Cidades

29 DE FEVEREIRO

Ano de 2016 é bissexto; entenda o que isso significa

Sem o ano bissexto, as estações do ano não teriam datas definidas, como acontece

EBC

02/01/2016 - 19h00
Continue lendo...

A volta da Terra ao redor do Sol não é feita em exatos 365 dias, mas sim em 365 dias, cinco horas, 48 minutos e 46 segundos. Essa fração de dias, arredondada para seis horas, é compensada no ano bissexto, já que seis horas, em quatro anos, são 24 horas, ou seja, mais um dia.

Os antigos romanos também decidiram que esse dia extra seria 29 de fevereiro, o menor mês do ano. Sem o ano bissexto, as estações do ano não teriam datas definidas, como acontece hoje.

"Um dia o calendário marcaria o início da primavera e estaríamos no verão, isso para o controle da agricultura seria péssimo, bem como para outros tipos de controle. A gente vive muito em função do calendário" afirma o astrônomo Ayrton Lugarinho.

"A discrepância ficaria tamanha que nós íamos perder completamente o contato entre a realidade do céu e a realidade do nosso papel", complementa o astrônomo

Corpus Christi reúne 30 mil ao longo do dia em Campo Grande

Estimativa da PM conta desde as pessoas que atuaram na confecção do tapete até as que foram ao show

05/06/2026 08h00

Tapete faz referências à Eucaristia, instituída durante a Última Ceia de Jesus Cristo com os apóstolos

Tapete faz referências à Eucaristia, instituída durante a Última Ceia de Jesus Cristo com os apóstolos Foto: Marcelo Victor/Correio do Estado

Continue Lendo...

Cerca de 30 mil pessoas participaram ontem da tradicional celebração de Corpus Christi em Campo Grande. A Polícia Militar (PM) estimou o público durante todo o dia, contando tanto as pessoas que compareceram para a montagem dos tapetes pela manhã quanto os que participaram apenas da missa, da procissão e do show.

As celebrações de Corpus Christi começaram bem cedo, com a confecção de tapetes, onde participaram 7 mil pessoas.

A missa, celebrada pelo arcebispo Dom Dimas Lara Barbosa, começou às 15h, na Praça do Rádio Clube, e teve a estimativa de 5 mil pessoas. 

Na sequência, começou a procissão sobre os tapetes pela Rua 13 de Maio até a Avenida Fernando Côrrea da Costa, acompanhada por milhares de fiéis, onde houve o encerramento com benção e show do cantor católico Thiago Brado.

A solenidade, celebrada pela Igreja Católica, reuniu de crianças a idosos, com a presença massiva também de muitas famílias.

O dentista Marcos Firmino, de 43 anos, participou da celebração ao lado da esposa e de suas duas filhas. Ao Correio do Estado ele afirmou a importância da data para os católicos.

“Muito importante celebrar o corpo e o sangue de Cristo, principalmente em um momento em que a fé cristã tem sido posta à prova e questionada sobre outras religiões. Se reafirmar cristão e celebrar o corpo e sangue de Jesus Cristo é também manter a tradição sobre essa data tão importante para nós cristãos e para a igreja católica”, disse.

A psicanalista Nathallie Tinoco Vilhalva, de 42 anos, foi convertida na fé católica há cinco anos e desde então participa da celebração.

Acompanhada do esposo e de três filhos, de 9 anos, 12 anos e 16 anos, destacou que o Corpus Christi é uma das principais celebrações da igreja e que participar é “reavivar a comunhão com Cristo”.

“Uma vez ao ano, a comunidade católica de uma cidade se reúne em praça pública para a manifestação dessa fé e para comungar desse pão que é Jesus Cristo. Um amor tão grande, num pedacinho de pão tão pequeno, para que nós possamos nos lembrar todos os dias que foi por nós que Ele morreu”, disse.

Sobre a participação dos filhos, ela ressaltou a importância de manter a tradição em família, mas também de ensinar as crianças e adolescentes sobre o amor de Jesus.

“Não é só uma tradição, é levar para os nossos filhos que Jesus morreu por nós e que nós podemos contar com esse amor”, afirmou.

O gerente administrativo Arthur Ferreira da Silva, de 28 anos, atualmente frequenta a Igreja Anglicana, mas diz ainda simpatizar com a fé católica e participar, eventualmente, das novenas no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Mesmo não sendo 100% praticamente, ele afirma que a celebração do Corpus Christi simboliza o sacrifício de Jesus pelo povo.

“Para nós que cremos em Cristo, o corpo e o sangue de Cristo presente na hóstia santa, no cálice consagrado, é o ápice da nossa fé. Estar aqui no dia de Corpus Christi, fazendo a memória do sacrifício dele e tomando para nós realmente estes símbolos que ele nos deixou, o pão e o vinho, que agora são o corpo e sangue de Cristo, é de extrema necessidade, é fundamental para a manutenção da fé”, contou.

O engenheiro civil Edmar Bozelli, de 64 anos, participante ativo das atividades da igreja com a esposa, que é catequista, disse que o Corpus Christi é um marco.

“É uma data importante para a gente comemorar e relembrar a passagem dessa data que celebra a comunhão com Cristo”, declarou.

Assine o Correio do Estado

CAUSA INDETERMINADA

Preso por urinar em loja de roupa, jovem morre em viatura da PM

Policiais constataram a mudança brusca de comportamento do rapaz e acionaram os médicos para verificarem a situação. Ele foi atendido no Hospital Elmíria Silvério Barbosa, onde foi constatada sua morte.

05/06/2026 07h45

Viatura da Polícia Militar

Viatura da Polícia Militar Paulo Ribas

Continue Lendo...

Na noite desta quinta-feira (4), um jovem, de 18 anos, identificado como Everson Carvalho Toledo, morreu dentro de uma viatura da Polícia Militar, em Sidrolândia, município que fica a cerca de 70 km de Campo Grande. De acordo com o Boletim de Ocorrência, o rapaz foi detido após causar transtorno dentro de uma loja, localizada na rua João Marcio Ferreira Terra, no bairro São Bento.

A proprietária do estabelecimento informou aos policiais que um homem estava urinando dentro do provador de roupas e, aparentemente, havia se envolvido em uma briga.

Após a chegada dos policiais, o indivíduo foi visto saindo do provador da loja e apresentava escoriações no queixo, corte na barriga e aparentava estar sob efeito de drogas.

Ao ser informado que seria feita a revista pessoal e checagem posterior, não se mostrou colaborativo com a equipe e começou a proferir xingamentos contra os policiais.

De acordo com o B.O, devido a agressividade, com socos e chutes contra a equipe, os policiais tiveram que fazer uso da força para contê-lo e também de algemas. Em seguida, o rapaz foi posto no compartimento da viatura destinado a presos, chutando e se debatendo dentro do veículo.

A equipe policial deslocou-se até a 8ª Companhia Independente da Polícia Militar para a realizar a documentação do caso. Após retirar Everson do compartimento de presos para encaminhá-lo à delegacia de Polícia Civil, foi constatado que ele não apresentava comportamento eufórico, tendo uma brusca mudança física.

Diante da estranha mudança de comportamento e alteração física, os policiais solicitaram o atendimento médico para verificar a situação de saúde do preso.

No Hospital Elmíria Silvério Barbosa, os médicos realizaram os primeiros socorros e constataram seu óbito. O caso foi registrado como morte por causa indeterminada sem indício de crime.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).