próximos dias, segundo a empresa.

Três opções de filtro agora ficam na parte superior da lista de conversas: todas as mensagens, não lidas e grupos. Basta ao usuário escolher a opção que julgar mais adequada.

A opção de grupos mostrará também comunidades.

Não lidas facilitará encontrar mensagens ainda não abertas.

A visualização "todas" mostra a lista completa de mensagens, a que os usuários já estão acostumados.

Em outros aplicativos, como Discord e Twitter, há opções mais detalhadas de filtro, como autoria de mensagem, grupo ou data de envio.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).