Correio Rural

Corumbá

A+ A-

Edição de feira agropecuária no Pantanal terá leilões e shows musicais

Feapan será aberta no dia 29 de outubro com um leilão especial de gado de corte

DA REDAÇÃO

03/10/2015 - 11h09
Continue lendo...

O Sindicato Rural de Corumbá lançou, na noite de ontem (2), mais uma edição da Feira Agropecuária do Pantanal (Feapan) com cenário positivo para o agronegócio da planície, apesar da crise econômica. Somente o Banco do Brasil ampliou de R$ 10 milhões, para R$ 15 milhões os recursos para custeio e financiamento de máquinas, implementos e matrizes.

“Com certeza, teremos uma Feapan ainda melhor do que a de 2014, onde tivemos uma comercialização recorde de animais e produtos”, afirmou o presidente do Sindicato Rural, Luciano Aguilar Leite, ao apresentar a programação oficial da feira aos associados, parceiros e convidados, na sede da entidade. Na oportunidade, o dirigente confirmou o apoio ao evento do governo do Estado e da prefeitura de Corumbá.

Maior município pantaneiro, cujo bioma ocupa dois terços de seus 64 mil quilômetros quadros, Corumbá tem o segundo maior rebanho de bovinos do Brasil, com dois milhões de cabeças, se tornando o principal centro criatório utilizando ainda a forma extensiva. A qualidade da carne e sanitária dos animais torna os leilões da Feapan um atrativo para os produtores do planalto.

LEILÕES

A Feapan será aberta no dia 29 de outubro com um leilão especial de gado de corte, no Parque de Exposição Belmiro Maciel de Barros, e segue até o dia 1º de novembro, data em que o sindicato, como todos os anos, homenageia famílias de pioneiros do Pantanal. Nesta edição, haverá shows todas as noites, leilões, exposições, palestras, provas de laço e do cavalo pantaneiro e bailes.

Além do leilão de abertura da feira, estão previstos mais três: 300 touros da Fazenda Esperança e convidados, no dia 30; dois mil animais no tatersal da Fazenda Novo Horizonte, da Leiloboi, localizada na sub-região da Nhecolândia, no dia 31; e do cavalo pantaneiro, que reúne animais de linhagem de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, e também de tropas de serviços, no dia 1º de novembro.

SHOWS

A Feapan não se concentra apenas em negócios. O público terá uma programação especial de shows, com o grupo Eco do Pantanal abrindo a feira, no dia 29, com entrada franca. As duplas Breno Reis e Marco Viola e Alex e Ivan se apresentarão nos dias 30 e 1º de novembro, shows também gratuitos. Será cobrado ingresso apenas na atração nacional, Lucas Lucco, no dia 31 de outubro.

A Feapan tem o apoio do governo do Estado, prefeitura de Corumbá, Famasul, Sebrae, Banco do Brasil, Sicredi e outros parceiros privados. A solenidade de lançamento, no auditório do sindicato rural, contou com a presença de produtores e convidados. O pecuarista Pedro Lacerda, ex-presidente da entidade e hoje secretário municipal de Produção Rural, representou o prefeito Paulo Duarte.