Sábado, 18 de Novembro de 2017

Economia

FGV registra alta de 0,47% no Índice Geral de Preços-Mercado em setembro

IGP-M é usado como referência para correção de valores de contratos

28 SET 2017Por Terra10h:54

O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) acelerou a alta a 0,47% em setembro, contra 0,10% em agosto, uma vez que a alta no atacado compensou o alívio com a queda nos preços ao consumidor.

Os dados divulgados pela Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quinta-feira mostram que o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que mede a variação dos preços no atacado e responde por 60% do indicador geral, subiu 0,74% no período, após variação negativa de 0,05% em agosto.


Os Bens Intermediários passaram a subir 0,62%, após queda de 0,08% no mês anterior, com destaque para a alta do subgrupo combustíveis e lubrificantes para a produção.

Para os consumidores, os preços tiveram alívio uma vez que o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), com peso de 30% no IGP-M, recuou 0,09% no mês, ante alta de 0,33% antes.

Segundo a FGV, o maior responsável por essa queda foi o grupo Habitação, que recuou 0,24% contra alta anterior de 0,53%. O movimento foi influenciado principalmente pelo comportamento do item tarifa de eletricidade residencial.

Já o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) registrou alta de 0,14% em setembro, após subir 0,40% em agosto.

O IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de energia elétrica e aluguel de imóveis.

Leia Também