Segunda, 05 de Dezembro de 2016

CORREIO B

Evento destaca a preservação de documentos históricos

18 OUT 2016Por OSCAR ROCHA15h:37

De hoje até sexta-feira, o Museu da Imagem e do Som (MIS) – Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559 – sedia evento que destacará diversos aspectos referentes à conservação e à divulgação de documentos históricos. 

Trata-se da 4ª Semana do Arquivo Público. “As iniciativas anteriores despertaram interesse de muitas pessoas, isso nos levou a prosseguir com essa atividade”, explica a coordenadora do Arquivo Público Estadual de Mato Grosso do Sul, Aurea Coeli, que também é responsável pela organização da semana. “Cada vez mais, aumenta o interesse em torno da preservação de documentos históricos. É um assunto que desperta atenção de um grande grupo de pessoas, tanto que a programação da semana é aberta para pessoas ligadas à administração pública, como para universitários e profissionais de diversos setores”, explica Aurea.

O roteiro do evento destacará exposição, palestras, oficinas e exibições de filmes. Hoje, às 8h30min, acontecerá a abertura da mostra “Nasce um Novo Estado – 1977-1979”, que reunirá documentos, diários oficiais e registros fotográficos de solenidades públicas. Será possível conhecer desde o discurso de posse do ex-governador de Mato Grosso do Sul Harry Amorim Costa até o primeiro Diário Oficial do Estado. Serão 12 painéis, que reunirão fotografias e textos. A exposição ainda contará com material em braile, para cegos ou pessoas de baixa visão. A visitação poderá ser feita até o fim de outubro. 

Ainda na parte da manhã, haverá a palestra “O uso de arquivos para pesquisa em História da Educação”, ministrada pela professora doutora Dilza Porto Gonçalves, coordenadora do curso de História da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. 

No período da tarde, tanto hoje como amanhã, acontecerá a oficina “Preservação, Conservação e Restauro em Papel”, que será ministrada pela professora Giane Maria Giacon.

Amanhã, às 9h, fará parte da programação a palestra “Organização e Preservação de Arquivos Digitais”, ministrada pelo professor Rodrigo Pereira (Instituto de Ensino Superior da Funlec).

Na quinta-feira, às 9h, acontecerá a palestra “A Luta pela Memória e a Memória pela Luta: Debates e Desafios de Acervos de Movimentos Sociais”, ministrada pela professora doutora Mariana Esteves de Oliveira (UFMS).

Ainda fará parte da programação, no período da tarde, na quinta-feira e sexta-feira, a exibição do filme “Os Narradores de Javé”, de Eliane Caffé, além de documentários feitos em Mato Grosso do Sul.

Leia Também